quarta-feira, abril 07, 2021

ESTUDO APONTA QUE CORONAVAC É EFETIVA CONTRA VARIANTE DE MANAUS (P1)

Segundo matéria desta quarta (07) na Folha de São Paulo, a vacina CoronaVac se mostrou 50% efetiva em prevenir adoecimento por Covid-19 após 14 dias da primeira dose, na análise interina de efetividade em trabalhadores de saúde em Manaus. O estudo, do grupo Vebra Covid-19, é o primeiro que avalia o impacto do imunizante em locais onde a variante P1, conhecida como variante brasileira ou de Manaus, é predominante.

Os dados relativos à efetividade depois de 14 dias da segunda dose ainda estão sendo testados.

O estudo envolveu 67.718 trabalhadores da saúde que moram e trabalham em Manaus. "Os resultados são encorajadores", diz o cientista Julio Croda que coordenou o Estudo. 

O vebra Covid-19 é integrado por pesquisadores de instituições nacionais e internacionais e por servidores das secretarias estaduais e municipais do Amazonas e de São Paulo. Ele tem o apoio financeiro da Opas (Organização Panamericana de Saúde). 

Blog do KT Comenta: O estudo é uma boa notícia pois a variante P1 vinda de Manaus está fazendo estragos em quase todo o Brasil, inclusive no Ceará. Por dedução, após a conclusão dos estudos sobre a segunda dose, esse índice de proteção contra casos graves subirá para mais de 50%. 

Mas fica o alerta: precisamos vacinar mais pessoas para impedir que novas variantes surjam. Cobremos então dos nossos governantes. 

Mais de 90% das vacinas aplicadas no país são da chinesa CoronaVac via Butantan. 

Nenhum comentário: