domingo, março 28, 2010

QUEM LIDERA A OPOSIÇÃO A SÁVIO PONTES ?

(foto- Edivani Lopes)

Com a adesão dos Vereadores Raimundo Mororó (que assumiu na vaga de Nonato Martins),Chagas Peres(que assumiu no lugar de Manoel Palácios) e Fabuloso ao grupo do Prefeito Sávio Pontes, restou apenas aos Vereadores Alberto Martins e Arlete Mauricéia (foto acima) a tarefa de fazerem frente aos possíveis solavancos do Executivo municipal. Afora esses vereadores, os quais são minoria política na Câmara Municipal ( 2 x 7), a oposição de Ipu se resume a um Blog apócrifo e a muitas fofocas pelas esquinas, calçadas e bancos de praça. O Casal Pica Pau ( Corrinha e Torrim ), ambos impossibilitados juridicamente de se candidatarem em 2012, continuam apáticos e desarticulados e com as suas ações mais voltadas para Pires Ferreira. Torrim e Corrinha, tem confessado para pessoas suas próximas, que  irão trabalhar para a candidatura do seu filho Torres Neto naquela cidade.

O Ipu é carente de uma oposição responsável com papel fiscalizador e de defesa dos interesses públicos. Os Vereadores que aderiram ao Prefeito Sávio Pontes, e aqui incluimos principalmente Nonato Martins e Manoel Palácios, não podem esquecer que a maioria dos seus eleitores são do grupo de oposição ao Prefeito, e que estes votaram em Corrinha do Torrim em 2004. Esses edis terão dificuldades em reconquistar os votos de caráter ideológico que tiveram.
Outro ponto importante é o meio radiofônico. Desde a fundação da Rádio Iracema em 1989, o rádio se tornou componente imprescindível nos debates políticos e principalmente nas campanhas municipais. As derrotas eleitorais dos últimos três ex-prefeitos de Ipu se devem em grande parte ao meio radiofônico. Durante a gestão da Prefeita Toinha Carlos ( 2001-2004) houve uma monopolização dos meios de comunicação do Ipu por seu grupo, fato este que se repete na gestão de Sávio Pontes. Naquela ocasião, o articulador político Rogério Palhano e o agora Vereador Alberto Martins furaram o cerco e conseguiram o apoio das emissoras de rádio de Ipueiras e Nova Russas, iniciando uma cruzada contra a dministração da prefeita Toinha. 
As eleições para Deputado Estadual e Federal nesse ano poderão ser  mais uma séria derrota na oposição, haja vista na pluralidade (ou seria sarapatel) de candidatos que as lideranças contrárias ao Novo Tempo irão apoiar. Falta um candidato a deputado que una as lideranças de oposição e demonstre sua força nas urnas, e dessa forma mantenha vivo um grupo que viabilize uma candidatura forte em 2012 contra Sávio Pontes. 
Não podemos esquecer que os votos obtidos por Toinha Carlos para seu deputado Sergio Aguiar em 2006, foram o pontapé inicial para a bancarrota da facção Pica Pau. Enquanto isso, em 2010, o prefeito Sávio Pontes deverá colher uma coesa votação dos seus candidatos Sergio Aguiar (PSB) e Domingos Neto(PMDB).

6 comentários:

. disse...

Graças a blogs com este - de quilate! - é que pouco a pouco vou entendendo o fazer político de nossa Terra.

Parabéns, prof. Kléber, pelo equilíbrio razão/emoção contido em suas postagens.

Grande abraço

AS
www.ipu-historia-atualidades.blogspot.com

Anônimo disse...

faltou um detalhe,as oposições do passado,batiam pesado,sem se esconderem no anonimato,parabens pelo relato,pena que na afai e em outros blogs,essas discussões são censuradas.

Anônimo disse...

Meu caro Kleber Teixeira – Sou assíduo do seu blog e também do blog Ipu ceará. Entretanto, sou possuído por uma curiosidade que talvez vc possa satisfazer Porque vc, com a sua competência, sua inteligência e conhecimentos tão propalados, não procura averiguar se realmente as noticias publicadas no blog ipu ceará 2010, são verdadeiras ou se o Portal da Transparência,, do TCM, está divulgando inverdades, para incriminar o prefeito Sávio Pontes ? E, para completar a pergunta: Se tudo for verdade o amigo divulgará no seu blog e terá a coragem para juntamente com blog ipu ceará 2010, participar dessa campanha de esclarecimento , para o povo?

Anônimo disse...

Sr. KLEBER : V. Senhoria parece que é uma pessoa inteligente e certamente trem tendencias para fazer jornalismo investigativo. Por isso, que tal prestyar um relevante serviço ao nosso Ipu, investigando alguns desvios de conduta do Prefeito Sávio Pontes ? Aco que o Sr. só tem coragem para falar em ssuposições... Senão, vejamos alguns casos que V. Sa. poderia ainvestigar e trazxer o resultado para os nosso conterrâneos, esclarecendo serem verdadeiros ou não. Casos : Os 3 milhões dos banheioros; Para onde foram as ambulâncias e a frota de ônibus do município; A Patrol; O que há por traz da venda do mercado público, da CIP, do dinheiro do FUNDEB tirado da cona das professora 2009, pra onde foi o dinheiro do FUNDEB que serias rateado entre os professores; Que diabo de confusão é esta do CPF do Presidente da Câmara, a energia eletyrica da BIOEXTRATUS, o aluguel de máquinas pesadas para o município, o muro de arrimo da rampa de asa delta e vai por ai. Como o Sr. é sagaz, não custa nada dar uma olhadela no Portal de TRansparencia do TCM e lá, tem matéria para encher baldes. Srá que o amiogo vai publiocar este comentário ? E um teste para ver se vc é realmente o que diz.

Anônimo disse...

Kléber saia de cima da parede

Anônimo disse...

parabens kleber,ao contrario de outros blogs,que só publica comentarios se forem contra a atual administração,nunca se nós criticar a adm.anterior,nesse blog,estar sendo publicado os comentarios sadios,sejam de oposição ou situação.gostaria apenas que o amigo não colocase pornografias,que é comum lermos em outros blogs,parabens.