quinta-feira, abril 23, 2015

Cultura - SÃO BENEDITO ESTÁ ENTRE AS DEZ CIDADES DO INTERIOR QUE GANHARÃO CINEMA PÚBLICO. O IPU ESTÁ FORA

Dez municípios cearenses devem receber salas de cinema a partir deste ano. A ação faz parte do projeto de descentralização e democratização do acesso ao audiovisual viabilizada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e pela Agência Nacional do Cinema (Ancine). As novas unidades ainda serão construídas. As cidades beneficiadas serão Aracati, Canindé, Crateús, Crato, Iguatu, Itapipoca, São Benedito e Tauá. Outras duas a serem contempladas serão definidas em breve.
Recentemente, houve reunião entre secretários de Cultura e gestores das cidades contempladas com o programa e o secretário de Cultura do Ceará, Guilherme Sampaio para apresentação e discussão do projeto. "Estamos fazendo um trabalho conjunto, passo a passo, de forma que todos os municípios envolvidos no projeto possam estar no mesmo estágio de cada uma das etapas previstas no edital, até que todas as salas estejam prontas", explicou o titular da Secult.

Os municípios cearenses que receberão as novas salas de cinema estão nos preparativos para a doação dos imóveis, onde serão construídos os equipamentos culturais. Cada cidade vai receber duas salas de cinema, com capacidade para 100 e 200 espectadores, gerando novos espaços de exibição, de forma acessível, beneficiando o público do Interior do Ceará.

O projeto está na fase de apresentação dos terrenos onde serão construídos os cinemas. A obra será edificada com 80% de recursos federais e 20% de recursos do Governo do Estado, em articulação promovida pela Secult, ainda na gestão do secretário Paulo Mamede.

O programa "Cinema Perto de Você", do qual faz parte o projeto "Cinema na Cidade", a partir do apoio da Secult, incluiu os municípios cearenses. É organizado e coordenado pela Ancine, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério da Fazenda.

O programa articula diversos instrumentos federais para a expansão, democratização e descentralização dos serviços de exibição cinematográfica, com foco na inclusão da população com baixa renda, moradores, no Interior dos estados. O objetivo é que, em quatro anos, sejam implantados 600 novos espaços de exibição em todo o Brasil.
Com informações do DN

Nenhum comentário: