quarta-feira, dezembro 02, 2015

RENATO ROSENO ACUSA GOVERNO DE PRIORIZAR PUBLICIDADE EM VEZ DE UNIVERSIDADES ESTADUAIS

O deputado Renanto Rosendo (Psol), questionou, nesta terça-feira (1º), a gestão dois recursos estaduais do governador Camilo Santana (PT). “O orçamento do Estado para as três universidades estaduais é de R$ 32 milhões para 2016, enquanto estão previstas despesas de R$ 45 milhões com publicidade”.
O deputado acusou ainda o governador de desrespeitar as promessas de convocação professores concursados aprovados e promover ascensões funcionais. “160 processos estão congelados na mesa do governador. Os professores terão de recorrer à Justiça para terem as ascensões asseguradas”.
Rosendo lemboru ainda que a gestão Cid Gomes defendia que o Estado era muito pobre para investir em universidades estaduais. Recentemente, o deputado Roberto Mesquita (PV) questionou os gastos “supérfluos” do governo anterior na Casa e o superavit do governo registrado em 2014.
O parlamentar considerou que a educação superior é também condição imprescindível no combate à pobreza. De acordo com Renato Roseno, 70% dos professores da rede estadual de ensino são formados nas universidades estaduais. “Saiba que o seu filho estuda em uma escola pública porque um ex-aluno de universidades estaduais é seu professor”, observou.

Promessas
Renato Roseno recordou que, em janeiro passado, Camilo firmou compromisso para realizar concurso emergencial, porque há mais de 700 vagas de professores em aberto. “Cursos inteiros estão na iminência de parar por falta de professores. Há também 21 professores aprovados em 2012 que não foram chamados”.

Falta de diálogo
O deputado Danniel Oliveira (PMDB) endossou o posicionamento do colega e destacou a situação da Universidade do Cariri. “É a segunda vez que professores entram em greve este ano por falta de diálogo honesto com o Governo do Estado”.
Fonte Cearanews7.com

Nenhum comentário: