domingo, junho 19, 2011

A ATUAL SITUAÇÃO DO RÁDIO IPUENSE

      
                     (radialistas ipuense em recente confraternização)
O Site Ipu Notícias realizou enquete sobre a audiência das rádios ipuenses. Na pesquisa foram citadas todas as rádios AM e FM, inclusive duas emissoras que não detém autorização oficial da ANATEL para funcionamento.
O resultado mostrou a Rádio Regional em primeiro lugar com 70% da preferência. Vejamos o ranking oficial do site:1º Lugar - Regional AM - 70,00% (1.2723 votos), 2º Lugar - Novo Tempo FM - 9,73% (1.769 votos),3º Lugar - Catedral FM - 7,87% (1.431 votos), 4º Lugar - Cidade FM - 6,26% (1.138 votos), 5º Lugar - Harmonia FM - 5,50% (999 votos) e em 6º e último lugar - Iracema AM - 0,64% (116 votos).
Esse resultado final merece as seguintes observações:
RADIO REGIONAL: é de fato a mais ouvida, mas não chega aos exorbitantes 70% da preferência dos rádios ligados durante toda a sua programação. O  Fatos em Debate no horário do almoço chega a ter o pico da audiência da emissora, pois detém um forte jornalismo político, social e policial. No restante da programação a rádio deixa muito a desejar, apesar do Programa do Marcos Aurélio ter bons piques de audiência pelas manhãs. O site da emissora, apesar de estar quase sempre desatualizado, alavanca a audiência pelo Brasil afora para aqueles que querem saber das notícias da Terrinha.
RÁDIO IRACEMA: Apesar de ter um nome forte e lembrado pelos grandes anunciantes que ainda a tem como referência publicitária na cidade, ficou parada no tempo. É uma rádio meramente musical e essa proposta para o Rádio AM é ultrapassada, pois disputar audiência musical em uma era de FMS e I-PODS não é muito interessante. A contratação de Júnior Ximenes foi boa, mas não foi o suficiente para dar uma guinada na programação.
FM NOVO TEMPO: A emissora tem um forte poder de alcance nas cidades vizinhas, mas uma programação indecisa. Tem o lado jovem e moderno da emissora  de De Assis e Cia. e o rústico com Charles Gomes. A rádio entra em cadeia constantemente com redes do sudeste e isso não é bom pois a deixa sem identidade. Falta um programa de abertura pelas manhãs entre 5:00 e 8:00Hs que puxe os ouvintes para o restante do dia. Outro fator é que a emissora falta estrutura e pessoal para coberturas externas.
FM CIDADE: Se encontra em um estado de estagnação. Depois que a emissora fechou seu departamento de jornalístico político e deixou de lado a parceria com a rede Somzoom Sat, a audiência caiu vertiginosamente. Apesar de ter o Programa do Paulo Barata a partir das 4:00Hs acordando a cidade com seu estilo peculiar, a FM educativa está sem potência devido o seu transmissor ultrapassado.
FM CATEDRAL: é uma emissora que tem uma proposta religiosa fazendo a alegria das carolas da cidade. Sem muitas pretensões comerciais a rádio tem potência limitada e ainda aguarda concessão final da Anatel.
FM HARMONIA: Discreta e com baixa penetração.Tem até uma proposta interessante, mas perde em audiência até para a Voz da Cidade
NO RÁDIO IPUENSE TEM DE TUDO
Apesar de alguns talentos e comunicadores de bom caráter, falta profissionalismo no setor radiofônico de Ipu. Falta material humano qualificado. São pouquíssimos aqueles que tem  o curso  de radialista e que são sindicalizados. Tem radialista que inicia o programa e depois vai para casa dormir ou para um outro emprego e depois volta para encerrar a sua “apresentação”. Tem comunicador que faz o programa intercalando músicas a idas aos bares da cidade para “tomar uma”. Sem esquecer daqueles faltosos que não cumprem seus horários divulgados nas grades de programação. Mas o pior estão naqueles que se vulgarizam e vedem comerciais de 5 reais.

12 comentários:

Anônimo disse...

Enquete fajuta. Dava pra votar infinitas vezes. Mas algumas avaliações do KT tem algum sentido. Outras, só pra mãe diná.

Anônimo disse...

Bom dia meu querido Kleber Teixeira, concordo com você em algumas narrativas do texto, principalmente na parte de locutores de 5 reais, e que realmente muitas emissoras precisam melhorar as suas grades. Quanto a Novo Tempo Fm 105.3, até o momento junto com o Diassis Pontes e CIA, eu, Messias Bezerra, venho buscando sempre dentro das nossas possibilidades meios para melhorar cada vez mais. No tocante a programação, relato ao amigo que a inserção de alguns programas simultâneos que na verdade não caracteriza rede,apesar de assim ser chamada, até o momento são necessários para suprir alguns horários na madrugada semanal e nos finais de semana, por que não existe material humano com capacidade ou pelo menos treinados para assumir um horário. E fora isso você é sabedor mais do que eu que fazer rádio aqui em Ipu é muito difícil. Locutores precisam ir atrás de fechar propostas comerciais fazendo com que dentro da própria emissora aja concorrência desleal, são apenas uns dos fatores que jamais contribuirá para se fazer uma boa emissora. Um abraço...Messias Bezerra - Pograma Love Night Fm Novo Tempo.

OBS: Também achei a enquete enganosa, realmente dava para se votar várias vezes. Faça você no seu blog uma, e use a própria enquete do blogger.com que só permite uma votação por IP.

Anônimo disse...

Essa enquete foi muito fajuta mesmo. Pois a melhor rádio atualmente no Ipu é a FM Novo tempo, e quanto a ela ter parceria com a Target é muito bom, porque a Target tem a programação voltada para público jovem, e com os programas seja do Diassis Pontes, Charles Gomes, Marcos Carvalho e Messias Bezerra, torna-se uma rádio diversificada, não sendo uma rádio que só propague mentiras de políticos, só esse assunto política já é um fator ruim para uma rádio, porque ela perde credibilidade. Portanto eu acho que a melhor rádio aqui de Ipu é a Novo Tempo FM, a programação está excelente. Tá na 105 é bom demais!!!!!!!

Anônimo disse...

ISSA ENQUETE É MENTIROSA DEMAIS. E OUTRA A FM CIDADE NÃO É COMUNITÁRIA, ELA UMA FM EDUCATIVA, É SÓ VOCÊ VER O DOÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. ESTA EXPOSTO NO STUDIO DA RÁDIO. FICA LOCALIZADO NA AV. CEL JOSÉ CARVALHO DE ARAGÃO - 1010 - ALTO DA BOA VISTA.

Luiz Ipuense disse...

Amigos, como uma enquete como essa é fajuta?? todas as Emissoras tiveram os nomes expostos, e podia-se votar em todas, mais preferiram de uma forma quase unânime a Regional que nada tem a ver com isso, a enquete não era da Regional, era de todas, o que se percebe é que a Iracema tá tão ruim que nem sua equipe vota nela, essa é a verdade.

Anônimo disse...

FOI-SE O TEMPO DA IMPARCIALIDADE DESTE BLOG.

Anônimo disse...

SO ESQUECERAM DE UM DETALHE,A DIRETORA DA NOVO TEMPO É A MÃE DO PREFEITO,O PROPRIETÁRIO É UM FUNCIONÁRIO TERCEIRIZADA DA PREFEITURA,AONDE ESTAR A FALTA DE POLITICA,DEIXEM DE DEMAGOGIA.

Anônimo disse...

porque não postou meu comentário? não falei mal de ninguém.

Anônimo disse...

MEU AMIGO CLEBER TEIXEIRA SE VC ENTENDESSE DE RÁDIO NA TAVA TRABALHANDO DE PROFESSOR. E SIM DE DIRETOR DE UMA RADIO GRANDE NO CEARÁ!!!!

Anônimo disse...

Sem dúvida alguma o nosso rádio Ipuense é um dos meios que a população de Ipu encontrar para se identificar,e se comparar-mos as rádios da nossa cidade com emissoras de tv,veremos que semelhanças podem ser notadas,veja só:A regional am parece muito com a REDE GLOBO,pois ambas tem um certo "QI" de qualidade,a as duas as vezes são mau interpretadas por conta da política,e se você prestar atenção a regional é mau vista por olhos exteriores como uma rádio puxa-saco que ás vezes manipula as noticias,principalmente às politicas,igualmente a tv globo com suas voltas que a reviram mas sempre dão a volta por cima;que é o caso da regional quem não lembra em 2004 da rádio sendo apedrejada e danificada,e tambem sempre investe bastante em novos conteúdos e faz grandes apostas,se a regional fosse uma tv seria igual a globo.A FM NOVO TEMPO parece um pouco com o SBT,sempre quer parecer com o povo,pois é uma das primeiras rádios de ipu a se dedicarem a quase 100% de sua programação,assim como o sbt não se preocupa intensamente com as criticas:"Quando começa a se apagar sempre dá um jeito",igual a novo tempo.A IRACEMA AM está igual a TV BANDEIRANTES: apagada e sem meios aparentes para se reergue,ambas já foram sinônimo decompetência e criatividade.A RÀDIO CIDADE FM é uma emissora quase extinta:Vocês já ouviram falar no apagão analógico que terá em 2016?Então,muitas emissoras irão sumir se não acompanharem a tecnologia,no caso da rádio cidade na ocasião em que seu transmissor se encontra ultrapassado,a rádio se mostra com característas da TV GAZETA,já teve força e de sobra,mas hoje respira com aparelhos......E a rádio catedral se analisarmos bem..é a cara da REDE VIDA,muitos gostam mesmo sem ter a tão popularidade que muitas e que se receberem um enpulrãozinho vão dar bons frutos.Mas você deve estar pensando,por que esse doido falande de TV quando o assunto é rádio?Gente por que radio como a tv tem a força e o nosso carinho,temos que agradecer pelo bom radio que nós temos,pois onde estiver,um ipuense vai dizer o nosso rádio é 10!!!!!!!!!!!1

Anônimo disse...

Cadê a Record?? Que está ganhado da globo em vários estados do nosso Brasil.!!!

Anônimo disse...

vendo esses comentarios aqui postados,pecebi claramente que alguns gostam mesmo de baixarias.quando naquela época o helio lopes falava uma coisa na regional e o aquiles ou junior ximenes respondia na radio Fm cidade.se pra ter audiencia a radio tem que fazer,cadê o respeito com o ouvinte???
hoje a radio cidade tem uma programação assim como as outras ,musica,informação e prestação de serviço.dando voz e vez para o ouvinte.sabemos nós que o hélio hoje comanda a audiencia em Ipu no harario porque seu programa é do stylo jornalistico e não tem nenhum outro concorrente a nivel.ou seja a audiencia da regional gira em torno do fatos em debates.temos o marcos aurélio que se identificava muito mesmo com a iracema.que aliás era quem tinha uma audienciazinha.resumindo...hoje em Ipu temos duas radios AMs E quatro FMs,sendo q a catedral uma minoria q ainda se volta para as orações ouvem.a harmnania discreta passa despecebida.temos Novo tempo com Diassis pontes e outros tambem bons locutores mas com um stylo muito pop.a Radio Cidade com uma programção mas popular apesar de equipamentos velhos e profissionais assim como o Nilson costa com seu talento assim como os outros locutores que com muito esforços conseguem agradar seus ounites.o radio no Ipu é isso.AM é AM .e FM é FM.NÃO DAR PRA COMPARAR.CADA UMA TEM SEU STYLO.e outra coisa sem baixarias é bem melhor