segunda-feira, janeiro 06, 2014

EUNÍCIO OLIVEIRA: VOO DE GALINHA OU RASANTE DE ÁGUIA ?

O Senador Eunício Oliveira (PMDB) já há muito tempo sabe que o PROS de Cid Gomes terá candidato próprio ao governo do Estado. Mas, sem meio termo, o parlamentar age e fala como candidato. Sua desenvoltura nos bastidores da política chegam a constranger aliados locais. Nota-se com muita clareza que toda a equipe de assessores e membros de seu grupo político, que se espalham pelos mais diversos graus institucionais, estão levando a cabo a tarefa de fazer do chefe candidato ao Governo. O poderoso  e temível PMDB em Brasília coloca sua candidatura ao Palácio da Abolição como uma das prioridades partidárias para 2014.

O senador mantém bem azeitada uma profissional máquina de propaganda. Seus “flagrantes” (as imagens) são cuidadosamente produzidos e distribuídos para as redações. Não faltam blogueiros e programas de rádio (alô Donizete Arruda!!! a lhe tecer loas. 

Eunício Oliveira tem no tempo um estimulante a pressionar por sua candidatura. Estará perto dos 63 anos quando o próximo governador estiver tomando posse. Considerando que o sucessor de Cid Gomes terá boas chances de permanecer oito anos no poder, o senador já terá 71 anos ao fim desse período, em 2022.

Eunício, portanto, tem dois caminhos a seguir:

Cenário 01: Mostrar que fez apenas um voo de galinha e se metamorfoseou em um lobo voraz. Barganhar a presidência do Senado, alguns cargos de indicação política como a indicação do Vice- Governador e apoiar Cid Gomes afirmando que tudo isso é "em nome de um projeto para o Brasil e para o Ceará que já está em curso".  Nesse cenário, apenas o ostracismo e a mesmice lhe caberiam como predicados históricos.

Cenário 02: Incorporar o PMDB de Tancredo Neves e de Ulisses Guimarães, vestir as calças que Paes de Andrade utilizou nos anos 80 e sair candidato ao governo, independente do apoio dos Ferreira Gomes e ampliando o debate político cearense na sucessão governamental. Caso derrotado, mesmo assim, Eunício mostraria que não se dobra aos caprichos dos aliados e se tornaria uma potência para 2018.
Texto: KLEBER TEIXEIRA (também informações de Fabio de Campos)

Nenhum comentário: