domingo, julho 15, 2012

60% DA COCAÍNA DA BOLÍVIA VEM PARA O BRASIL

                      Cocaína apreendida no Porto de Suape, em Pernambuco
                             Foto: Cocaína boliviana apreendida em Porto Suape-PE pela PF
O Brasil deve assumir uma responsabilidade maior na luta antidrogas na Bolívia, já que 60% da cocaína boliviana termina em território brasileiro, afirmou neste domingo o encarregado de negócios dos Estados Unidos em La Paz, ohn Creamer. Os 40% restantes são traficados para a Argentina (20%) e Chile (20%).
"Sob o princípio de responsabilidade compartilhada, cabe ao Brasil assumir maior participação porque é o principal mercado para a cocaína boliviana", afirmou Creamer, funcionário americano de maios alto escalão diplomático em La Paz. Ele acrescentou que, para os Estados Unidos, "a droga que sai da Bolívia não é um problema, já que menos de 1% das apreensões feitas em meu país são de procedência boliviana. E 95% continuam sendo cocaína proveniente da Colômbia".
Dos 60% da cocaína da Bolívia que chega ao Brasil, cerca da metade permanece no país e o restante termina na Europa. A Bolívia é o terceiro produtor mundial de cocaína, depois de Peru e Colômbia, segundo a ONU. A produção boliviana da drogra é estimada em 115 toneladas por ano, enquanto o governo americano consegue apreender cerca de 29 toneladas, das quais entre 40% e 50% são de procedência peruana.
A principal ajuda antidrogas para a Bolívia vinha dos Estados Unidos, embora tenha diminuído gradualmente, dos 32 milhões de dólares em 2006 aos 10 milhões de dólares neste ano. 
Fonte: agência France-Presse

Nenhum comentário: