segunda-feira, julho 23, 2012

QUESTÃO JUDICIAL: HOSPITAL DO POVÃO PODE SER DO MUNICÍPIO


OBSERVEM MATÉRIA DO SITE IPUNOTÍCIAS, O QUAL DE  FORMA DIDÁTICA EXPLICA A SOCIEDADE IPUENSE O PORQUÊ DA PREFEITURA TENTAR ADQUIRIR O HOSPITAL DO DR. THOMAZ PARA O MUNICÍPIO.
_______________________________________________________________

Uma notícia vem dando o que falar na blogosfera Ipuense, o Hospital e Maternidade Dr. Francisco Araújo apelidado de "Hospital do Povão" estaria sendo alvo de uma disputa na Justiça entre o atual proprietário, o médico Dr. Thomaz de Araújo Corrêa e a Prefeitura Municipal de Ipu.

O IN teve acesso a documentos e conversou com o prefeito de Ipu, Sávio Pontes, que explica, com exclusividade, os motivos que levaram o poder público, a entrar na Justiça para tomar posse do Hospital e dos equipamentos hospitalares, que segundo ele, foram todos adquiridos com recursos públicos, dinheiro da União. De acordo com Sávio, a sua intenção é abrir novamente o hospital  para que o mesmo volte a funcionar atendendo a população carente do município.

De acordo com ele, o prédio foi inaugurado em meados dos anos 60, com ajuda do vigário, na Época Monsenhor Francisco Ferreira de Moraes, segundo o prefeito com o auxílio do maior benfeitor a família Sousa Carvalho e a Comunidade Cristã, e que somente de uns tempos para cá é que o prédio passou a ter escritura como mostra o documento nas imagens abaixo.

A Maternidade que era mantida pela Sociedade de Proteção à Maternidade e à Infância de Ipu e há anos coordenada pela Família Corrêa, passou a ser de propriedade do médico patriarca da família Corrêa no ano passado. De acordo com o prefeito municipal, o primeiro Estatuto da Sociedade dita que em caso de dissolução da instituição os bens remanescentes, seriam destinados ao Patronato Sousa Carvalho, sediado em Ipu-CE, cujas finalidades também dizem respeito ao amparo da criança e de carentes. No anos 2003 e 2005 alguns aditivos foram encorporados no Estatuto, porém mantendo a decisão primária no caso de dissolução. 

Ainda no ano de 2005, um novo documento é feito e algo novo é acrescido no Estatuto no Artigo 31 do aditivo passa a vigorar a seguinte decisão: "No caso de dissolução ou extinção o eventual patrimônio remanescentes será destinado a uma entidade congênere, devidamente registrada no CNAS, ou, a uma instituição pública de fins idênticos ou semelhantes, de ordem Municipal, Estadual ou Federal, conforme decisão da Assembleia Geral", como mostra o documento abaixo.

Pontes mostra ainda que em Maio de 2010 uma nova Assembleia Geral é  feita, onde é informado a destituição da atual diretoria e convocação de uma nova. Como mostra o documento abaixo a antiga diretora tinha como presidente o filho médico Dr. Edgard Corrêa Neto.

Agora vem  o que segundo o prefeito municipal considera um absurdo, de mãos da documentação da Ata de uma Assembleia Geral o chefe do executivo diz que no documento, os sócios por unanimidade teriam decidido em votação, após explicação do médico Dr. Luiz de Gonzaga Timbó Corrêa de que a entidade não teria condições financeiras de se manter e pagar dívidas empregatícias e de fornecedores, decidindo realizar a alienação do imóvel, os bens que guarnecem a sede na Maternidade e o Hospital, a casa e os terrenos contíguos ao Hospital, aos sócios Thomaz de Araújo Corrêa e Luiz de Gonzaga Timbó Corrêa, pai e filho, que passariam a condição de proprietários dos ditos imóveis e móveis, em idênticas frações.

O Juiz está avaliando todo o processo e em breve terá um veredito sobre quem ficará com imóvel e móveis, se é a Prefeitura Municipal de Ipu ou os médicos Dr. Thomaz e seu filho Dr. Luiz de Gonzaga Timbó Corrêa, atual vice-prefeito do município e candidato a prefeito que briga na justiça com o atual prefeito por uma candidatura única pelo partido PMDB.

O médico Dr. Thomaz foi procurado para comentar a matéria, porém não foi encontrado pela nossa equipe.

Fonte :Ipunotícias
LEIAM OS DOCUMENTOS NO SITE www.ipunotícias.com 
___________________________________________________________________________________
O BLOG DO KT JÁ HAVIA DESTACADO EM MATÉRIA ESSA SITUAÇÃO
 - CLICK NA IMAGEM ABAIXO E LEIA A MATÉRIA

Um comentário:

Anônimo disse...

O médico declarou este bem à Justiça Eleitoral? Não lembro de ter visto...