quarta-feira, janeiro 19, 2011

CRISE NA SAÚDE PÚBLICA DE IPU É DESTACADA NO DIÁRIO DO NORDESTE


Quem foi ontem à Maternidade e Hospital Dr. Francisco Araújo à procura de atendimento médico se deparou com um comunicado que avisava o fechamento da unidade por falta de convênio. A decisão partiu da direção do hospital que é filantrópico, depois de tentar por diversas vezes a renovação do contrato com a Secretaria de Saúde do Município. Na porta do hospital, desde cedo, era grande o número de pessoas à espera de atendimento.
O Hospital Dr. Francisco Araújo é polo regional, responsável pelo atendimento dos pacientes das cidades Ipu, Pires Ferreira, Varjota, Hidrolândia e Reriutaba, que representa uma população estimada em 110 mil habitantes. Recebia recursos dos Governos Federal e do Estado, no valor de aproximadamente R$ 179 mil.
Porém, segundo a direção da unidade, desde agosto do ano passado, que o repasse sofre atraso. "Fomos obrigados a entrar na Justiça para rever as parcelas em atraso. Um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) foi firmado em dezembro, o que obrigou o Município a fazer o repasse do dinheiro retido", disse o médico Luiz Gonzaga Timbó Correia, que trabalha no hospital. Segundo Luiz Gonzaga, por conta do atraso, alguns profissionais de Medicina já pediram desligamento do quadro de funcionário do hospital.
A cidade mantém em funcionamento outro hospital para atender os pacientes do Município. Mas, segundo relatório da Coordenadoria de Regulação, Auditoria, Avaliação e Controle (Corac), da Secretária de Saúde do Estado (Sesa), esta outra unidade, o Hospital Municipal Dr. José Evangelista, não dispõe de equipe médica e enfermagem para funcionar 24 horas como estabelece o conceito de hospital pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Em nota, o Corac esclarece que os sete médicos da unidade são clínico geral e também trabalham do PSF do Município. Esclarece a nota que um deles é também diretor clínico da unidade. "Estamos tentando a contratação de mais profissionais para que a população tenha um atendimento médico-hospitalar de acordo com a sua necessidade", afirma o secretário de Saúde do Município, Luís Carlos do Nascimento. Ele explica que o quadro poderá passar por modificação a partir de hoje.
"Uma nova audiência está marcada para as 10 horas de amanhã (hoje), em Fortaleza, onde estaremos tratando desse assunto. O Estado já sinalizou a possibilidade de manter o convênio com o Hospital Dr. Francisco Araújo, e acredito que o prefeito Sávio Pontes deverá fazer o mesmo", disse Luís Carlos.
Segundo a diretora do hospital filantrópico, Ana Maria Medeiros, até o mês passado a unidade mantinha na equipe médica dois cirurgiões gerais, um pediatra com dedicação exclusiva, sete clínicos, sete obstetras, dois anestesistas e uma equipe de enfermagem para cobertura assistencial 24 horas.
Dispõe de centro cirúrgico equipado e em pleno funcionamento e outros serviços. Todos constatados pelo Núcleo de Auditoria e Gestão do SUS e do Corac, que informaram, por meio de relatório, que o hospital dispõe de laboratório de análises clínicas, ultrassonografia, eletrocardiograma e endoscopia, e equipamentos indispensáveis no atendimento médico de urgência e emergência. Têm condições de se manter aberto, desde que tenha recursos.
Fonte: Diário do Nordeste, edição de 19 de Janeiro de 2010.

3 comentários:

Anônimo disse...

A Polícia Federal, juntamente com a Controladoria-Geral da União (CGU) e Ministério Público Federal, iniciou na manhã desta quarta-feira (19), a Operação Geleira, com objetivo de desarticular uma rede de comercialização de notas fiscais frias e desvio de recursos públicos em prefeituras do interior do estado do Piauí, cuidado sávio pontes o proximo pode ser você.

Anônimo disse...

VIROU PALHAÇADA,O HOSPITAL VOLTA A FUNCIONAR ATE ODIA 28/02/2011,DEPOIS UMA NOVA REUNIÃO,DIA 01/03/2011 E 02/03,FECHA,A PREFEITURA REPASSA O DINHEIRO E REABRE DIA 04,VOLTANDO A FECHAR DIA 20E21,CUIDADO DR LUIS O TIRO PODE SAIR PELA CULATRA.

Anônimo disse...

O sávio proibio ambulância de chegar no hospital com a cirene ligada porque a ultima que chegou com a cirene ligada ele saiu correndo pensando que era a policia federal, pode um negocio desse.

CALMA QUE TUA HORA VAI CHEGAR.