quarta-feira, abril 14, 2021

ATENÇÃO IPU! - IDOSOS NÃO ENTRAM NA 1ª ETAPA DA VACINAÇÃO CONTRA AGRIPE H1N1

* IDOSOS NÃO entram nessa  etapa! 
* VACINAÇÃO acontece na UBS do seu bairro ou comunidade. 

Posso tomar junto com a vacina contra o novo coronavírus? 

Não. Como não existem estudos da aplicação conjunta das duas vacinas, a recomendação do Ministério da Saúde é que exista um intervalo de 14 dias entre a aplicação dos dois imunizantes. "Não há nada dizendo que existe perigo, mas, na ausência de estudos, o mais recomendado é que se respeite esse intervalo entre vacinas", explica Isabella Ballalai, vice-presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações). Segundo ela, a recomendação é que, se existe uma chance de tomar a vacina contra o novo coronavírus em breve, ela seja priorizada. 

Por que é importante tomar a vacina? 
Para começar, a vacina da gripe é importante para evitar que você se contamine com outro vírus potencialmente perigoso para a saúde. "Isso vai evitar que duas epidemias aconteçam juntas e ainda facilitar o diagnóstico de quem desenvolver a covid-19, que possui sintomas semelhantes aos da gripe", afirma Raquel Muarrek, infectologista da Rede D'Or. O influenza ainda é conhecido por provocar complicações respiratórias graves em pacientes imunodeprimidos, idosos e pessoas com outras doenças —público bastante vulnerável também ao novo coronavírus. Além disso, estar imunizado também reduz os casos gripais em que há a necessidade de cuidados.

FIQUE POR DENTRO

Os s sintomas mais sérios da Gripe A, causada pelo vírus H1N1, foram apresentados por pessoas mais idosas e por gestantes. O motivo aparente é a menor imunidade desses grupos contra esse vírus. Para aumentar a imunidade populacional relativa ao vírus da gripe A, o governo brasileiro distribuiu vacinas para os grupos mais suscetíveis.

A vacina contra o H1N1, assim como qualquer outra vacina contra agentes causadores de doenças infecto-contagiosas aumenta a imunidade das pessoas porque estimula a produção de anticorpos contra o agente causador da doença.

As vacinas são responsáveis pela geração de células de memórias, pois possuem antígenos ou até mesmo organismos amenizados, com isso, contatos futuros contra esses organismos são rapidamente contidos. As vacinas tem caráter preventivo.

Nenhum comentário: