sábado, abril 10, 2021

UPAC DE IPU - O QUE HÁ POR TRÁS DA OCUPAÇÃO DE 100% DOS LEITOS PARA COVID?

Inaugurada em julho de 2020 e contando oficialmente apenas com dez leitos para internação exclusiva para acometidos de Covid-19, a UPAC atingiu ontem, 09 (sexta-feira), 100% de lotação. A unidade de atendimento específico aos contaminados sintomáticos, ao qual foi erroneamente chamada inicialmente de "Hospital de Campanha", faz parte dos mais de 7,4 milhões reais de despesas pagas pela prefeitura desde quando a Pandemia se estabeleceu. Uma vez continuada essa tendência de alta, o "Regional" terá que disponibilizar uma parte dos seus 65 leitos para os doentes de Covid-19.

É válido salientar que uma boa parcela desses enfermos não são de Ipu e sim de cidades vizinhas que guardam convênios com o Hospital Municipal Dr. José Evangelista. 

CONTAMINAÇÕES EM ALTA
Se fizermos uma média dos últimos 15 dias (26/03 a 09/04), os dados oficiais apontam que foram contaminadas 144 pessoas, dando uma média de 9,6 contaminações por dia. Se olharmos os 15 dias anteriores ao 26/03, temos uma média de 8,0 em meio a um total de 120 registros de contaminação entre 25/03 a 11/04. No mês de março a média geral foi de 7,3 caos por dia.

Sobre o cenário desse mês de abril, é necessário observarmos a evolução das contaminações e óbitos até que se complete a primeira quinzena na próxima quinta (15). Há que se observar se a curva de infecções e óbitos e, em seguida, comparar com outros intervalos. Espera-se também um cenário melhor em que a vacinação de idosos venha ainda a surtir efeito positivo. 

CONTRASTES   
Por fim, o Lockdow "meia porta" não consegue diminuir as contaminações e podemos até colocar na conta a aglomerada vacinação de idosos no último dia 25 no CVT, bem como o "feriado" da semana santa onde o poder de fiscalização da vigilância sanitária é limitado por falta de material humano.

É importante termos "Deus na causa", mas a sociedade, conduzida pelo poder público, precisa colaborar e ter a consciência de fazer a sua parte. 

Nenhum comentário: