domingo, janeiro 09, 2011

CAOS VOLTA A IMPERAR NA SAÚDE PÚBLICA DE IPU

A crise na saúde pública de Ipu se agravou novamente e a população carente continua sofrendo com a insensibilidade dos nossos governantes. Desde o dia 1º de Janeiro de 2011 que o Hospital e Maternidade Dr. Francisco Araújo cancelou novamente os atendimentos ambulatoriais pelo SUS. A situação se tornou mais preocupante por que o Programa Saúde Mais Perto de Você, o qual destina recursos gerenciados pelo Governo Estadual para contração de médicos especialistas, ainda não foi renovado pelo novo secretário de Saúde do Estado.
Nesse final de semana, apenas atendimentos de urgência estavam sendo realizados pelo único médico plantonista, no caso o próprio diretor do Hospital, Dr. Luiz de Gonzaga. Os casos com menor gravidade estavam sendo encaminhados para o desacreditado e desestruturado Hospital Municipal.

SÁVIO PONTES X Dr. LUIZ

Faltam apenas três repasses referentes ao ano de 2010 por parte da Prefeitura de Ipu para o Hospital e Maternidade. O prefeito Sávio Pontes não tem demonstrado interesse em renovar o convênio do SUS com o “Hospital do Dr. Thomaz”, pois pretende ele colocar em funcionamento apenas o hospital municipal sobre a tutela da Prefeitura. A participação do médico Dr. Luiz de Gonzaga, o qual é também Vice-Prefeito de Ipu, em atos públicos contra a gestão Novo Tempo ao lado de Vereadores da oposição, contribuiu mais ainda para o distanciamento  político de Sávio Pontes com seu companheiro de chapa eleitoral.
Recentemente uma Comissão da Secretaria Estadual de Saúde esteve em Ipu para avaliar as condições dos hospitais da cidade. Os auditores em seus relatórios devem pedir a interdição do hospital municipal devido a suas péssimas condições de funcionamento.

PADRES CAMILIANOS

Em meio a esse quadro de crise e falta de apoio que a família Correia sente por parte do poder público, aumentam as chances do Hospital e Maternidade Dr. Francisco Araújo passar a ser administrado pelos padres camilianos. A Província Camiliana Brasileira administra mais de 30 hospitais beneficentes no país, inclusive o Cura D'Ars de Fortaleza e a Maternidade Madalena Nunes de Tianguá. Uma comitiva dos Padres Camilianos já esteve até visitando o Ipu e iniciando as negociações com o Dr. Luiz de Gonzaga. Caso essa transferência de comando se concretize o termo “Hospital do Dr. Thomaz”, o qual já faz parte da nossa toponímia cultural da Terra de Iracema, será com o tempo apenas lembrado por uma geração de ipuenses que foram nascidos, cuidados e salvos por mãos habilidosas e reparadoras do dom mais precioso que temos que  é a vida.

3 comentários:

Anônimo disse...

Até quando o povo de Ipu vai se manter calado, precisamos ir as ruas, protestar contra essa falta de administração, não para fazer violência, mas buscar nossos direito, não tem um vereador que tome essa iniciativa, ja que dizem que são os representantes do povo, mostrem sua cara, olhem esta ilustração mostrando como esta a saúde de Ipu, e não é so na saúde não, cader aqueles vereadores que fizeram aquela manifestação, calaram-se porquer, sera se foi algo que colocaram nos bolso deles, ou serar que perderam a lingua, qual dessas duas opições vocês acham que aconteeu.

Anônimo disse...

Caro blogueiro

O Hospital Regional se encontra em péssimas condições. Tive de levar uma pessoa para atendimento lá, após ter o atendimento negado na Maternidade, e encontrei uma situação terrível. Não havia quase ninguém para atender, e os poucos funcionários demonstravam total falta de estímulo. O hospital estava sujo. Parece que está totalmente abandonado.

Anônimo disse...

Gostaria de externar minha indignação e repudio ao atual GESTOR PÚBLICO DE IPU. Pessoa esta que veio da capital destruir a nossa tão querida e amada terra de Iracema.

Realmente a omissão do PODER LEGISLATIVO é perceptível, porém, entendo que não podemos generalizar; participei ativamente do último movimento feito pelos VEREADORES DE OPOSIÇÃO, senti o engajamento e a bravura deles; aproveito para pedi-los façam, urgentemente, outro movimento e contem com o POVO IPUENSE.

Coloquem o BLOCO JÁ ERA na avenida.

JUNTOS VENCEREMOS!