quinta-feira, fevereiro 03, 2011

CRIMES NO CENTRO COMERCIAL DE IPU: QUEM PODERÁ NOS SALVAR?

                                     


Nos últimos meses vários comércios de Ipu foram arrombados por meliantes na calada da noite. Após as primeiras infrações esperava-se uma ação por parte da polícia, mas essa não deu uma resposta a sociedade.
Esses episódios têm demonstrado o quanto anda deficitário as polícias militar e judiciária estabelecidas na cidade. Inoperantes por deficiência de estrutura e de material humano, a Polícia cearense está desacreditada pelos comerciantes.
Nesse quadro de insegurança tem-se até cogitado, por parte dos comerciantes do centro da cidade, a criação de uma força miliciana nos moldes daquela estabelecida pelo Vereador Fábio Borges, O Fabuloso, há alguns anos atrás, mas que foi fechada pela Polícia Federal.
O prefeito Sávio Pontes criou uma Secretaria de Segurança  Municipal e entregou ao Policial Civil Farias Filho. Qual o papel dessa pasta municipal nessas horas? Uma outra dúvida: Se o Pró-Cidadania estivesse plenamente funcionado, embora reconheçamos que sua função primordial seja defender o patrimônio municipal, não seria um instrumento de cooperação para o policiamento ostensivo?