sexta-feira, abril 30, 2021

A SECRETARIA DOS MILHÕES QUE COMEMORA O DIA DA EDUCAÇÃO, MAS QUE NÃO VALORIZA SEUS PROFESSORES

Na última quarta, 28, a gestão da Família Rufino comemorou o Dia da Educação de maneira simplória com distribuição de kits escolares para os alunos. Não houve nenhum gesto efetivo de reconhecimento aos Professores da rede pública municipal de Ipu, o quais vivem o acaso de uma gestão que ainda se ancora em um já repetitivo discurso de que respeita o educador por que paga o seu salário sem atraso.

Sérgio Rufino (PCdoB), o prefeito de fato da cidade e que tem uma irmã e uma sobrinha no comando da abastarda Secretaria de Educação, ignora demandas importantes como um aumento real de salário através de algum tipo de bonificação. A Lei Federal (173/2020) que proíbe reajustes dos salários de servidores públicos, não impede os bem intencionados gestores de bonificarem seus funcionários e até fazerem reposições salariais. Outras históricas reivindicações dos concursados de Ipu como a Progressão Salarial (aprovada em 2009) e fim do pagamento do piso nacional usando como referência o já extinto curso pedagógico normal, os Rufinos continuam a ignorar em seu nono ano de comando sobre o município. 

A classe dos professores também é culpada em sua maior parte com sua acomodação e apatia política. Seus representantes no Legislativo são submissos ao prefeito que os doma com os cargos na educação. Os que ocupam cargos de direção e de coordenação baixam a cabeça para as suas já defasadas gratificações. Sem mobilização e com medo de perderem cargos de comando ou vagas em escolas próximas as suas residências, muitos desses educadores que são concursados desde 1998, também deverão se aposentar nos próximos anos sem o direito da inclusão das horas pedagógicas em seus salários. Até o Conselho do FUNDEB que deveria dar transparência ao dinheiro dos salários, a maioria não fiscaliza.  
 
MILHÕES EM CAIXA
Em 2020, afora repasses do FNDE para a merenda escolar e outras dotações, a Secretaria de Educação de Ipu recebeu mais de 32 milhões de reais do FUNDEB. Lembramos que no ano passado com a Pandemia e a suspensão das aulas presenciais, os gastos operacionais do sistema de ensino municipal caíram drasticamente. Mesmo assim, ao longo do ano e em meio as dificuldades de montagem de estruturas técnicas para a transmissão das suas aulas remotas, os profissionais da educação ficaram sem nenhum tipo de ajuda salarial. 
Chegamos no 2021 e a gestão do "prefeito" Robério Rufino (PCdoB) segue em aulas remotas e com custos reduzidos, mas com um pomposo orçamento que prevê movimentar 38 milhões de reais. 
Para quem acha que a educação do Ipu é modelo de valorização dos profissionais da educação e de transparência, precisa em muito rever seus conceitos.  

Nenhum comentário: