segunda-feira, abril 12, 2021

SISU ENCERRA QUARTA (14): NOTA DE CORTE DA MEDICINA (UFC-SOBRAL) ESTÁ EM 805

As notas de corte do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2021 continuaram a ser divulgadas hoje, domingo, 11 de abril (11/04). A atualização das pontuações mínimas é feita durante a madrugada. Na Universidade Federal do Ceará (UFC) são 6.268 oportunidades de ingresso, divididos em 110 cursos de graduação nos campi de Crateús, Fortaleza, Quixadá, Russas e Sobral.

As inscrições abriram na terça-feira, 6 de abril (06/04), à meia-noite (horário de Brasília). Elas poderão ser feitas até as 23 horas e 59 minutos do dia 14 de abril,após serem prorrogadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Veja abaixo as notas de corte parciais neste quarto dia de inscrições dos cursos da UFC mais e menos concorridos em 2020. As notas exibidas são na modalidade Ampla Concorrência.

A pontuação usada para comparação entre os candidatos são as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, que foram divulgadas no dia 29 de março (29/03). As vagas disponíveis no Sisu 2021 podem ser consultadas desde o começo de março.

Com informações de O Povo

Blog do KT COMENTA: Normalmente, considerando os últimos anos, a nota de corte de Medicina cai sempre alguns dígitos ao final. Mas, desta feita, a nota de corte está surpreendentemente muito alta com o record de 805 pontos. Ma edição passada (2019), a nota ficou na ampla concorrência (escolas particulares) em 786.

Apesar do Ensino Remoto em quase todo o ano de 2020, as pontuações dos cursos mais concorridos tem aumentado de maneira significativa em quase todo o país. As médias nacionais das áreas, excetuando Matemática e suas Tecnologias, também aumentaram, segundo os dados divulgados dia 23/03 pelo INEP/MEC. 

Quais as razões para essa angular melhora? O Ensino Remoto é mais produtivo para uma parte dos alunos? A abstenção da prova em meio a Pandemia fez uma espécie de "seleção natural" dos alunos (rede pública e privada) realmente comprometidos? 

Em breve o Blog estará analisando essa nova realidade apresentada.  

Nenhum comentário: