terça-feira, dezembro 06, 2016

2017-2020: OS VELHOS GARGALOS DA SECRETÁRIA DE ESPORTES DE IPU

Vereadores Monga e Elisafran - Foto Afrânio Soares
Vindo da influente CBDE, o desportista Sergio Rufino foi eleito prefeito de Ipu em 2012. Havia uma grande expectativa que o novo gestor da cidade, também reconhecido por seus contemporâneos como participativo das atividades do futebol amador local na sua juventude, fosse se não revolucionar, ao menos alavancar o esporte da cidade. Eleitores do PCdoB já davam como certo o Ipu em uma terceira divisão do campeonato cearense de futebol e/ou até mesmo disputando todos os mais importantes campeonatos de futsal, como assim fora feito no movimentado inicio da gestão da ex-prefeita Corrinha do Torrim em 2005 e 2006.  

Porém, a coisa não aconteceu. Logo de cara, Sergio usou a Secretaria do Desporto para cooptar o Vereador oposicionista Manoel Palácios, ao invés de nomear um quadro técnico com possíveis projetos inovadores. No último ano do seus mandato, após a saída do titular que retornou ao seu grupo de origem, a importante pasta esportiva ficou vaga sem titular e findou o mandato frustrando a comunidade boleira ipuense.

Nesse percurso, equipamentos esportivos foram até criados, como quadras de futsal, mas não potencializadas com projetos que integrassem a educação escolar e o desporto. O futebol de campo e o futsal, se resumiram a rápidos torneios locais. Outras modalidades esportivas foram praticamente esquecidas. De positivo, apenas os jogos escolares. 
Um outro gargalo do Prefeito foi a ainda não concluída e letárgica reforma do Estádio Municipal, que deixou o Ipu por mais de ano sem sua principal praça esportiva. E não podemos esquecer do Estádio da Várzea, uma promessa ainda alardeada em seu primeiro ano de mandato. 
Reeleito nesse ano, renovam-se as esperanças de que o Prefeito cumpra suas promessas e faça o esporte ipuense ser uma referência no interior do Ceará.

Influência Política
Os Vereadores eleitos Monga e Elisafran Carneiro, edis de situação com identificação com a área dos esportes, provavelmente não aceitariam trocar a zona de conforto da sua cadeira no legislativo pela desafiadora Secretaria. Sabem eles que, diferente de outras Secretarias Municipais, chefiar o Esporte não é garantia de louros eleitorais, basta ver o exemplo de Manoel Palácios que não foi reeleito e teve uma votação muito abaixo da média. Mesmo assim, "eles não aceitam assumir, mas querem interferir" - assim nos disse um reservado cacique político do Grupo Liberdade.

Diferentemente de Monga que não trabalha um nome para indicar, Elisafran faz Lobby junto aos irmãos Rufinos para que seu amigo e ex-secretário de Esportes (administração Sávio Pontes) Júnior Melo assuma a titularidade da pasta. 
Correligionários do Prefeito dizem que já é certo que o suplente de Vereador Moreira Filho, sobrinho de Sergio Rufino, será o adjunto em qualquer cenário.
Se prevalecer a lógica do primeiro mandato, observando o conservadorismo (não esqueçam que o Prefeito já não será mais candidato a reeleição!)  e a necessidade de se conter gastos por parte gestão - o salário de um secretário será de 6.000 reais - o esforçado Jamax Bezerra continuará no cargo como diretor interino, com autonomia limitada, ainda por vários meses na nova gestão que se iniciará em 1º de janeiro.

A única certeza é que o experiente desportista Adauto Pontes, também um nome sempre lembrado mas que esbarra na questão política pois não votou no Grupo Liberdade no último pleito, amigo particular de Sergio Rufino, dará todo tipo de suporte a gestão com suas empresas de arbitragem e eventos esportivos. 
Adauto Pontes ao lado do Prefeito -Foto Afrânio Soares

Faca de Dois Gumes 
Os próximos quatro anos serão uma travessia para o desporto ipuense. Se o novo secretário tiver autonomia, projetos, capacidade de agregação e perspicácia para integrar sua pasta com os segmentos educacionais do município, bem como com a região norte, considerando que Todos os Equipamentos estejam prontos, entrará ele para a História do Esporte Ipuense. Se não, será mais um que passou só por passar.

Um comentário:

Anônimo disse...

KT o Aquiles Sobrinho já foi convidado lá trás mas esposa não deixou..Bota ele na lista.