segunda-feira, novembro 15, 2010

ELEIÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA: OPOSIÇÃO SAI FORTALECIDA.

(Vereadora eleita presidente Carmem Pinto - fotomontagem Afrânio Soares)
Em uma sessão tumultuada a Vereadora Carmem Pinto foi eleita Presidenta da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ipu para o biênio 2011-2012, derrotando a candidata de oposição Efigênia Mororó. Já haviamos postado sobre esse fato já definido em nosso blog  Acessem :http://ipuemdebate.blogspot.com/2010_07_01_archive.html
As tensões políticas em torno da sucessão do atual presidente Nilson Rufino iniciaram dias antes com a antecipação das eleições, assim como o retorno do Vereador licenciado Fábio Borges que fora contestado pela maioria dos vereadores. A edil Efigênia lançou sua candidatura a revelia do Prefeito Sávio Pontes, o qual tinha um acordo com Marcelo Carlos para a eleição de Carmem Pinto.
A vitória da candidata do Prefeito será contestada na justiça, pois em meio a ausência de microfones, segundo as afirmações da edil agora oposicionista, para o uso dos vereadores da oposição e o "sumiço" do Vereador Manoel Palácios (o mesmo foi curtir as Praias Alencarianas), os edis de oposição se retiraram da sessão alegando decoro da atual mesa para a realização da votação. Alberto Martins, apesar dos boatos que este tinha sido cooptado pelo Prefeito em meio a um possível pagamento de uma gorda indenização aos seus familiares que controlavam o já demolido balneário da Bica do Ipu, manteve a coerência ideológica e apoiou a candidata da oposição. Arlete Mauricéia fez o mesmo, e também continua em alta com seus eleitores. O Vereador Fábio Borges, o qual teve que entrar na justiça para poder voltar ao legislativo a tempo e irritado com a mão de Sávio Pontes que operava por trás desse barramento, também apoiou a candidata da oposição, se retirando da casa legislativa.
Podemos até afirmar que os  Vereadores de oposição exageraram em meio a virtual vitória de Carmem Pinto, mas é inegável que nada mais será como antes para a (até então) bucólica oposição.
Sávio Pontes venceu mais não levou. A nova Presidente da Câmara não lhe deve nenhuma fidelidade. E em uma eventual ruptura de Toinha e Marcelo com o Prefeito, esta se prontificará com seus líderes Cururús. Efigênia Morroró passa a ser oficialmente oposição ao lado de Fábio Borges. Os rebelados improvisaram um palanque do lado de fora da Câmara após a sessão e assistidos por mais de mil pessoas, se prontificaram a bater de frente com a administração Novo Tempo.
O cenário da sucessão municipal começa a ser desenhado. O Prefeito que continua a provocar seu próprio sepultamento político com decisões abruptas e impensadas, está cada vez mais isolado e sem apoio popular. Sávio, cercado de pessoas  de competência duvidosa e desprezando os populares que o colocaram no poder, acha que pode resolver tudo em poucos meses antes da eleição de 2012. A dministração Novo Tempo vive uma era de incertezas com dispensas de secretários e inoperância administrativa.
Efigênia Mororó sai fortalecida e a oposição em construção também, agora agregando alguns Cururús e a maioria dos Pica Paus. Sávio Pontes só tem três cartas para jogar na política ipuense: o apoio de  Marcelo Carlos /Toinha (estes infelizmente condicionados as concessões de linhas de Ônibus arquitetado por Sávio com seu amigo Cid Gomes desde 2008): O apoio do Governador Cid Gomes e por último o controle do meio radiofônico da cidade. O chefe do Executivo tem até um bom blefe final: o desgastado e apático casal pica pau liderando a oposição, seria uma presa fácil. Mas o coringa desse jogo é o ímpeto oposicionista do povo ipuense, o qual está apenas precisando de umas mãos habilidosas e sem máculas político-eleitorais para colocá-lo em ação. Façam suas apostas, pois o Ipu está voltando a ser uma "Terra de Cenas Fortes".
         (munícipes ouvem o discurso da Vereadora Efigênia em um palanque improvisado - foto: www.ipunoticias.net)

4 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente o Ipu esta em um beco sem saida, se ficar o bicho pega, se correr o bicho come, Mas o povo tem o que merece, acharam que estava ruim, quiseram um novo tempo, e agora sera que vão querer uma nova era, ou seria melhor voltar aos velhos tempo, duvidas cruel para um povo de mente baixa, que me perdoi as pesoas sensatas desse meu Ipu que mesmo assim eu AMO.

Anônimo disse...

Com certeza uma nova era, estou apostando na minha vereadora Efigenia Mororo que agora sim teremos voz,adorei tudo que aconteceu é a voz do povo pedindo e clamando dignidade.

Elias Guilherme disse...

Apoio o pessamento do professor kleber teixera mais nao jugo o mandato do prefeito Savio Pontes pelas dificuldades que a prefeitura do Ipu passa hoje
Toda prefeitura passa por dificuldaes principalmente quando si governa uma cidade em que sempre a uma oposiçao forte foi assim no governo da ex prefeita Tinha Carlos e da ex Prefeita corrinha.
O prefeito Savio Pontes deve colocar a cabeça no lugar pagar seus funcionarios e tentar conssiliar o legislativo junto com seu grupo politico para comtinuar tendo exôdo no seu governo.
O temperamento forte da vereadora Efigenia ja e conhecido por nos Ipuensses, admiro sua maneira de si expressar e fazer politica.
seu desligameto da situaçao acredito que seja benefico pois o governo do atual prefeito so esta assim por a oposiçao mantesse calada.
o Ipu em uma bela cidade apesar de ter uma politica forte tenho fe que tudo isso vai si resolver.

Elias Guilherme

Anônimo disse...

Caro amigo KLEBER TEIXEIRA,a situaçao politica no IPU ta muito complicado,no momento vejo muita especulaçao e nenhuma definiçao ,a OPOSIÇAO e muito forte mas nao foi fechado um pacote que possa sair vencedor nesta eleiçao,CORRINJA,MARCELO CARLOS e demais opositores ja deveriam ter formado uma aliança,claro que por detras dos bastidores existe a parye financeira e acordos e comissoes de cargos,.