domingo, outubro 22, 2017

EUNÍCIO E SUA POLÍTICA BIRUTA PARA GANHAR UM NOVO MANDATO

Nunca Eunício Oliveira foi tão poderoso. O Presidente do Senado é o segundo nome do fisiologista, porém imprescindível (infelizmente) para qualquer um que queira ter governabilidade em Brasília, PMDB.

Acuado pela Lava-Jato e precisando da continuidade do seu foro privilegiado a partir de uma reeleição como Senador, Eunício tem jogado bem, mas decepcionando aqueles (aqui me incluo) que acreditaram em 2014 que ele de fato seria uma alternativa à hegemonia dos Ferreira Gomes aqui no Ceará.  

Observemos, então, pra onde os ventos fazem a biruta euniciana girar.

1. O poderoso Senador com poder de verbas para o Ceará, tenta jogar com o Governador Camilo Santana (PT), fazendo com ele um apoio a candidatura de Lula a presidente no Ceará. Sabendo que o PMDB está liberado nos Estados, Eunício assim como o oportuno alagoano Renan Calheiros, se declarou eleitor de Lula. Como obstáculo existe a pré-disposição de Camilo de "trair" o PT no Ceará e apoiar o seu padrinho e presidenciável Ciro Gomes (PDT).

2. Eunício também sabe que assim como ele, Cid Gomes que também está acuado pela Lava-Jato e outras investigações, será seu parceiro ideal para 2018 na pleiteação das duas vagas para o Senado. O ex-governador já deixou transparecer que não há problemas para que essa bizarra dobradinha ao senado se concretize, observando também que seria uma forma de baratear uma campanha onde as doações não seriam tão fartas como nos pleitos anteriores. Só tem um detalhe que Cid e Eunício estão esquecendo: falta combinar com o eleitorado cearense que percebe essa trama dos antigos desafetos.

3. No campo das oposições, o cacique cearense do PMDB joga toda a responsabilidade para Tasso se decidir. Condiciona sua continuidade e permanência na oposição a uma possível candidatura do tucano ao governo. É uma estratégia perigosa, pois o PSDB nacional pode vir como rolo-compressor com Geraldo Alckmin e fazer o galego dos olhos azuis assumir uma tentativa de um quarto mandato. 

Vamos aguardar os novos ventos. 

Nenhum comentário: