quinta-feira, setembro 04, 2014

IBOPE TAMBÉM APONTA CRESCIMENTO DE CAMILO SANTANA

Segundo o relatório do Ibope para a Televisão Verdes Mares, contratante da segunda pesquisa (a primeira foi em julho) sobre a sucessão estadual, após a escolha dos candidatos, nas convenções de junho passado, Eunício Oliveira (PMDB) continua na liderança da disputa pelo Governo do Estado, embora tenha reduzido consideravelmente a diferença que o separava de Camilo Santana (PT) que registrou um crescimento "em quase todos os segmentos", deixando a distância que os separava em apenas 8 pontos percentuais.

A pesquisa também foi feita em relação à disputa pela vaga de senador da República e para presidente da República (leia matéria da página 10). Tasso Jereissati (PSDB) com 55% das intenções de votos, se a eleição fosse hoje venceria o seu principal concorrente Mauro Filho (PROS) que tem 21% das preferências do eleitorado. Já a presidente Dilma Rousseff (PT) tem a preferência de 56% do eleitorado cearense contra 25% de Marina Silva (PSB).

A pesquisa foi realizada entre os dias 31 de agosto a 2 de setembro. Foram entrevistados um total de 1.204 eleitores e a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará sob o nº CE-00020/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº BR-00512/2014.

No relatório de apresentação das tabelas ao lado, diz o relatório do Ibope que "Eunício (PMDB) se mantém na liderança pelo Governo do Estado com 42% das intenções de voto, tendo oscilado 2 pontos percentuais (PP) para menos desde a última pesquisa. Logo em seguida aparece Camilo, do PT, com 34% das menções, o que corresponde a um crescimento de 20 p.P. Após o início da propaganda eleitoral obrigatória no rádio e na TV. Os candidatos Eliane Novais (PSB) e Ailton Lopes (PSOL) têm, respectivamente, 4% e 2% das intenções de voto. Cai a proporção de intenções de voto em branco ou nulo (de15% para 8%) e de indecisos (de18% para 10%). Neste momento, a proporção de intenções de voto em Eunício é muito próximo à soma das menções dos demais candidatos, portanto, não é possível afirmar a realização ou não de segundo turno se a eleição fosse hoje", registra.

Destaque
Prossegue o relatório da pesquisa: "O crescimento de intenções de votos de Camilo ocorre em quase todos os segmentos, no entanto é mais significativo entre as mulheres (de12% para 35%), entre os mais jovens - no grupo de 15 a 24 anos vai de 13% para 38% e no grupo de 25 a 34 anos vai de 13% para 37% - e entre os que cursaram até o ensino médio (de 12% para 37%). Já entre os eleitores potenciais de Eunício, destaca-se a queda de intenções de voto entre os que possuem 55 anos de idade ou mais: de 36% para 31% das menções. Ambos (Eunício e Camilo) atingem seus maiores índices entre o eleitorado de 16 a 24 anos, onde o petista tem 38% das respostas e o peemedebista 47%", anota.

Na pergunta espontânea, quando os entrevistados não têm acesso ao disco com os nomes dos candidatos, mais da metade dos eleitores cearenses (56%) não sabe dizer em quem votaria para o cargo de governador, sendo que na última rodada esta proporção era de praticamente três em cada quatro (76%). Eunício e Camilo apresentam 19% e 16% das intenções de voto, respectivamente, crescimento de 12 p.P. Para cada um em relação à primeira pesquisa em 23 de julho passado.

Quanto à rejeição, o candidato Camilo Santana, mesmo com 4% a menos em relação à pesquisa anterior, tem agora 20%, contra 15% de Eunício Oliveira. Ailton Lopes e Eliane Novais são os mais rejeitados.
Fonte: DN

Um comentário:

Anônimo disse...

veja esta postagem prof: KT
Eunício X Camilo – Onde os dois estão mais fortes?
4 de setembro de 2014 às 10:12Ceará
Da Coluna Política de Éric Firmo, no O POVO desta quinta-feira, eis dois tópicos interessantes sobre Camilo Santana e Eunício Oliveira, respectivamente candidatos a governador pelo PMDB e pelo PT. Confira:

camilo-santana

O número mais favorável para Camilo Santana na pesquisa O POVO/Datafolha nem é o crescimento de 12 pontos percentuais na pesquisa estimulada. É, na verdade, o avanço de 11 pontos na pesquisa espontânea. Primeiro, porque significa muito mais, proporcionalmente. O petista passou de 7% para 18%. Além disso, ele já está tecnicamente empatado com Eunício Oliveira, que tem 19%.

Outro número extremamente favorável é outro empate técnico, em Fortaleza e Região Metropolitana: 33% de Eunício contra 32% de Camilo.

Porém, como a coluna destacou ontem, o crescimento inicial de Camilo era previsível e natural, embora não fosse possível estimar quanto. Esse avanço era o mais esperado e, também, o mais fácil. O futuro é a interrogação.

foto eunicio 140510 irmão domingos

A pesquisa Datafolha, porém, traz alguns números positivos para Eunício. Primeiro, a estabilidade de sua rejeição, que é ainda a menor, apesar de sua queda nas intenções de voto e do avanço de seu adversário. Outra boa notícia é a vitória num eventual segundo turno. Mas, principalmente, sua resistência, ou resiliência – capacidade de suportar as adversidades. Desde a pré-campanha, o peemedebista tem sempre se mantido acima do patamar de 40% das intenções de voto. O índice é muito significativo. Suas intenções de voto apresentam, até aqui, incrível índice de consolidação.