terça-feira, julho 24, 2012

REPÚDIO: DOCENTES DO PATRONATO CONTESTAM TÍTULOS DE MATÉRIA SOBRE A INSTITUIÇÃO


A matéria postada no site da AFAI (Associação dos Filhos e Amigos de Ipu) assinada por Ricardo Aragão e intitulada “Será o fim do Colégio das Irmãs”, causou um mal estar no corpo docente do Patronato Sousa Carvalho devido a sua repercussão negativa junto a sua comunidade estudantil, ecoando também nas redes sociais.

A mesma matéria foi também postada de forma terrorista no site (netcina) do ex-motorista da Prefeitura de Ipu, Luiz Fernando Lopes, com o título: "O Patronato está fechando as suas portas". Lopes, blogueiro profissional e estudante de medicina em suas horas vagas na Bolívia, de forma irresponsável e sensacionalista deu uma conotação também negativa a matéria.

O teor da postagem escrita por Ricardo, o qual é ex-aluno da instituição e perfeitamente compreensível a sua preocupação com o futuro da mesma, tem um caráter esclarecedor da atual situação do Patronato, embora a mesma devesse dar ênfase de forma sensata à solução que está em curso e não ao problema.

Os professores do Patronato, dos quais aqui tenho a honra de me incluir, estão imbuídos em dar continuidade a história da instituição que faz parte da vida educacional de Ipu. Através de uma Associação e de Assembleias composta pelos educadores da instituição, um novo núcleo está em formação. Essa nova Diretoria  terá a incumbência de fazer a transição da administração das irmãs vicentinas para uma nova gestão, buscando também manter o padrão de ensino com inovações que atendam as demandas de aprendizagem e sociabilidade da nossa clientela.

Nós, Professores do Patronato, afirmamos de forma altiva a toda sociedade ipuense e região que estaremos firmes e fortes em 2013, bem como repudiamos a maneira como a transição administrativa já referendada pelo Padre Nonato Timbó, vem sendo tematizada pelos sites daqueles que se dizem filhos ou amigos do Ipu.

5 comentários:

Ricardo Aragão disse...

Caro Kleber,

Boa tarde!

Há alguma mentira no que escrevi? Lembrando ao amigo que antes de fazer o devido registro, busquei informações com o representante da proprietária do prédio (Padre Raimundo Nonato), com o Fábio Costa (professor do Patronato) e com a coordenadora Francisca. E o que está escrito na matéria é justamente o que me foi passado por essas três pessoas.

Se será o fim do "colégio das irmãs" (forma como tratávamos na infância e adolescência) não necessariamente deverá ser o fim da instituição de ensino. Não acha? Afinal, outra entidade porderá adotá-la ou até mesmo essa futura associação. O que, particularmente, acho uma excelente iniciativa!

Quanto à conotação que você deu ao texto (terrorismo), percebo nada mais que uma matéria jornalística (embora amadora) com uma PERGUNTA como título. Cada um vê o que quer em um texto, dependendo da forma como o lê e de como está o seu estado de espírito. O meu está em paz tanto que escrevi a matéria com as melhores das intenções.

Percebo, então, que você “viu" apenas o pior, o terror. Deixando talvez de observar o verdadeiro sentido no contexto da matéria. Na qual consta, inclusive, notícia da formação de um grupo com a finalidade de criar uma associação para gerir o colégio.

Sinceramente, não vejo razão pra sua indignação (exceto se por questão de marketing) e muito menos pro seu repúdio. Afinal, são fatos escritos a partir das afirmações de três pessoas da mais alta responsabilidade e ligadas diretamente ao Patronato: o pároco (representante legal da Paróquia, proprietária do prédio), um professor e uma coordenadora da entidade, aos quais manifestei minha intenção de fazer referida publicação. Afinal o Patronato é de interesse de muitos ipuenses.

Ademais, dileto amigo Kleber, se percebeu no final do texto, manifesto intenção de contribuir com o que for necessário e possível, mesmo que modestamente, para o que for melhor para o Patronato (pelo visto, você percebeu exatamente o contrário). Tá lá no finalzinho. Releia (se é que leu tudo)! Isto, inclusive, eu disse pro Fábio e pra Francisca por telefone e ratifico: contem comigo!

Portanto, não vejo razão pra sua ira, exceto se esta tiver sido motivada pelo compartilhamento da matéria feita pelo Fernando Lopes no seu blog (considerando os sintomas de beligerância entre vocês, perceptível em suas recíprocas postagens nos respectivos blogs).

Procure não misturar as coisas, amigo Kleber. O que publiquei no site da Afai está lá, claramente uma MATÉRIA INFORMATIVA. Qualquer um pode ler. Não confunda com nenhuma das baixarias, motivadas por questões eleitoreiras (politiquices) que tanto vemos em blogs de nossa cidade. Avalie suas considerações, a meu ver, precipitadas e inoportunas, quando tenta desfocar o real objetivo de meu texto.

Isto posto, de minha parte, REPUDIO O SEU REPÚDIO, meu caro.

Agradeço o espaço, deixando o meu sincero abraço pra você, juntamente com votos de paz em seu coração. Todos precisamos dela!

Desarme-se, Kleber! E procure não misturar os fatos.

Seu amigo,
Ricardo Aragão

Em tempo: qualquer dúvida, me ligue. O número é o mesmo.

Anônimo disse...

nao acredito na continuidade do patronato sem as irmas de caridade, o ideal seria a paroquia de ipu doar o patronato para A educacao vicentina, ja que elas vem administrando desde a sua inauguracao, sera que essa associacao ira dar continuidade sem ser beneficiada?, a pouco tempo vivenciamos o episodio do colegio ipuense e mons. moraes, no momento o caso maternidade. A igreja ja tem demais, acho nao, tenho certeza que as irmas estao saindo porque o predio nao pertence a elas, sao 60 anos que elas vem administrando o patronato e irao sair com as maos abanando, onde esta a igreja que nao se sensibiliza com tal situacao? quem vendeu aquele terreno que fica por traz do patronato e tinha se fundo limitando com o hospital regional?uma fazenda que era do patronato e hoje nao existe mais?serà que a familia carvalho ainda ira ajudar o patronato sem a administracao da irmas?o patronato e um patrimonio do povo ipuense , porque tudo aqui e da igreja? sou catolico mas tenho minhas restricoes quanto a igreja.

Augusto Pontes disse...

Amigo RICARDO ARAGÃO,

Pelo que entendi no texto do KLEBER, ele separou o joio do trigo. Diferenciou muito bem o aspecto terrorista, rasteiro, de um tipo antiquado e lamentável de partidarismo político ainda praticado em IPU, forma contumaz do Blog Netcina, movido por interesses nitidamente partidários; e o seu comentário na AFAI, onde o próprio KLEBER reconhece o seu espírito genuíno de interesse voltado exclusivamente para a causa da preservação do colégio Patronato; ainda que tenha ele(KT) pontuado que a direção do seu foco, Ricardo, foi dirigido mais ao problema do que aos esforços de solução! Questão de interpretação subjetiva!

É o que penso!

Paz e Bem, meu amigo!

Guto Pontes

Anônimo disse...

Gostaria de aconselhar os professores da instituição, eis que segundo a matéria do site www.ipu-ce.com, estariam pretendendo fundar uma Associação para continuar a administração da escola, que fundassem uma Cooperativa de Trabalho, nos moldes da novel Lei 12.690, de 19/07/2012, mais adequada à finalidade pretendida pelos profissionais da educação.

É apenas uma sugestão...

Paulo Germano

Anônimo disse...

As irmãs vão sair pq a superiora quer, dando a dispista que elas são velhinhas e q tem poucas irmãs e que é uma decisão irrevogável q mesmo q o padre desse o prédio pra elas não iriam querer pq elas fecharam um em Fortaleza q o prédio era delas e elas fecheram por falta de irmãs. Então isso é uma coisa decidida delas e não do padre nem de nenhum funcionário do Patronato.
Para salvar a instituição e não deixar ela fechar os professores num ato de bravura e com a cara e a coragem resolveram formar essa associação sem fins lucrativos mas sim com a intenção de não deixar o Patronato fechar, pelo o amor q nos temos a casa,aos pais e principalmente aos alunos e por tantos anos de dedicação aquela casa querida. Ass. uma fncionária