quarta-feira, dezembro 30, 2015

Sobral: SAIBA POR QUE 2016 PODE REPRESENTAR O FIM DA HEGEMONIA DOS FERREIRA GOMES EM SOBRAL

Desde o ano de 1992, quando Ricardo Barreto foi eleito Prefeito de Sobral em uma acirrada disputa contra o Padre Zé Linhares, que a Princesa do Norte não tinha um pleito municipal competitivo. Esse bucolismo político foi quebrado nas eleições passadas em 2012, quando o então quase desconhecido Dr. Guimarães do PV, que ficou popularmente conhecido como "o verdinho", conseguiu cooptar um sentimento de mudanças que o povo sobralense despertou naquele pleito e que ainda hoje é percebido em quase todos os seguimento da sociedade. Veveu, candidato do então Governador Cid Gomes, só venceu a disputa passada após uma força-tarefa colossal ter sido montada pelo grupo político situacionista nas 24 horas anteriores as eleições. Mesmo assim, 49,5% dos Sobralenses não votaram no candidato Petista indicado pelo todo-poderoso Cid Gomes.

Antes de 2012, existia uma hegemonia política e uma relativa tranquilidade eleitoral controlada pela Família Ferreira Gomes. Após a chegada de Cid à Prefeitura de Sobral em 1997, tivemos as eleições de 2000 (reeleição de Cid), de 2004 (eleição de Leonidas Cristino) e de 2008 (reeleição de Leonidas), todas elas acontecendo sem maiores sustos para os FGs. Porém, é bom lembrarmos que em 2004 tivemos um bravo Vereador Luciano Linhares candidato, o qual foi atrapalhado pela questionada candidatura de Marcos Prado a qual serviu para dividir a oposição. Uma vez somados os votos dos candidatos da oposição, Leonidas venceu com a teórica maioria de 5.633 votos. Até hoje, muitos acreditam que a candidatura de Marcos Prado foi uma trama palaciana bem arquitetada para fragmentar a oposição.

Nesse 2016 que se aproxima, um cenário complicado se projeta e que ameaça a hegemonia de Cid em Sobral nunca como antes. Vejamos aqui alguns fatores que devem ser considerados favoráveis a oposição:

1 - O desgaste natural de um grupo político que já se encontra com quase 20 anos de poder em Sobral.
2 - O desgaste político do Prefeito Veveu (PT) com uma administração discreta, e do iminente candidato situacionista Ivo Gomes, o qual não está trazendo segurança ao seu próprio grupo político.
3 - O cenário nacional, marcado por desgastes políticos e crises econômicas, o que aumenta o desejo de mudanças por parte dos eleitores.
4-  O surgimento de lideranças de oposição fortes e aglutinadoras com projeção regional, como é o caso do Deputado Moses Rodrigues (PPS) e seu pai Dr. Oscar.
5 - A perca de lideranças pelo grupo de situação, como é o caso da maioria (11) dos vereadores da Câmara Municipal.
6-  A imprensa radiofônica e escrita de Sobral, diferente dos pleitos anteriores, a qual já disponibiliza canais de oposição e de questionamentos ao modelo administrativo municipal.
7 -  A confiança do eleitor mudancista de 2012, o qual sabe que o pouco que faltou poderá agora sobrar em 2016.
8 - A tomada de consciência do eleitor sobralense, cada vez mais sabedor que outras candidaturas de oposição, no estilo bebê de proveta, devem ser desabonadas pois só atendem a demanda de quem está no poder

A coisa está tão preocupante que já há quem defenda dentro dos gabinetes que para enfrentar a dupla Oscar-Moses Rodrigues, o candidato deverá ser o próprio Cid Gomes.

Mesmo com o que expomos aqui, a oposição que se cuide e não cante vitória antecipada, pois o jogo é jogado e Ferreira Gomes não são marinheiros de primeira viagem.
Eleições acirradas, assim como os grandes clássicos do futebol, são decididas no conjunto de acertos nos detalhes.

5 comentários:

Anônimo disse...

É um nome bem colocado, pela a situação atual sem muita opção e de ficha limpa vou com CIRO um político bravo destemido e tem a resposta certa para o momento certo para seus desafetos.

Anônimo disse...

A Maria Antonieta de Sobral, é uma espécie de genérico do Lula. E por quê digo isso? É que o nove dedos tem por hábito fazer ameaças do tipo: Se a coisa ficar complicada eu entro para vencer. O Lula, se não for preço até 2018 deve ser candidato, mas para perder. Não há possibilidade de vitória do molusco. E quanto a Maria Antonieta, ou melhor Cid Gomes, dá no mesmo. Vai entrar na disputa, se a decisão for essa, para perder.

Anônimo disse...

Tonietata ta mim xingando TONIETATA já mim xingou......

Anônimo disse...

Voce emcontra tambem outras marcas na FARMÁCIA do TRABALHADOR.

Anônimo disse...

Billy sempre na irever~encia