domingo, junho 25, 2017

NOTAS BREVES DA POLÍTICA NACIONAL, ESTADUAL E IPUENSE - FINALIZANDO O SEMESTRE

* Governo Michel Temer termina o mês de junho mais enfraquecido que nunca. O STF já sinalizou que as delações da JBS seguem sem retrocessos. Fachin e Janot terminam a semana em alta. Revista Época detalha os bastidores das tentativas para enfraquecer a Lava-Jato no STF (Leia Aqui)

* O Procurador Rodrigo Janot deverá fazer até terça o pedido no STF para o afastamento de Temer por corrupção passiva. Sendo acatada pela Justiça, solicita-se constitucionalmente que 2/3 do Congresso aprove o afastamento. O governo já trabalha para ter a margem de segurança de 50% de apoio parlamentar.

* Temer deve sofrer grandes dificuldades nas próximas votações do Congresso. Com a popularidade de 7% - só perde para os 5% do Presidente Sarney no final do seu governo - e o "Senhor Mercado" já desistindo da sua continuidade, o gestor nacional não terá outra alternativa para se manter no poder se não a de aprofundar a mercantilização na relação com o Congresso Nacional. 

* Sem um Impeachment pautado, sem o povo (desesperançoso em trocar seis por meia dúzia) e com uma oposição desarticulada, Temer vai sobrevivendo...... 

* O maquiavélico PT está na seguinte situação: deixa a coisa ficar como estar, ou seja, torcendo para que um descalabro econômico se estabeleça com o virtual enfraquecimento do governo. Daí a estrela vermelha surgiria nas eleições de 2018 como os salvadores da pátria. 

*  Reportagem de Capa da Revista Isto É aponta que Lula deve ser condenado por Moro nos próximos dias. (Leia Aqui).  Esse blogueiro aqui acredita que Moro ainda está esperando ou um "fato novo" ou um ambiente político mais favorável para sentencia-lo. 

* O escorregadio Aécio Neves consegue sobreviver, até quando? Fez parte da chantagem do PMDB para segurar o apoio do PSDB ao governo, defendendo a tese que os tucanos precisam dos comandados de Michel Temer para chegarem ao poder em 2018. Esse blindagem já deu sinais semana passada quando PMDB-PSDB barraram a denúncia contra Aécio no Conselho de Ética. 

* Rodrigo Maia e Eunício Oliveira, chefes do Congresso Nacional, articulam em ritmo mais acelerado a reforma eleitoral para facilitar a reeleição dos parlamentares em meio aos estragos da Lava-Jato. Cientes que o "Centrão", ou seja, o baixo clero dos deputados federais não aceitam a Lista Fechada nas próximas eleições, a saída será o "Distritão". 

* Camilo Santana esteve nesse final de semana com Lula em São Paulo. O governador negocia uma saída pacífica da sigla explicando ao ex-presidente da sua relação de gratidão com os irmãos FGs. Cid só irá anunciar incisivamente apoio a reeleição de Camilo quanto este oficializar sua filiação ao PDT.  O governador que teme ser preterido por Roberto Cláudio, tem até abril de 2018 para fechar questão.

* O voto para Deputado por Distritão - caso seja aprovado no Congresso e dependendo da criação de uma região para o Distrito Noroeste/Ibiapaba - pode fazer o PCdoB lançar Augusta Brito para Deputada Federal e Sergio Rufino para Deputado Estadual. 

* Virou moda na Câmara Municipal de Ipu atacar os membros da imprensa que criticam a atuação dos edis naquela casa. A ordem é sair pela tangente dizendo toscamente que radialista e blogueiro que fazem matérias é por que são frustrados por não ocuparem uma cadeira no legislativo.

* Afrânio Soares deu vasão as críticas que fiz a um Vereador na última edição do radiofônico Política em Debate. Mas se o edil fosse patrocinador do seu blog, teria ele postado a matéria?

* O empresário Narciso Marinho pode não renovar seu comando sobre o Restaurante do Parque da Bica do Ipu. Tião Rufino já articula colocar um parente em uma nova administração daquele comércio. Diferentemente da eleição da presidência do Grêmio, Tião espera não aparecer vereador para lhe atrapalhar.

* A educação do Ipu, depois de três anos apagada, conseguiu premiação nas Escolas Nota Dez. Não deu para superar Pires Ferreira, mas saímos da ostracismo regional. Agora é esperar se o "milagre dos números", como assim foi visto ano passado, se repita também esse ano nos números do Spaece. 

*Vereadora Arlete elogiou as premiações da Escola Nota Dez. Parabenizou os técnicos da educação municipal, mas estranhamente esqueceu de citar a Secretária de Educação Terezinha Rufino. Lapiso ou proposital?

* Sergio Rufino e irmãos trabalham com afinco na aproximação com os empresários da Família Carlos. Acredita-se que o caminho já está bem trilhado para que estejam juntos em 2018 na eleição para Governador. A ideia é trazer várias lideranças e até vereadores que foram oposição em 2016, nessa possível aliança.

* Empresário carioca e prefeitos de outras cidades (Jijoca e Pires Ferreira) estão de olho na política ipuense. Percebem que a oposição tem um poderoso exército, mas que os caciques sumiram e existe um espaço em aberto pronto para ser preenchido. 

* A falta de habilidade, traquejo com a imprensa e sem liderança com os funcionários do SAAE, fazem Raimundo Amaro correr o risco de ser removido do comando da autarquia. Em meio a uma grave crise de abastecimento a vista, são grandes os apelos da sociedade para que o Vereador Elisafran Carneiro volte ao comando do SAAE. 

* O caso dos concursados exonerados, segundo o advogado dos mesmos, deve ter um veredicto nesse mês de julho. 

* A onda de violência em Ipu deu uma trégua. Para isso, prisões e as ações do Major Eucir com a guarda municipal foram importantes. Mas continuamos sem contingente militar e com uma delegacia civil deficitária. Camilo Santana, de fato, não tá nem aí para a nossa cidade. 

* Vereador Adriano depois que virou Liberdade e abiscoitou uma Secretaria, sumiu da mídia e da militância política. Tá apagadinho. 

* Vereador Asarias Araújo ofuscou os edis do Grupo Liberdade e cumpriu bem o seu papel de líder da bancada. Tira-lo agora da Câmara para dar vaga ao suplente Moreira, vai ser bem mais engenhoso para o prefeito.

* Vereador Genecio Mororó esta aos poucos assumindo o protagonismo da oposição ipuense. Jovem e bastante solícito, o edil está sendo encorajado por muitos dos 46% dos ipuenses que não votaram na continuidade do grupo Liberdade no poder. Tem até blogueiro rufinista fazendo "jogo duplo" elogiando o edil da oposição. 

Nenhum comentário: