sábado, janeiro 18, 2014

CID SE REUNIU COM PRESIDENTE NACIONAL DO PT

O governador Cid Gomes cancelou uma audiência que teria na quinta-feira, em Brasília, com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, por motivo de saúde. Antes, ele também já havia decidido a não mais fazer a viagem de férias que estava programada para ser iniciada ontem. Cid não fez comentários sobre o encontro que teve com o presidente nacional do PT, Rui Falcão, no fim da tarde da última quinta-feira. A parte importante da conversa entre os dois foi reservada. Os acompanhantes de Falcão, inclusive o presidente estadual do PT cearense, tiveram que sair da sala.

Antes do encontro com Cid, Rui Falcão reuniu lideranças petistas cearenses. Nas entrevistas concedidas, o presidente nacional do PT disse da prioridade do seu partido em torno de aliança no Ceará, que é com o PROS, o partido do governador, tendo em vista a posição que ele adotou, rompendo com o PSB, de onde saiu com todos os seus liderados, ingressando no PROS, para ficar ao lado da reeleição da presidente Dilma Rousseff.

Falcão, nas eleições de 2012, em mais de uma oportunidade esteve com o governador Cid Gomes tratando sobre a aliança, na época do PSB com o PT, para apoiar a candidatura de Elmano de Freitas, indicado pela então prefeita Luizianne Lins. As conversas não lograram êxito e se deu o rompimento de parte do PT com Cid.

O grupo da Luizianne, hoje, detentora do diretório municipal de Fortaleza, defende que o PT tenha candidato a governador do Estado, para disputar com o nome a ser indicado por Cid. Ela é minoria, pois o diretório estadual, controlado pelo deputado federal José Guimarães dá as cartas no partido, em relação à disputa estadual e defende aliança com Cid.

Os petistas que conversaram com o presidente nacional do partido após o encontro com o governador, evitaram falar sobre o relato feito da conversa reservada de Falcão com o governador. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Vejam o que Ilimar Franco, na sua coluna do Jornal O Globo (Panorama Político), escreveu: "ACERTARAM OS PONTEIROS. O governador Cid Gomes e o presidente do PT, Rui Falcão, entenderam-se. Eles serão aliados na eleição do Ceará. Os petistas locais concordaram que cabe ao Cid escalar o candidato à sua sucessão. O PT quer a vaga do Senado, mas isto implica em detonar Inácio Arruda, do fiel PCdoB. Cid ficou de convencer o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, a tirar seu time de campo". São quatro agremiações envolvidas, duas reunem-se, tomam decisões e as outras, irão obedecer? Espero que não, desejo fortes emoções. Quero brigas, rompimentos e etcéteras e tal...