domingo, outubro 29, 2017

NOTAS BREVES DA POLÍTICA IPUENSE - A MENOS DE UM ANO DO PLEITO DE 2018

Vereador Elisafran é alvo de perseguição dentro do próprio grupo do Prefeito/Foto: Afrânio Soares

ELISAFRAN X ARLETE
Na sessão da próxima terça (31), até segunda ordem, podemos ter um novo embate entre os edis da bancada de situação. A votação do Projeto, proposto pelo edil Elisafran (PR), o qual permite que professores concursados com especialização em psicopedagogia possam trabalhar nessa área junto ao alunado da rede municipal, poderá trazer cenas fortes no legislativo. Já tem até assessor especial do gabinete do prefeito prevendo que haverá a "fúria" dos professores contra o Vereador do PR. Na raiz dessa querela, está a vaidade da Vereadora Arlete (PCdoB) - a qual alega inconstitucionalidade do Projeto e tenta fazer uma mobilização para barra-lo - e a sua insatisfação com o protagonismo do Vereador Elisafran na iniciativa de uma causa tão nobre. 

OS CARGOS AINDA FALAM MAIS ALTO
Com os meus botões penso que o Prefeito está medindo o estrago que isso pode causar com suas sequelas. As cartas com os cargos na estampa até agora funcionaram e Zeca Rufino, comandante do legislativo, está só esperando o "o.k" do mano para colocar o projeto na "geladeira" (como assim fez com a proposta de mudança do Regimento Interno que lhe tiraria a possibilidade de um quarto mandato na presidência).  Bater a mão na mesa, ao bom estilo Sergio Rufino, e dizer que quem tem os cargos (cartas do jogo) na mão é ele e exigir que os dois esqueçam essa disputa, seria desmoralizar o proponente do Projeto. 


A CRISE NA BANCADA
Qualquer ação do Prefeito no sentido de demover ("esquecer") o Projeto, tirará a moral de Elisafran, mas também diminuirá Arlete no legislativo. É um terreno delicado para o prefeito agir nos bastidores pois são dois parlamentares locais de sua bancada de temperamento forte e com pretensões de voos mais altos em 2020. Então, aguardemos a Terça Legislativa a qual tem ganho amplas repercussões nas redes sociais.

SERGIO AGUIAR E A OPOSIÇÃO
Não será muito diferente de 2014. A bancada de vereadores de oposição (Hilton Belém, Nonato Filho, Ivo Sousa e Genêso Mororó) apoiarão o sobrinho-neto do grande Dr. Rocha Aguiar. Toinha Carlos/Diego, assim como Sávio Pontes/Efigênia Mororó, apesar dos sinais de distanciamento entre os líderes da oposição, deverão estarem unidos com Sergio Aguiar. Em relação aos Deputados Federais e, em especial, ao Governo, os grupos deverão estarem fragmentados.

A PULVERIZAÇÃO DE CANDIDATOS DOS RUFINOS PARA ESTADUAL 
O Prefeito Sergio Rufino (PCdoB) já sinaliza que trabalhará em três frentes para as eleições legislativas estaduais. A bancada do PCdoB deverá dar apoio prioritário à Augusta Brito, mesmo com seu desempenho questionado pois a mesma sempre tem priorizado São Benedito em suas ações. Bruno Pedrosa, próximo do prefeito no apoio a reeleição de Camilo Santana, trabalha para  ter o apoio de Adriano Melo e Elisafran Mororó. O "famoso" Dr. Queiroz, queridinho do Prefeito Roberto Cláudio (PDT), deverá ter o apoio consentido por Sergio Rufino para apoio vindo do Vereador Eduardo Ximenes e algumas outras lideranças como suplentes de vereadores.

A PULVERIZAÇÃO DE CANDIDATOS DOS RUFINOS PARA FEDERAL  
Totonho de São Benedito (PDT), Mauro Filho (PDT), Inácio Arruda (PCdoB), Chico Lopes (PCdoB), Cabo Sabino (PR) e até os "apoiadores de Temer" Moses Rodrigues (PMDB) e Ronaldo Martins (PRB), serão apoiados pelas lideranças locais comandadas por Sergio Rufino. 

E O CAMILO PROMETEU
Camilo Santana esteve no Ipu no último dia 19 de outubro. Sem nada para inaugurar e em débito com os ipuenses, o governador prometeu a continuidade das obras do Parque da Bica, a estrada São João-Guarani e a tão sonhada (e já nunciada várias vezes pelo prefeito Sergio Rufino) reforma do Mercado Público. Faltou só alguém alertar ao governador que 2018 já está bem aí. 

PAVIMENTAÇÃO DA RODOVIA DO ENGENHOS DO BELÉM
O Vereador Hilton Belém (PSD) cobrou diretamente do próprio governador o cumprimento da promessa do esfaltamento da estrada da comunidade dos Engenhos do Belém. Promessa esta feita também ao Deputado Sergio Aguiar (PDT) ainda em 2014. Mas por que o Prefeito Sergio Rufino não compra essa briga? Simples resposta: mesmo se a obra sair, Hilton não "vira de lado" e Sergio Aguiar fica bem na fita.

Brevíssimas
* A cada Programa Política em Debate, aos sábados das 12h as 14h na FM Cidade de Ipu, Rarison Ramon e Kléber Teixeira aumentam sua gama de ouvintes. 
* Secretaria de Esportes continua na mesma, sem secretario titular e sem bons projetos que contemplem os mais diversos esportes.
* Praça do CVT saiu. Mas tem gente invadindo a ciclovia.
* Transito de Ipu, depois de um breve período de organização, continua com muito motociclista sem o capacete. 
* No fogo cruzado entre Arlete e Elisafran, o líder da bancada Asarias espertamente ficou em cima do muro. 
* Cadê os milhões da repatriação via Governo Federal que vieram para o Ipu  no começo do ano?
* Em meio as posses para as fotos com Camilo Santana, não pareceu um que cobrasse a ele mais ação no combate a criminalidade no Ipu. 
* E os gastos com a locação de automóveis e ônibus...Vereadores da oposição não estão dispostos a acionar o Ministério Público.
* A polemica dos concursados pode ter novos capítulos a qualquer momento.
* Puxa saco-mor: Tem babão dizendo que Sergio Rufino será candidato a Deputado Estadual e apática Augusta Brito ao Senado.
* Boa parte da imprensa do Ipu entra numa fase de amadurecimento e agregação: é hora de abrir espaço e ouvir ambas as partes, independente de ser oposição ou situação.

Nenhum comentário: