sexta-feira, dezembro 29, 2017

CID x CAMILO: O CRIADOR FICOU MENOR QUE SUA CRIATURA

Cid Gomes após deixar a Prefeitura de Sobral em 2004, deixou como sucessores Leônidas  Cristino e depois Veveu Arruda. Estrategicamente, Cid percebeu que estes jamais teriam condições de tirar o seu brilho como o melhor prefeito da Princesa do Norte.
Essa situação não está se repetindo em relação ao seu sucessor no governo estadual, Camilo Santana. O atual governador tem sido um dos mais bem avaliados da história política cearense e de quebra não conta com fortes rejeições setoriais e o rosário de desafetos a qual detém os irmãos Ferreira Gomes.

Içado ao poder em 2014 por Cid, Camilo assumiu um protagonismo político o qual lhe dá hoje o direito de dar as cartas da sucessão cearense. 
O governador percebeu que além de ter uma agenda positiva, precisava no percurso do seu mandato criar cartas fortes para o jogo político, pois uma candidatura sua a reeleição poderia ser implodida de maneira repentina, assim como foi a sua abrupta escolha como candidato ao palácio da Abolição no pleito passado pelo então governador Cid Gomes aos 45 do segundo tempo. 

Camilo ficou como ator principal do PT cearense, mesmo com o desgaste da sigla e os convites para migrar perigosamente de partido. Se aproximou de Eunício Oliveira com as bençãos de Lula (ainda o maior cabo eleitoral do nordeste) e chegou a afagar até a Tasso Jereissati (PSDB). Enquanto isso os Fgs ficaram pequenos na frente de Santana. Não esqueçamos que Cid é alvo de acusações no Ministério Público e que seu irmão, o eterno presidenciável Ciro Gomes, não passa de um dígito nas pesquisas eleitorais. 
A tão badalada aproximação com o Senador Eunício é uma carta na manga no jogo montado pelo gestor do Estado, deixando Cid e irmãos em total reticencia no processo sucessório e com discursos contraditórios, e até com desconcertantes afagos ao senador cearense que hoje vive seu melhor momento na política nacional. 

Os Fgs sabem que já não podem "fritar" uma candidatura de Camilo. Romper ou impor sectarismo nas alianças seria um aventura cara e perigosa. Por fim, nesse caso o criador não pode se rebelar contra sua criatura. 

Nenhum comentário: