sexta-feira, maio 14, 2010

ARQUIMEDES MEMÓRIA

Filho do advogado Francisco de Oliveira Memória e de dona Josefa Madeira de Carvalho Memória, sua mãe, também conhecida como dona Madeirinha”, o ipuense Arquimedes Memória é uma referência na arquitetura brasileira da primeira metade do século XX. Foi morar no Rio de Janeiro ainda jovem, com 17 anos, para estudar desenho na Escola Nacional de Belas Artes. Após o início do curso, decidiu transferir-se para a Arquitetura, tendo obtido diversas distinções acadêmicas na época.
Iniciou sua vida profissional no “Escritório Técnico Heitor de Mello”. Com o falecimento de Heitor, em 1920, tornou o escritório o maior do Rio de Janeiro até 1935. Projetou alguns dos mais marcantes edifícios cariocas das décadas de 1920 e 1930. Foi professor catedrático de “Grandes Composições de Arquitetura” na FAU/UFRJ e diretor da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Brasil. Foi responsável pelo plano urbanístico da Exposição Internacional do Centenário da Independência, no Calabouço, em 1922
Enviou uma planta para a construção da Igreja Matriz de Ipu. Se recusou a vir para a inauguração pois a planta original que era inspirada em um navio, foi parcialmente alterada pelos pedreiros do Monsenhor Gonçalo Lima. Isso irritou Arquimedes, levando-o a não mais visitar a sua terra natal.
Autor do projeto do Palácio Pedro Ernesto – Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro; dos projetos da Igreja de Santa Terezinha no Túnel Novo, das sedes do Hipódromo da Gávea e do Botafogo de Futebol e Regatas; do projeto do Palácio das Indústrias, hoje Museu Histórico Nacional; do Palácio das Festas; do Rio Cassino, no Passeio Público; do altar-mor da Igreja da Candelária. Seu projeto mais imponente foi o do Palácio Tiradentes, edifício em estilo eclético, destinado a abrigar a Câmara dos Deputados, realizado em parceria com Francisco Couchet. Foi vencedor do concurso nacional de projetos para construção do edifício-sede do então recém-criado Ministério de Educação e da Saúde Pública (e não respeitado pelo ministro Capanema a favor de Lucio Costa\Niemeyer\ Reidy). Foi fundador do IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil.

Nenhum comentário: