terça-feira, junho 04, 2013

MANOBRA POLÍTICA EVITA QUE JOAQUIM BARBOSA ASSUMA A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

A semana política em Brasília começou com a possibilidade de o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) assumir a Presidência da República nos dias 10 e 11, diante da agenda programada de viagens ao exterior da presidente Dilma Rousseff e de seus três sucessores imediatos. Mas essa possibilidade foi abortada pela decisão do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), o segundo na linha sucessória, de desistir da sua viagem à Rússia, programada há muito tempo.

Assim que for confirmada oficialmente a visita de Dilma a Portugal nos dias 10 e 11, para participar do encerramento do Ano do Brasil em Portugal, Henrique Alves cancela sua visita de Estado à Rússia e fica em Brasília para assumir interinamente o comando do Palácio do Planalto. Na noite desta segunda-feira a embaixada brasileira em Moscou já foi avisada que a viagem do presidente da Câmara deve ser cancelada.
O que não se admite publicamente é que, com essa manobra, evita-se que Joaquim Barbosa, um crítico barulhento do governo e do Congresso, assuma o comando do Executivo federal, ainda que por poucas horas.

A presidente deve embarcar para Portugal no próximo sábado à noite, voltando só na terça-feira. O vice-presidente Michel Temer embarca nesta terça-feira para um roteiro pela Europa, que inclui Hungria, Inglaterra e França.
Temer ficará fora de Brasília até dia 12 de junho. O terceiro na linha sucessória é o presidente do Senado, Renan Calheiros, que também estará em Portugal entre 5 e 11 de junho. O Ano do Brasil em Portugal visa a promover a integração cultural entre os dois países.

A última vez que o presidente do Supremo assumiu a Presidência da República foi em 2002, quando Fernando Henrique Cardoso era presidente e o ministro Marco Aurélio Mello comandava o Judiciário.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário: