domingo, abril 12, 2015

Bastidores - O QUE HÁ POR TRÁS DO RETORNO DO GRUPO LIBERDADE À RÁDIO IRACEMA

No sábado (11.04) o Blog do KT noticiou de primeira (Leiam matérias abaixo) que havia uma tentativa do situacionista Grupo Liberdade que tem como expoente o Prefeito Sergio Rufino, em "fazer as pazes" com o empresário Bosco Farias sócio-responsável pela Rádio Iracema de Ipu. A relação entre Bosco e os irmãos Rufinos estava como é conhecida pela sociedade ipuense do mais culto ao mais humilde, em clima de tensão com troca de farpas, ações judicais e com um incêndio criminoso nos transmissores da emissora quando esta fazia um programa de duras crítica a atual administração municipal.

Na última terça (07.04), também de primeira-mão, já anunciávamos que as negociações já estavam avançadas e já dávamos como certo o retorno do locutor Joaci Melo, o homem da potente voz cavernosa, para os microfones da Iracema. A dúvida nossa seria se o radialista Rogério Palhano, inimigo declarado da Família Carlos (também detentora de posse acionária da emissora), teria a permissão para retornar a emissora.

Diego Carlos
Desde quando noticiamos aqui a abertura de negociações com Bosco Farias, Diego Carlos, possível candidato a Prefeito de Ipu em 2016 e irmão do empresário Marcelo também dono da emissora, foi alvo de constantes questionamentos por parte dos seus correligionários sobre essa ainda especulada "adesão" da Rádio Iracema ao Grupo Liberdade. O filho de Toinha Carlos, apesar de ter se esforçado e ter prontamente desabonado a negociação, foi vencido pois se trata de uma ação empresarial fora do seu poder. Diego tentou se reunir com Marcelo, mas este se encontrara na Bahia tratando de assuntos empresariais.

Marcelo x Bosco
Marcelo Carlos também foi alvo de inúmeros telefonemas de amigos e correligionários, pois o mesmo sempre deu garantias que não aceitaria o Radialista Rogério Palhano um dia botar os pés na Rádio Iracema. Pessoas próximas ao ex-Prefeito e empresário disseram que ele estava tentando falar com Bosco sem sucesso e que já havia até ligado para a Verdes Mares.
Bosco, por sua vez, muito questionado por seus amigos que em maioria foram solidários ao incêndio na Rádio Iracema e que também são oposição aos Rufinos, postou no Whatsapp no grupo da imprensa ipuense:
Não desabonamos aqui a ação do empresário e radialista, pois o mesmo deixa bem claro que se trata de um negócio. A emissora tem caráter puramente comercial, o que questionamos e analisamos aqui são os disparates políticos e éticos dessa querela.

Ligação de Tião
Na quarta-feira já com as negociações avançadas com Bosco, Tião Rufino que sempre fez parte das duas administrações da Família Carlos a qual é curiosamente acusada pela imprensa situacionista de "compradores de voto" e de corrupção com "a mala preta", ligou para Marcelo. O irmão do prefeito deu ao filho do grande líder Zezé Carlos garantias que o programa não iria atacar sua família e que o mesmo iria noticiar as ações administrativas. A conversa ficou ainda reticente, pois Marcelo irá se reunir com Bosco essa semana para discutir a renovação já antes agendada do contrato da Fretcar com a Rádio Verdes Mares.
Em nossa opinião a pouca volúpia de se envolver nessa e outras questões por parte dos "meninos do Zezé", cada vez mais focados no notável sucesso da Fretcar e demais empresas do grupo, é um sinal que a política ipuense para eles continua não sendo prioridade.

Na  sexta, 10, o Jornal da Iracema foi ao ar com uma concorrida entrevista do Prefeito Sergio Rufio. Joaci e Palhano compuseram a mesa de apresentadores

Especulação
Dentro do Grupo Liberdade, como assim apuramos com pessoas bem próximas aos irmãos Rufino, esse esforço de reativar as relações com a rádio Iracema envolve também uma estratégia política de aproximação com Os Carlos. Sergio parte da tese que Sávio Pontes não abrirá mão de indicar o candidato da oposição e que Diego ficará livre para ser seu Vice. A ideia já há muito debatida nas reuniões é dividir a oposição. 

Transparência
Nas rodas políticas da cidade em muito se comenta qual o valor que deverá ser pago a Rádio Iracema em agora sediar um programa situacionista do grupo Liberdade? Qual o ônus oficial que terá a Prefeitura de Ipu?  Acredita-se que será um dos maiores contratos radiofônicos da história política do interior cearense, mesmo que uma nova reviravolta bosco-marceliana ainda venha assombrar o fechamento do contrato.

Enquanto isso, afora nossos explicitações acima, ficam duas certezas. O grupo Liberdade evidencia um aloprado poder econômico já pronto para 2016. Só lembrando que duas emissoras de rádio de membros do grupo situacionistas serão inauguradas nos próximos meses. 
A outra certeza é que agora as chances do transmissor da Iracema serem novamente incendiados serão as mínimas possíveis.
______________________________________________
_____________________________________________________

Um comentário:

Anônimo disse...

O IPU ACABADO, JOGADOS AS MOSCAS RATOS E BARATAS E MUITOS BURACOS, e O DINHEIRO INNDO PARA A RÁDIO IRACEMA..AI AI...SALVAI-NOS SÃO SEBASTIÃO,.. DA PESTE,..SALVAI-NOS SÃO SEBASTIÃO..ACORDA IPU..TÃO TE ENGANANDO...