terça-feira, outubro 21, 2025

ROMEU ALDIGUERI ATACA A BASE ELEITORAL DOS RUFINOS E DIVIDE A OPOSIÇÃO

A derrota do deputado federal Denis Bezerra (PSB) na eleição de 2022, somada à derrota de Sérgio Rufino (PSB) em 2024, começa a cobrar um preço político dentro do agora grupo de oposição. 

O grupo Liberdade, ou seja, a ala partidária de oposição liderada pelo clã Rufino já não é mais a mesma. Para quem achava que Sérgio Rufino ia manter todo o grupo político que esteve com ele no poder durante doze anos ao seu lado para o embate eleitoral de 2026, em uma espécie de prefeitura paralela, se enganou. 

Focado em manter o G-7, ou seja, os sete vereadores de oposição, e também não tendo mais um deputado federal em Brasília pra chamar de seu, o “homem do bigode” está assistindo a uma perda de apoio de suplentes de vereador do PSB - incluindo a ex-presidente da Câmara Tia Olinda - e até da ex-vice-prefeita Antonieta Peres, em meio a sua negligência com essas lideranças, embora estas deixem em aberto que o deputado estadual a ser votado seja alinhado com Rufino. Esses “Rufinistas” fecharam apoio ao atual presidente da Assembleia Legislativa Estadual, Romeu Aldigueri, que será candidato a deputado federal no pleito do próximo ano.  

Uma coisa é certa: aqueles sonoros 6.732 votos que Dênis Bezerra obteve em Ipu apadrinhados por Sérgio Rufino no pleito de 2022, estão agora em muito esvaziados.


segunda-feira, outubro 20, 2025

PROCURA-SE UM PALANQUE PARA CIRO EM IPU

A provável candidatura ao governo do Ceará de Ciro Gomes – que confirmou sua saída do PDT e irá retornar para o PSDB – irá mexer drasticamente no tabuleiro político da sucessão estadual. Nitidamente, o PT de Elmano de Freitas fica agora em um sinal de alerta, deixando a zona de conforto em meio a uma virtual competitividade do veterano opositor.

Em Ipu, tanto a oposição (PSB) como o grupo de situação (PT) estão oficialmente fechados em apoio à tentativa de reeleição de Elmano. Nesse sentido, Ciro com o PSDB (sigla sem diretório municipal em Ipu) está no Ipu sem um palanque.

E se a candidatura de Ciro ganhar força consistente, será que teremos adesão de lideranças de oposição ou até mesmo de situação à sua eleição?

Lembrando que, em 2022, a então candidatura de Elmano iniciou em Ipu também sem palanque, pois os Rufinos que comandavam a prefeitura eram comprometidos com o candidato Roberto Cláudio (PDT) e a oposição estava em maior parte apoiando Capitão Wagner (UNIÃO). Restou a Diego Carlos, após muita insistência de seus correligionários mais atentos, preencher esse vazio e surfar na vitória acachapante da sigla vermelha beneficiada pela “onda Lula”.

domingo, outubro 19, 2025

CANDIDATOS A DEPUTADO DO GRUPO DE SITUAÇÃO DEFINIDOS

Após as seguidas vitórias da prefeita Milena Damasceno (PT) no TRE e a gestão do grupo “Praia” estar caminhando para a finalização do seu primeiro ano no comando do Ipu, a pauta política efetivamente fica agora sendo a sucessão governamental e as eleições para deputado com seus reflexos políticos no partidarismo local.

Nos arranjos locais, já dado como certo que Milena, ao lado do seu marido e líder político Lindbergh Martins, deve centrar na candidatura de Gadyel Gonçalves (PT) para deputado estadual. A prefeita certamente não aceitará vereadores e lideranças que estão dentro da gestão, apoiarem um outro estadual. Mas para deputado federal, já é certo que o grupo de situação terá como candidato o deputado Domingos Neto (PSD), mas permitirá que os vereadores da sua bancada apóiem outros nomes chancelados pelo paço municipal.