terça-feira, julho 05, 2011

NASCIDA EM 5 DE JULHO - SOBRAL COMEMORA 238 ANOS.



Referência para a Zona Norte do Estado, este Município chega hoje aos seus 238 anos experimentando um processo de expansão nos setores da indústria, comércio e serviços, bem como nas áreas de gestão pública como educação, saúde e assistência social. É um centro de convergência na região para novos investimentos. O Município é acessado por duas rodovias federais e quatro estaduais, dispondo ainda de um aeroporto, que obedece às especificações do Departamento de Avaliação Civil (DAC). Possui ainda terminal rodoviário, em breve, ferroviário e um boa infraestrutura hoteleira.
Inserida no índice das cidades que mais se desenvolveram no Brasil nos últimos 10 anos, além de ser uma das 30 melhores para se morar, Sobral, com uma população estimada em quase 190 mil habitantes, de acordo o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE), completa 238 anos de emancipação política com outra grande conquista: está entre as seis cidades com as melhores perspectivas para investimento estrangeiro, desenvolvimento econômico e expansão de negócios, conforme pesquisa feita por uma das mais respeitadas publicações do mercado econômico mundial, a revista britânica FDI Magazine Times. A cidade possui, hoje, uma população flutuante de mais de 10 mil pessoas/dia, em demandas empresariais, de saúde e educacionais. "Precisamos oferecer o melhor conforto possível para essas pessoas que vêm à cidade em busca dos novos serviços", disse o prefeito Veveu Arruda.
Agora, a "Princesa do Norte" dá o primeiro passo para entrar no rol dos grandes centros dotados de shopping center. A Prefeitura acredita nesse setor e doou um terreno de 38.000m², para instalação do primeiro shopping do Município, um empreendimento do consórcio Technic Engenharia Ltda. e Camerom Construtora Ltda., que está sendo construído nas proximidades do Rio Acaraú, na Avenida Monsenhor Aloísio Pinto, logo após à ponte Dr. José Euclides.
A localização geográfica, entrada principal para a maioria das cidades da Zona Norte, é um dos motivos do Município ter se tornado polo de atração de novos investimentos pela sua característica de desenvolvimento sócio-econômico cultural. A modernização do sítio histórico, com seus casarões tombados pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), com projeto de internalização de toda sua fiação externa; a construção de um grande hospital que atenderá a população de toda Zona Norte; a construção de um moderno centro esportivo - a Vila Olímpica Ministro Ciro Gomes; o novo Parque de Eventos, considerado por quem visita como o mais moderno do País; a construção do metrô de superfície, interligando diversos bairros ao Centro da cidade; e anúncio da possibilidade de construir um porto seco, são alguns dos indicadores do processo de expansão da cidade.
 IMAGEM 2:BISPO DOM JOSÉ TUPINAMBÁ, O MAIOR BENFEITOR DA CIDADE.
Fonte: Diário do Nordeste/ Adptação do texto: Kléber Teixeira

2 comentários:

Anônimo disse...

Kleber,

Foi divulgado hoje na págida globo.com, 90 faculdades de Direito que reprovaram 100% no exame da OAB. No estado do Ceará foram 02 que estam dentre as 90:

ICEC e Faculdade Luciano Fijão.

redige ai sobre isso.

Anônimo disse...

ô presente pro aniversário de Sobral, a faculdade Luciano Feijão envergonhando os Sobralenses. Sabemos né Kleber que não existe critério nenhum pra ingressar nessa faculdade, qualquer um passa sem estudar e, o resultado não poderia ser outro, ''vergonha''!!! Gostaria de saber se você faz parte dessa equipe de professores?