sábado, abril 18, 2015

A MESMICE E O DESAPEGO DOS GOVERNANTES COM O PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE IPU CONTINUA

Entra gestor sai gestor e o descaso com a cultura de Ipu continua. Hoje, a cidade de Ipu, sofreu mais uma agressão em sua história.

O imponente casarão de Pedro Tavares e Dona Mimosa, situada na Rua Coronel Félix, na Praça de Iracema, no coração da cidade de Ipu (CE), dono de uma beleza incomparável das construções da década dos anos 30, teve o seu fim decretado pelo avanço empresarial e modernidade dos tempos.
O casarão já havia perdido parte do seu jardim, local onde hoje funciona um restaurante, mas a sua parte principal, a casa, havia permanecido, mas, dessa vez, ele se despede da cidade de Ipu com a certeza que deixará muitas histórias e boas recordações aos seus moradores e vizinhos. 

Para ser justo, Toinha Carlos ainda nos deu a Casa de Cultura. Sávio Pontes restaurou a Igrejinha e não deixou a Estação Ferroviária cair de vez. O pouco que foi muito, mas faltou um algo a mais.

A atual administração do Prefeito Sergio Rufino (PCdoB), assim como muitas outras que passaram, nunca levaram adiante a ideia de realizar um tombamento do casarões e prédios que tenham mais de 50 anos de fachada original mantidas. Para se fazer isso, tem que ter muita coragem para brigar com os poderosos empresários da cidade bem como se ter verdadeiro amor a cultura da Terra de Iracema.

Não vejo nada de novo e consistente que valorize a cultura e  memória do Ipu na atual administração. A Secretaria de Cultura, por exemplo, até o presente momento, não promoveu nenhum tipo de mobilização política para que agressões como estas que vimos hoje, continuem a acontecer.
Vivemos sem projetos. O Teatro do Ipu adormecido, os concursos literários e de poesia mortos, e o estímulo a escritores e compositores de Ipu inexistem na mente daqueles que deveriam prover publicamente a cultura do Ipu Grande de outrora.
Não podemos nos contentar com um Cinema na Praça dado pelo Estado ou com aulas de pinturas e de música. Há que se pensar em algo mais amplo.
Assim vive o Ipu, como seus políticos de agora celebrando uma medíocre "Cultura D.Ó".

6 comentários:

Anônimo disse...

Onde estão os Vereadores que não debatem esse rema importante? A Arlete colou em pauta a proteção do Ipuçaba, vamos ver se ele vai ter a coragem de cobrar do Prefeito....

Anônimo disse...

O muro imperial? As casa históricas do centro da cidade? o original da praça de Iracema?..... São apenas alguns dos exemplos de como a população de Ipu ama sua história!

Anônimo disse...

rapaz vai brigar com o dono que vendeu kt. a culpa eh do prefeito tambem hora se o dono quiz vender quem vai impedir

Anônimo disse...

PARA FAZER UMA GRANDE CLINICA: ESTA DEVERIA SER CONSTRUIDA MAIS AFASTADA DO CENTRO, ISTO MOTIVARIA O CRESCIMENTO DA CIDADE E OS CLIENTES NAO DEIXARIAM DE IR A TAL CLINICA.

MANTER AS CASAS QUE FAZEM PARTE DA HISTORIA DA CIDADE ~~E IMPORTANTE MOTIVACAO AO TURISMO DOS FILHOS DE IPU, QUE DESEJAM REVER SUA TERRA

ACHO QUE SÕ RESTARÃ PARA VER, A BICA , A MATRIZ E A IGREJINHA...

Anônimo disse...

INCRIVEL COMO EM ARACATI TEM A CIDADE ANTIGA E A CIDADE NOVA.
TUDO QUE ~E NOVO SEGUE EM OUTROS BAIRROS E A CIDADE ANTIGA ~E PONTO DE VISIA DOS FILHOS QUANDO RETORNAM E DE TURISTAS.
MESMO QUE FACAM REFORMAS, A PARTE EXTERNA ~E CONSERVADA, MAS NINGUEM REFORMA NADA, APENAS CONSERVAM.

IPU FALTA QUEM AME. MESMO ESTA TENDO SIDO COMPRADA POR UM FORASTEIRO E
AS OUTRAS MAIS LINDAS DESTA MESMA RUA TAMBEM, NAO TOCA OS POLITICOS GANACIOSOS DA CIDADE.

SÕ A FAMILIA CORREA MANTEM AS CASAS DA FAMILIA!

Anônimo disse...

KT ja que voce gosta tanto de ipu, porque não moras em ipu, não vives em ipu, porque voce nao convive no ipu ? voce so vive em sobral sua familia mora em sobral voce é so mais um demagogo barato.