segunda-feira, agosto 31, 2015

APÓS SAÍDA DE DANILO, PMDB PERDERÁ VICTOR VALIM

O deputado federal Victor Valim se articulou, nesta semana, em Brasília, para se desligar do PMDB e se transferir para uma sigla que o lance candidato à Prefeitura de Fortaleza nas eleições de 2016. Se confirmada a desfiliação, Victor será a segunda baixa do PMDB em menos 30 dias – a primeira, confirmada, é do deputado federal Danilo Forte que anunciou a sua entrada no PSB. Danilo está no segundo mandato e, no ano passado, foi o mais votado do PMDB, com 180.157 votos, enquanto Victor, em terceiro lugar, recebeu 92.499 votos.
Com a saída de Danilo e Victor, o PMDB do Ceará ficará apenas com o deputado federal Anibal Ferreira Gomes que exerce, atualmente, o quinto mandato consecutivo. Anibal que, em 2014, foi reeleito com 173.736 votos, está, também, desconfortável no PMDB e enfrenta conflitos com o presidente da Executiva Regional, senador Eunício Oliveira. Nos bastidores políticos, a possível saída de Anibal para outro partido é tida como certa.

Em 2014, Anibal apoiou a candidatura do governador eleito Camilo Santana (PT), contrariando o próprio Eunício, que perdeu a eleição no segundo turno. A infidelidade nas eleições ao Governo do Estado custou a expulsão, pela Comissão de Ética do PMDB, do vereador Carlos Mesquita (Fortaleza) e dos prefeitos de Santa Quitéria (Fabiano Lobo) e de Novas Russas (Gonçalo Diogo).
A desfiliação do deputado federal Danilo Forte e a provável saída de Victor Valim não tem relação com casos de infidelidade partidária. Danilo foi um duro crítico do processo de expulsão dos militantes que deixaram de acompanhar o partido nas eleições ao Governo do Estado e, por essa razão, foi bombardeado pela cúpula estadual do PMDB.

A crise aberta com o vice-presidente regional Gaudêncio Lucena e com o próprio Eunício Oliveira o levou a desembarcar no PSB. Danilo não escondeu, também, a insatisfação com a centralização nas mãos do senador Eunício Oliveira na definição de ocupantes de cargos do Governo Federal no Ceará – como Companhia Docas, BNB e Dnocs. Quanto a Victor Valim, a decisão de trilhar outros caminhos partidários é a falta de espaços no PMDB para concorrer à Prefeitura de Fortaleza. Victor tem convite de uma sigla que o assegura, hoje, a candidatura à sucessão do prefeito Roberto Cláudio. Antes do PMDB, Victor foi filiado ao PHS – sigla que o levou, em 2008, à Câmara Municipal de Fortaleza.
Fonte: CearaAgora.com

Nenhum comentário: