sábado, janeiro 04, 2025

ELMANO MONITORA OPOSITORES E SE MOVIMENTA PARA SUA REELEIÇÃO

As lições da histórica derrota de José Sarto (PDT), o único prefeito de Fortaleza não reeleito, o fortalecimento da oposição em cidades estratégicas como Sobral, Juazeiro do Norte, Iguatu e logicamente na capital cearense - não esquecendo dos sinais de rebeldia do Senador Cid Gomes de olho na sucessão estadual, fizeram Elmano de Freitas agir. O governador inicia o 2025 com uma ampla reforma em seu secretariado mirando na sua candidatura à reeleição em 2026. Sabe ele que o cenário político da sua iminente tentativa de reeleição será bem diferente da sua vitória em 2022 em meio a "onda Lula" no Nordeste. Desta feita, Freitas será mais exigido e testado no campo da dupla articulação que envolve governo e política partidária. 

Vejamos as mais pertertinentes mudanças no Secretariado:

* O bem articulado Chagas Vieira, bastante elogiado quanto esteve no governo Camilo Santana, volta a Casa Civil que é o epicentro político do governo. Waldemir Catanho foi sacado da Casa Civil, sendo essa entregue ao ex-deputado Nelson Martins que deve reverter as reclamações que existem da falta de diálogo do Abolição com a Assembleia e com o meio político interiorano. 

* Mas a grande surpresa foi a nomeação do experiente Domingos Filho, ex-governador, para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Aqui se percebe a fusão técnica e política, pois é uma maneira de aproximar mais ainda o PT com o PSD. Virtualmente a siga dos “Domingos de Tauá” é o mais estratégico e acessível aliado em uma iminente chapa de reeleição para Elmano. Além de várias prefeituras do interior, incluindo Caucaia do prefeito Naumi Amorim que é o segundo maior colégio eleitoral do estado, o PSD fez a dobradinha vitoriosa com Evandro Leitão indicando a sua vice Gabriela Aguiar. 

* Jade Romero (MDB), a Vice-Governadora, assume a estratégica da Proteção Social. O MDB de Eunício segue próximo ao governo e há quem veja nessa manobra uma jogada de fortalecimento de Romero e ofuscamento do comandante cearense do partido. 

Olho na oposição

Elmano de Freitas e seu padrinho político Camilo Santana, sabem que a oposição de “direita” é uma inimiga em crescimento, embora sua referência maior, o Deputado Federal André Fernandes, o qual vendeu caro a sua derrota para o PT na disputa da prefeitura de Fortaleza, não tenha ainda idade constitucional para se lançar ao governo em 2026. Um nome deverá surgir e esse não pode ter margem de aliança com gruos políticos estratégicos que estão hoje acomodados no governo estadual. 

Olho em Cid Gomes (PSB)

Certamente o PT sabe que, embora sem o comando direto de um partido pois o PSB teoricamente está nas mãos de Eudoro Santana que é o pai de Camilo, o Senador Cid com suas 65 prefeituras é uma ameaça doméstica e deve ser monitorado de perto. Cid certamente se sentirá a vontade para entrar em campo se o governo Elmano não chegar 2026 bem avaliado pela população e desarticulado politicamente. A relação do Senador  com o PT não é algo tão sólido e sim de conveniência de poder. 

Nenhum comentário: