segunda-feira, abril 05, 2021

EDITORIAL - SOBRE PRESSÃO, CAMILO TENTA DESPISTAR SITUAÇÃO CRÔNICA DO CEARÁ

Ontem, 04 (domingo), o Governador Camilo Santana prorrogou até o dia 12 no Ceará o "Lockdow". Por mais que houvesse uma esperança e apreensão por parte de uma parcela da sociedade, sobretudo dos comerciantes, sabe-se que os óbitos continuam altos, as internações deixando os hospitais lotados e a oferta d UT.I.s - apesar da ampliação de leitos, não dá conta da demanda.

Camilo sabe que o seu desgaste é grande, bem como que o estado não tem força para o devido cumprimento do decreto de restrições de circulação de pessoas. Em seu pronunciamento fez implicitamente valer um dizer popular: "Aos tolos vamos dar o bolo".  

Mas está havendo uma melhora? Observando os dados do integraSUS, a melhora é ainda pouca e só em Fortaleza onde o platô de óbitos/contaminações aparentemente está se consolidando. E no dia 12 podemos ter alguma abertura? Sim. Pouca e não de maneira uniforme em todos os municípios e regiões cearenses. 

Os dados matemáticos e epidemiológicos mais sensatos apontam que esse mês de abril, assim também como o março, será também de uma difícil travessia. Os governadores e não apenas o do Ceará, precisam de mais tempo para que as vacinas façam efeitos, os hospitais de campanha sejam montados e o parcial "Lockdow" ainda faça um melhor efeito. 

A verdade maior é que o adversário (a variante P1) é mais forte que a linha de raciocínio e ação (prevenções antes não adotadas) dos nossos governantes. 

Nenhum comentário: