domingo, fevereiro 06, 2011

UVA, UMA UNIVERSIDADE PARADA NO TEMPO.

         
Apesar da sua importância na educação da região norte do Ceará, a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) vive um processo de estagnação, inovação e de esvaziamento de docentes em alguns cursos.
Desde o ano de 2001, quando foi criado o concorrido curso de Direito, que a instituição não cria  novos cursos que atendam uma grande demanda do setor trabalhista. Cursos como o de Zootecnia e de Tecnologia na construção de Edifícios estão ultrapassados no mercado de trabalho. Outros cursos não possuem nenhuma demanda no mercado de trabalho, como é o caso do bacharelado de Ciências Sociais. O curso de Letras, há alguns anos atrás, quase fora fechado pelo MEC.
A chegada da UFC a Sobral com os atrativos cursos de Medicina, Odontologia, Psicologia, Economia e as Engenharias Elétrica e da Computação, contribuiu mais ainda para ofuscar a UVA como provedor de mão de obra qualificada para o mercado.
Enquanto isso o IVA- Instituto de Vale do Acaráu, instituição com vinculação a interesses privados é a grande beneficiada com a existência da UVA, pois os diplomas dos seus mais de 50 mil alunos espalhados por todo o território nacional, tem seus diplomas validados pela universidade que é dirigida pelo Reitor Francisco Colaço.
O Governador Cid Gomes já afirmou na imprensa cearense que é totalmente favorável a federalização das universidades estaduais. Cid acha que apenas a UECE, sediada em Fortaleza e com alguns cursos na área do magistério em cidades do interior, deve ser mantida sobre a tutela do governo cearense para atender as demandas mais urgentes do Estado.

Um comentário:

josélia. disse...

Essa faculdade é reconhecida pelo MEC? Voçês não pode brincar com os alunos dessas instituições. Não deuxe que os demias passem três anos e meio gastando o que não tem para quando chegor no final do curso não servi para nada.