quinta-feira, dezembro 25, 2025

CONTRADIÇÃO - GOVERNADOR ARTICULA ALIANÇA DE CID COM MOSES E OSCAR

A histórica vitória do empresário Oscar Rodrigues (UB) em 2024 na disputa pela Prefeitura de Sobral, derrotando o clã Ferreira Gomes que comandava a cidade por quase trinta anos, está sendo desbotada ideologicamente por ele próprio e seu filho, o deputado federal Moses Rodrigues (UB), logo na primeira metade do seu mandato. E do outro lado dessa moeda, também temos os Irmãos Ferreira Gomes (Cid, Ivo e Lia) negligenciando essa discrepante jogada eleitoral para 2026, que tem como pano de fundo a sucessão estadual e as vagas para o senado em disputa.  

CONTRADIÇÃO

O dono das Faculdades Uninta foi eleito prefeito de Sobral com uma maioria apertada de 52% dos votos. Porém já esqueceu que grande parte dos 65.138 votos que obteve nas urnas sobralenses foram ocasionalmente conquistados por um viés ideológico (ou emocional) daqueles que queriam dar um “não” ao ciclo dos Ferreira Gomes com seus históricos aliados do PT do governador Elmano de Freitas. Não podemos esquecer que o prefeito Oscar foi também um entusiasta e engajado eleitor de Jair Bolsonaro em 2022 e, em sua escalada à prefeitura, contou com o apoio total dos bolsonaristas da Princesa do Norte, os quais, grande parte, estão acomodados dentro da gestão municipal.

VAGA NO SENADO

Nos últimos meses e para surpresa de muitos eleitores atentos, Oscar e Moses iniciaram um “namoro político” com o PT. Nesse ambíguo jogo de xadrez, está em pauta uma troca de moeda: o deputado Moses Rodrigues traz o seu partido União Brasil (que está em fusão com o PP) para palanque do governador Elmano de Freitas, que tentará a reeleição e, em troca, ele (Moses) sairá como um dos dois candidatos ao Senado da base governista. O outro candidato governista, certamente será Cid Gomes ou alguém indicado por ele filiado ao seu PSB.

“COM O AVAL DE CID”

Na última segunda-feira, 22/12, o governador teve uma agenda oficial em Sobral e foi recebido por Oscar e Moses. Trocaram afagos políticos e sinalizaram a aliança política para o pleito de 2026. Caso essa aliança realmente se consolide - pois aqui considerado que exista (pasmem!!!) o consentimento dado por Cid a essa cooptação, como assim foi dito por Elmano em recente entrevista ao Diário do Nordeste, teremos uma bizarra aliança de dois grupos que desde 2016 se digladiam na arena política de Sobral.

FALTA AINDA COMBINAR COM O ELEITOR

Em meio a essa política da conveniência, certamente teremos muitos eleitores - tanto de um lado como do outro - se sentindo lesados e prontos para dar um protesto nas urnas.  

Voto obtido, nem sempre é voto repetido. 

___________________________________________

LEIA MATÉRIA RELACIONADA CLICANDO NA IMAGEM ABAIXO


Nenhum comentário: