Agora é aguardada a contratação da banca examinadora do certame, a qual nada impede que seja definida ainda neste mês de janeiro. Especula-se que a Universidade Patativa do Assaré ou a Cetrede (UFC) estão interessadas em aplicar o concurso.
O último concurso público realizado em Ipu ocorreu em março de 2010, durante a gestão do ex-prefeito Sávio Pontes, que ofertou 591 vagas. Nas gestões de Simão Martins (1997-2000) e Corrinha Torres (2005-2008), também foram realizados concursos públicos. Essas gestões são ainda hoje motivo de gratidão por centenas de munícipes e seus familiares pela oportunidade criada em ter um emprego efetivo e conquistado por seus méritos.
Passados, portanto, mais de quinze anos da realização do último concurso público, a prefeita Milena tem a oportunidade de trazer uma marca positiva em seu mandato e, ao mesmo tempo, oxigenar de maneira meritocrática o serviço público municipal que hoje se encontra com mais de 800 funcionários contratados. É válido salientar também que um dos desgastes do clã Rufino, que comandou o Ipu nos últimos doze anos, foi exatamente a aversão a concurso público e o embate jurídico para a não convocação de centenas de concursados convocados no final da gestão de Sávio Pontes em 2012.
