sábado, abril 22, 2017

NOTAS BREVES DA POLÍTICA IPUENSE EM UM CENÁRIO DE "TERRA ARRASADA"

ABRIL DESPEDAÇADO
Completando o seu mês 4, ou seja, o abril, o Prefeito de Sergio Rufino (PCdoB) ultrapassou 100 dias de seu segundo mandato. A cidade se encontra suja e mal cuidada. O gestor reeleito por 53.31% da população ipuense, começa o seu segundo mandato recebendo dele mesmo num cenário de "terra arrasada" (termo esse utilizado na literatura para se referir ao caos do pós guerra). Ausente e omisso, a postura do gestor ipuense nos faz refletir os efeitos negativos que geram uma reeleição.

CADÊ O SECRETÁRIO DE TURISMO?
Nas últimas semanas a cidade foi invadida por Turistas atraídos pela Bica do Ipu, nosso cartão-postal. A reclamação foi geral: a estrada que dá acesso tomada pelo mato, lixo por toda parte e sem sequer um agente de turismo para dar dicas sobre a cidade. O restaurante, apesar de ser privado, precisaria ser melhor assessorado pela Secretaria de Turismo que deveria lhe dá suporte, pois o que está em jogo é a reputação da nossa cidade. Mas, afinal, cadê o Dr. Simão nosso Secretário?

COMBATE A VIOLÊNCIA
Passados dez dias da "segunda grande reunião" para a adoção de medidas de combate a violência por parte dos agentes públicos do município, a bandidagem continua aprontando. A agenda dos meliantes agora é a parte interiorana da cidade, mas os arrombamentos continuam sendo rotina.

COMBATE A VIOLÊNCIA II
O major Eucir de Castro, Secretário de Segurança do Município, arregaçou as mangas e resolveu melhorar o trânsito da cidade, afirmando que agora seria diferente da primeira gestão. Resta saber se o Secretário vai fazer a Lei Chico de Brito funcionar ( "O pau que dá em Chico dá em Francisco"). Fazer vista grossa para correligionários e parentes do prefeito não pode acontecer. 

COMBATE A VIOLÊNCIA III
Qual o critério adotado para a contratação de novos guardas municipais? Cadê a transparência?

NOVELA DOS CONCURSADOS 
Sergio Rufino está torcendo para que seu recurso no Tribunal de Justiça - o qual pretende anular a convocação dos 371 concursados - lhe seja favorável na próxima quarta (26). Caso vença, irá convocar, para a alegria dos seus vereadores, a turma da Seleção Pública predominantemente recheada de bandeiristas do 65 nas últimas eleições. Caso perca ou a Desembargadora postergue, dá posse aos 88 convocados (conforme entende que somente estes estão habilitados para serem convocados) e também convoca os da Seleção Pública. Se perder, o caos político se sedimenta.

PRESSÃO DOS VEREADORES
Os Vereadores da bancada de apoio ao prefeito lhe foram curtos e grossos. Só pode cooptar edis de oposição depois que "ajeitar os nossos eleitores e suas situações". Uma vez resolvida a questão de nomeações e indicações de cargos de chefia, o "apoio branco" vira para oficial. A "Novela dos Concursados", além de deixar o Prefeito a vontade para fazer caixa, faz também essas ações políticas ficarem ainda no deixa  pra depois.

SESSÃO SONOLENTA 
A imprensa radiofônica do Prefeito de Ipu pegou pesado com Todos os edis da Câmara. Tem locutor que abriu "fogo amigo" dizendo que os edis não tem conhecimento de causa e que tem vereador cotado para ser secretário que "delira".

NO MESMO SACO
O Deputado Sergio Aguiar andou pedindo mais policiamento para o Ipu. O parlamentar só anda perdendo, em termos de débito com a sociedade ipuense,  para a também Deputada Augusta Brito. 

ESTAGIÁRIOS NA EDUCAÇÃO
Os Vereadores de oposição estão dormindo no ponto. Tá na hora de abrir a "caixa preta" dos estagiários que são pagos pelo dinheiro do FUNDEB. Além de critérios obscuros na contratação, o montante de estagiários oscilou em 2016 conforme o pêndulo eleitoral.


ALBERTO X JOEL
A nomeação do suplente de Vereador Alberto Martins para a Secretaria de Agricultura pode dá para trás. O ex-titular da pasta, Joel Aragão, não aceitou ser secretário adjunto depois do razoável trabalho que desempenhou. Zeca Rufino, padrinho político de Joel, está com medo de perder o apoio do aliado e articula com o irmão prefeito uma solução caseira.....

MONGA NO COMANDO DO ESPORTE
.......Alberto voltaria para a Câmara e o Vereador Edvan Peres, O Monga, assumiria a Secretaria de Esportes. Tirar o esporte da mesmice seria um grande desafio para o ainda aguardado titular dessa pasta.

O PESO DO VOTO
Carlinhos da Várzea 845 votos = Secretaria de Ação Social
Raimundo Amaro 812 votos = Direção do SAAE
Alberto Martins  797 votos =   Secretaria de Agricultura.
Sônia Pontes  654 votos = Secretaria de Cultura
Gilvan Aragão 238 votos = Sub-Secretaria de Obras (Adjunto, com "status de titular").
Conclusão: mesmo que você tenha o "status" de Secretário, para ter o salário de titular tem que ultrapassar uns 650 votos. 

TERRA ARRASADA EM FORTALEZA
A bandidagem foi pra cima do Governador Camilo "fraco" Santana. A capital viveu dois dias de terror com ônibus encendiado e o crime organizado colocando toque de recolher. 

TERRA ARRASADA EM BRASÍLIA
O depoimento de Léo Pinheiro que confirmou as relações ilícitas de Lula com sua construtora e a sinalização de Antônio Pallocci, ex-ministro da Fazenda, para uma possível delação premiada, deixaram Lula e o PT em mais pânico ainda. 

ÔNIBUS UNIVERSITÁRIO
Universitários nos dizem que a reunião feita no gabinete do Prefeito sobre as regras do transporte universitário para Sobral, não estão sendo cumpridas pelos motoristas. Alguns pormenores como pontos de parada para pegar os alunos e a "contribuição voluntária" encabeçam os reclames.

PERGUNTAR NÃO OFENDE
Cadê o Título de Persona non Grata defendido pelo vereador Evaldo para o jornalista Roberto Moreira do Jornal DN?
Cadê a FM Liberdade (Novo Tempo) que o Prefeito iria inaugurar?
Cadê a Recuperação da Pista de Bicecross?
Cadê o Dr. Rodrigo Farias, advogado dos concursados exonerados, que ia pedir o afastamento do Prefeito na Justiça?
Cadê o Cursinho Popular proposto pelo Vereador Asarias?
Cadê a Universidade Federal da Ibiapaba?
Cadê as prometidas (os) Praça do Armadão, do Alto da Boa Vista, a Reforma do Mercado Público, o Novo Matadouro e o Estádio da Várzea?
Cadê o Calendário Cultural de Ipu?
Cadê o mais de UM MILHÃO de Reais que o Ipu recebeu da repatriação feita pelo Governo Temer?

Nenhum comentário: