sábado, julho 19, 2025

ÚLTIMO ANO DA GESTÃO RUFINO EM IPU É MARCADA PELA REDUÇÃO DO NÚMERO DE CRIANÇAS ALFABETIZADAS

Com uma política estadual de alfabetização consolidada e referência nacional, o Ceará tem nove cidades que atingiram o índice de 100% de crianças que sabem ler e escrever ao final do 2º ano do Ensino Fundamental pelo segundo ano consecutivo. Os municípios são: Catunda, Coreaú, Forquilha, Graça, Novo Oriente, Pacujá, Piquet Carneiro, Pires Ferreira e Poranga. 
Os resultados são do Indicador Criança Alfabetizada (ICA), divulgados no dia 11 de julho pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O Indicador integra o Compromisso Criança Alfabetizada (CNA), lançado em junho de 2023. Essa política se baseia na colaboração entre União, Estados e Municípios para garantir a alfabetização de todas as crianças na idade certa e recuperar aprendizagens de alunos do 3º, 4º e 5º ano afetados diretamente pela pandemia da Covid-19.

O índice é calculado a partir de um teste, no qual cada estudante responde a 16 itens de múltipla escolha e três de resposta construída, sendo uma produção textual. Esses testes são compostos por um conjunto de itens cedidos pelo Inep e aplicados pelos sistemas estaduais de avaliação. 

Mais informações aqui

GESTÃO PASSADA

Observando os dados do MEC/INEP, notamos que o Ipu - apesar de estar dentro da meta governamental de 80% - teve uma redução na quantidade de crianças alfabetizadas em sua rede pública municipal no comparativo de 2023 (94,2%) para 2024  (86,6%) em total de -7,5%. Percebe-se claramente que essa redução no número de crianças ipuenses que ao final do 2º ano do EF não sabiam ler e escrever, é o resultado da ausência de uma ação educativa mais incisiva no aspecto pedagógico e de planejamento educacional por parte do ex-prefeito Robério Rufino (PSB) e da secretaria de educação encabeçada por sua tia Terezinha Rufino. Os números falam por si só. 

OS DESAFIOS DA NOVA GESTÃO

Há uma grande expectativa de que a nova gestão municipal liderada pela Prefeita Milena Damasceno (PT) melhore a médio prazo esses dados educacionais. Com a professora Evanir Teles à frente da Secretaria de Educação, a gestão da prefeita petista não tardará a ter a qualidade da sua rede de ensino comparada com os dados oficialmente aferidos e o feedback da sua comunidade escolar no tocante aos anos da gestão passada.

É notório que a Secretaria ainda passa por um momento de ajustes, sobretudo em meio a saída do Professor Figueiredo (hoje, chefe de Gabinete) para a entrada de Evanir ainda no percurso inicial desse primeiro ano de administração da prefeita Milena. Também nesse processo de ajustamento de uma mudança de comando político-partidário em Ipu, observam-se as inevitáveis novas nomeações de direção e coordenação nas escolas e a reestruturação da equipe técnica dentro da Secretaria, levando a desafios de alinhamento para haver uma renovação satisfatória nas políticas educacionais da cidade e que resultados apareçam. 

Fiquemos então na expectativa! O Ipu, considerando o potencial e a tradição da qualidade dos seus professores, precisa ser uma cidade referência na educação da sua região.

Nenhum comentário: