segunda-feira, dezembro 05, 2016

ZÉ PRA ZÉ - SUCESSÃO À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA, SAIBA DOS BASTIDORES

Sergio Rufino (PCdoB)  encontra, mais uma vez, o caminho pavimentado para também controlar o comando do Poder Legislativo ipuense nos próximos dois anos. A estratégia do gestor para dar um terceiro mandato para seu irmão, Zeca Rufino, continua funcionando bem e ganhou força com os desdobramentos políticos da ultima semana que colocaram Domingos Filho - com ligações políticas com setores da oposição de Ipu - no comando do TCM e reconduziram Zezinho Albuquerque a um terceiro mandato na presidência da AL.

Desde quando foi reeleito, Rufino ficou reticente sobre a composição da nova mesa diretora do legislativo ipuense. A estratégia era esperar o lançamento de uma candidatura entre os edis situacionsitas. Sabe ele que existiram muitas celeumas  e vaidades entre os Vereadores que evitariam uma coesão e, assim como aconteceu nas duas outras eleições, Zeca surgiria como o candidato de "consenso". 

Os Vereadores do Grupo Liberdade com pretensões a presidência, fizeram a leitura da esquematização do gestor e se recolheram. A bancada de oposição, por sua vez, temerosa com cooptações de última hora por parte do Prefeito com o uso da máquina administrativa, não cogitou candidatura de oposição. 

Nas últimas duas semanas, membros da bancada situacionista, inclusive contando com apoio de vereadores de oposição, criaram um discurso que "Zeca em nada acrescentaria em um terceiro mandato", e que o Prefeito teria condições de indicar qualquer um dos mesmo para a presidência pois todos sempre demonstraram que eram grupo. Quando interpelados em público, sempre afirmavam: "sou grupo, e voto em quem o prefeito decidir".

Faltando menos de um mês para a eleição da nova presidência da casa do povo, já é sabido que Zeca será o candidato, pois Sergio Rufino já sinalizou que se preocupa com as suas contas que virão do TCM, pois muitos dos seus próximos acreditam que com Domingos suas contas serão apreciadas com mais celeridade. 

Apesar do Prefeito já ter comunicado que só irá tratar do assunto somente na semana anterior ao pleito que acontecerá em 1º de janeiro, fato este também que o faz postergar a nomeação de secretários, já é certo, entre os próprios edis, que Sergio Rufino não irá "bancar" um dos nomes do grupo que não seja do seu irmão. 

Temerosos em perder cargos, favores ou indicações por parte do executivo municipal, a bancada PCdoB-PROS-PR já se mostra, antes mesmo do biênio legislativo começar, submissa as decisões monocráticas do chefe do Executivo de Ipu.

Para aqueles que acham que os próximos quatro anos do gestor de Ipu serão marcados pela mesmice administrativa, conservadorismo, pragmatismo político, falta de inovação na gestão e sem protagonismo regional, a continuidade de Zeca no comando do Legislativo é um sinal dessa certeza.

Um comentário:

Anônimo disse...

É incrível, realmente que oposicionistas pense assim, com pleno poder no tcm.O prefeito seja observado de forma mais rígida, mas será também que as contas do Sávio serão apreciadas com mais pudor, ou seja que chegue com mais urgência para ser votada na câmara municipal de Ipu, espero que sim!