quinta-feira, abril 09, 2015

Desabafo: "VEJO UM VERDADEIRO DESCASO COM A CLASSE UNIVERSITÁRIA E DESRESPEITO AOS FAMILIARES DESTES"

Os universitários de Ipu seguem reclamando das condições do transporte. De acordo com o relato do acadêmico de direito Rárisson Ramon, nesta semana aconteceu uma situação dúbia de sentimentos, que foi alentadora e depois se tornou frustrante.

Na terça-feira (07/04) foi colocado para os universitários do período noturno da UVA (Universidade Vale do Acaraú) Sobral,  um ônibus com melhores condições, dentro dos padrões exigidos de segurança. Ledo engano, pois no dia seguinte, quarta-feira (08/04), voltou o velho ônibus de antes.

"NÃO AO RETROCESSO NO TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO
A educação é a mola propulsora ao desenvolvimento de uma cidade. Ser universitário é ter a perspectiva de ser, em um futuro próximo, um agente transformador da realidade social.

Contudo, em Ipu, oferecer condições dignas a quem estuda parece ser algo não presente na cartilha política de quem está a frente da gestão pública. Foi muito animador aos acadêmicos do período noturno da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, quando na terça feira (07/04) chegou um ônibus (vide imagem 1) com melhores condições de conforto e segurança, pois continha cinto de segurança e saída de emergência em ambos os lados. 

Inocentemente, achávamos nós que havia chegado o momento do reconhecimento após inúmeras viagens dolorosas em um ônibus (vide imagem 2) que não oferece um mínimo de conforto e segurança, pois este não possui cinto de segurança e saída de emergência somente na parte esquerda, na direita não há. E que de uns dias para cá apresentou problemas no estepe (furos eventuais) e em sua bateria. Como estávamos enganados. 

Na quarta feira (08/04) retrocedemos, retornamos a nossa triste realidade. As viagens dolorosas e inseguras voltaram a nos atormentar. A única segurança que dispomos vem das orações de nossas mães que incansavelmente oram a Deus para que proteja as nossas inúmeras idas e vindas. 

Se a empresa que presta tal serviço a gestão dispõe de ônibus melhores por que não utilizá-los? Por que a gestão não exige isso uma vez que o dinheiro pago a empresa é público? Será se o contrato licitado não possui uma cláusula que exija ônibus novos e de qualidade? Por que arriscar a vida de inúmeros universitários que viajam diariamente? Vejo um verdadeiro descaso com a classe universitária e desrespeito aos familiares destes. 

Esperamos que o senhor Prefeito Sérgio Rufino possa dispor ônibus melhores aos universitários e mostre respeito ao seu lema de gestão e a nós universitários e aos nossos respectivos familiares. 

Encerro essas palavras citando o artigo 6º, parágrafo 2º, da Lei n. 8.987/95 que traz a luz o princípio da atualização, modernidade ou adaptabilidade, que versa também sobre a prestação de serviço público, que assim diz: "a atualidade compreende a modernidade das técnicas, do equipamento e das instalações e a sua conservação, bem como a melhoria e expansão do serviço".
Com informações do repórter Francisco José.

Nenhum comentário: