Raimundo Nonato Lopes, o popular e simpático Raimundinho do Bar Matriz, nasceu na localidade de Mutamba em Hidrolândia. Em 1987, após uma boa temporada no Rio de Janeiro, se estabeleceu em Ipu e montou uma concorrida lanchonete dentro do Mercado Público. Em 1990 fundou o Bar Matriz, denominação essa que homenageia a Igreja-mor de Ipu que ficava quase que em frente ao seu primeiro local de funcionamento. Em 1995 o Bar Matriz mudou-se para um local mais espaçoso mas ainda próximo a Igreja e continuando na Avenida Milton Carvalho. A especialidade do restaurante é o delicioso churrasco na brasa.
Raimundinho é também conhecido por sua simplicidade e bom humor. Seus chavões já são conhecidíssimos: “ Ô homi bom!!!!”, “É só alegria!!!” e "E aí parceiro!!!”. Ardoroso flamenguista e expert no jogo de palitos (porrinha) o “baixinho da mutamba” protagonizou vários episódios inusitados. Em 1997 disputou com a folclórica Beta do Moinho uma corrida de 5km, vencendo-a com o apoio de mais de duas mil pessoas que se espalharam pelo percurso para torcer para o “atleta” Raimundinho.
Outra vez, ainda na década de 1990 quando ainda atendia no seu primeiro ponto comercial, um PM despreparado e embriagado chamado de Nascimento desferiu-lhe um soco no olho. A cidade se mobilizou para linchar o policial alcoolizado que covardemente agredira o popular comerciante. Foi preciso a Cia. Militar de Tianguá mandar reforços para acalmar a cidade e “resgatar” o policial que se escondeu na casa de um cabeleireiro.
Não temos mais o lendário Bar O Cruzeiro, mas temos o Bar Matriz como a referência para uma geração de ipuenses.
Raimundinho(ao centro) com os clientes Pedro Marreira e Mário David
Um comentário:
No bar matriz é so delicias.
Postar um comentário