quinta-feira, junho 23, 2011

PREFEITURAS NA MIRA DA JUSTIÇA: "A CORRUPÇÃO NO CEARÁ ESTÁ GENERALIZADA"


Apenas uma fração das fraudes cometidas pela rede montada pelo empreiteiro Raimundo Morais Filho, o Moraisinho, foi revelada. O que se sabe foi suficiente para colocar atrás das grades dois prefeitos, um do PSC, outro do PT. De acordo com o Ministério Público, há dezenas de prefeituras envolvidas. Como o escândalo envolve obras que, em alguns casos, simplesmente não foram realizadas, o montante de dinheiro desviado chega perto de 100% em certas operações. Os investigadores dizem ser temerário falar em valores. Mas projeções apontam para esquema de dimensões gigantescas. Ainda assim, longe de ser exceção, esse é apenas um dos diversos grupos que atuam em moldes muito parecidos em municípios do Estado inteiro. A informação é do promotor Luiz Alcântara, que participa das investigações que levaram à decretação da prisão do prefeito e diversos outros agentes públicos do município de Senador Pompeu. Ele integra a Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), coordenada pelo procurador Benon Linhares Neto e que tem como assessores os promotores Eloilson Augusto da Silva Landim e o próprio Alcântara. É ele o autor da frase-título à coluna. “A corrupção no Ceará está generalizada. Outros grupos também agem e precisam ser debelados. Esse (de Moraisinho) já está perfeitamente identificado, já está desestruturado. Estamos agora trabalhando pela responsabilização de cada um dos gestores”, acrescenta Alcântara.
O MODUS OPERANDI DO ESQUEMA
As investigações da Procap indicam que as várias redes de corrupção atuam nas mais diversas frentes: da construção civil ao fornecimento de material de expediente ou material escolar. Em comum, a porta de entrada para as demais fraudes: manipulação das licitações, na qual atuam prefeituras e empresários em parceria. Por enquanto apenas o esquema de Moraisinho está desmontado. Mas Luiz Alcântara (foto) está confiante: “Outros grupos estão atuando e com certeza serão identificados e debelados”.
SEM VÍNCULOS PALACIANOS
O esquema de Moraisinho ganhou visibilidade, inclusive nas revistas de circulação nacional, durante a campanha eleitoral do ano passado. Veja e Época chegaram a informar que, por trás do esquema, estariam Ciro Gomes, quando ministro da Integração Nacional (2003-2006), o governador Cid Gomes e o deputado estadual Zezinho Albuquerque (todos do PSB). No entanto, o promotor Luiz Alcântara salientou ontem o que havia sido informado no ano passado: as investigações não apontaram tais conexões, nem indicaram o envolvimento desses políticos.
fonte: jornal O Povo

2 comentários:

Anônimo disse...

Kleber,

Gostaria de sugerir que você leia as mudanças recentes da nossa lingua portuguesa, pois você escreve muito bem, mas precisa se atualizar quanto a isso.

Exemplo de mudança: Ideia se escreve dessa forma.

Anônimo disse...

sobre a atual situação do cenário político de Ipu há uma incerteza de como será o desfecho entre os interesses dos velhos lobos políticos e os velhos gruppos que se satisfazem só pelo interesse de buscarem na fraqueza do atual prefeito a oportunidade de se satisfa\zerem de sua imcompetencia , mas, que o povo fique de olho em quem realmente tem um ideal de fazer algo de bom pelo Ipu e não se prender aos interesses de velhos grupos oportunista como: toinha, pica pau e jacaré, temos que buscar novos nomes desvinculados dessas "quadrilahas" que só pensam em se darem bem e os seus adeptos malucos em saciar a sede de poder!!! que tal uma terceira via?.