sábado, julho 29, 2017

TENDÊNCIA DO GRUPO DE OPOSIÇÃO É DE DIVISÃO NA ELEIÇÃO PARA GOVERNADOR EM 2018.

O Deputado Estadual Sergio Aguiar (PDT), depois de pesadas as perdas de uma ruptura após o embate pela presidência da Assembleia, vai mesmo é apoiar a reeleição de Camilo Santana (PT). Isso reflete diretamente na política ipuense. 

A líder política Toinha Carlos, fiel correligionária de Aguiar ao lado do seu filho Diego, teoricamente também estará votando com Camilo ao Governo.  O ramo empresarial da Família, também simpática a continuidade do apoio ao governo estadual, tem a tendência a endossar esse posicionamento.

A ex-prefeita, dessa forma, se distancia do ex-Prefeito Sávio Pontes (PSD), que deverá fazer forte oposição a reeleição de Camilo. Sávio, o qual deverá sair candidato a Deputado Estadual ou Federal, deverá unir forças locais com o líder político Nonato Martins em apoio ao candidato de oposição que poderá ser Tasso Jereissati, Capitão Wagner ou Domingos Neto. Nesse cenário os edis Genêso Mororó (PMB), Hilton Belém (PSD) e  Nonato Filho (SD), devem seguir a linha anti-governista também. Já o também vereador de oposição, Ivo Sousa (PDT), deverá seguir naturalmente os rumos do seu partido com a Família Carlos.

A contradição explícita destas projeções está no fato de que o Prefeito Sergio Rufino (PCdoB), algoz político de Diego Carlos (PDT) nas duas últimas eleições municipais, deverá ser o protagonista e o colhedor de louros de uma possível vitória eleitoral em meio aos pedidos de votos para Camilo em Ipu.

Caso essa conjuntura se concretize, não significa dizer que os doIs clãs políticos, Rufinos e Carlos, estejam já juntos para 2020. Seria até um primeiro passo, mas, por enquanto, teríamos um cenário de "juntos, mas não misturados".

Nenhum comentário: