terça-feira, abril 13, 2021

SEM AÇÃO - A SECRETARIA COMANDADA POR ZECA RUFINO SEGUE APAGADA

Ontem, 12 (segunda-feira), a Prefeitura de Ipu reproduziu oficialmente o novo decreto de isolamento social rígido do Governo do estado em meio as medidas de combate a Pandemia. Com isso, o comércio lojista e as instituições de ensino retomam parcialmente suas atividades. Mas os feirantes e donos de bares, por exemplo, são setores que ainda continuam impossibilitados de trabalharem.

Enquanto esse cenário de dificuldades ainda persiste afetando economicamente grande parte dos ipuenses, as ações sociais da prefeitura, no caso mais específico da Secretaria Municipal do Trabalho e da Ação Social que tem a frente o vereador José Rufino da Silva Neto (Zeca Rufino), se mostram apáticas e insensíveis a vulnerabilidade de muitos munícipes. Com um orçamento de 3.459.326,00 para o exercício de 2021, a Secretaria deveria ser a grande protagonista nesse momento em que políticas públicas sejam aplicadas para mitigar efeitos socioeconômicos da pandemia. 

Por enquanto, as ações da Secretaria de Zeca Rufino (PCdoB), um dos quatro tios do prefeito Robério Rufino (PCdoB) que ocupam Secretarias Municipais, se resumem em distribuir de maneira insuficiente cestas básicas. Não há um projeto de ação mais ampla para os carentes. Não há uma ação de amparo específico a setores comprometidos com as medidas de isolamento social.  E quando há, é por força de ação do governo do estado como é o caso do Vale Gás. 

Cidades vizinhas e até de menor porte que a “saneada e equilibrada financeiramente" Ipu, criaram auxílios financeiros municipais, isentaram comerciantes de tributos, criaram mutirões de limpeza pública para gerarem empregos temporários e suspenderam cobranças de taxas de iluminação. No Ipu não se vê nada ou quase nada nesse sentido.

Por fim, o desempenho de Zeca Rufino à frente de uma Secretária tão importante, sobretudo nesse momento em que as dificuldades das famílias dos vulneráveis e atingidos pela pandemia só aumentam, é fraco e insensível. O edil que agora está Secretário, segue indolente e ainda não tem a devida consciência pública que sua função agora é olhar para um universo bem maior que os seus 1.410 votos da última eleição.

Ainda há tempo para uma revisão de estratégias por partes dos "comunistas ipuenses", pois o jogo ainda está em curso. 

Nenhum comentário: