segunda-feira, janeiro 19, 2026

PORQUE ELMANO É O CANDIDATO PREFERIDO DA OPOSIÇÃO

Cada eleição tem seu contexto e suas variáveis. Nessa de 2026, pairam dúvidas sobre a competitividade do governador Elmano de Freitas (PT) em sua tentativa de reeleição. Em 2022, sua eleição ao Abolição foi puxada pela “onda Lula” e pelo bem avaliado governador Camilo Santana (PT). A vitória logo no primeiro turno nunca foi um mérito seu e sim dos puxadores de votos, Lula e Camilo, em um Nordeste onde o “13” do PT veio como um antídoto sem alternativas contra o Bolsonarismo.  

FRACASSOS ELEITORAIS

Elmano vinha de duas derrotas eleitorais: uma na disputa da Prefeitura de Fortaleza em 2012 como candidato governista (apoiado pela então prefeita Luizianne Lins), sendo vencido por Roberto Cláudio no segundo turno. A outra derrota foi em 2020, quando, de maneira negativamente fragorosa, ficou em um discreto quarto lugar ao disputar a prefeitura da metropolitana Caucaia. Quando seu nome emergiu, sobretudo por ser um petista raiz avalizado por Lula, ainda havia uma desconfiança forte, pois os candidatos Roberto Cláudio e Capitão Wagner lideravam inicialmente com folga as pesquisas eleitorais.

SISUDO E NA DEFENSIVA

O chefe do executivo cearense tem um layout sisudo de advogado de acusação. Seus pronunciamentos sempre estão em um tom defensivo. Freitas não consegue ter uma luz própria, pois ainda é visto como um “gerente” do governo Camilo Santana, que extraoficialmente não terminou. 

 O GARGALO DA VIOLÊNCIA

Passados quase quatro anos de mandato e apesar dos grandes investimentos em segurança pública, o governo Elmano não conseguiu tirar o Ceará do mapa da violência do país em meio à guerra entre as facções que continua trazendo um quadro de ineficiência ao governo petista. Os números da violência certamente serão um ponto negativo para ele nos embates com seus adversários.   

O FATOR CIRO

Até meados de 2024, Elmano caminhava para uma tentativa de reeleição tranquila. Apesar do fortalecimento do eleitorado de direita em Fortaleza com a quase vitória do jovem André Fernandes (PL) na disputa da prefeitura, o governador não visualizava alguém que pudesse disputar com ele e com a máquina pública do estado em 2026. André, por exemplo, que não tem a idade mínima de 30 anos, não seria candidato. 

Daí surgiu o ex-governador Ciro Gomes com seu poder de competitividade e de reparação eleitoral do povo cearense que nunca o viu como presidente em suas tentativas. Ciro se movimenta e faz a peça do tabuleiro ficar um solo pantanoso para Elmano e sua “iminência parda” e secretário, Chagas Viera. 

SINAL AMARELO

Com pesquisas para consumo interno nas mãos, o comando nacional do PT, que não quer correr o risco de perder um dos quatro estados que governa no país – lembrando que na Bahia e em Sergipe o cenário para a reeleição dos governadores petistas está nebuloso –, não descarta a possibilidade de “sacar” Elmano e colocar o Ministro Camilo Santana como candidato. Nessas negociações, certamente o hoje governador teria uma saída honrosa como candidato ao Senado.

Kleber Teixeira Santos (Blog do KT)

domingo, janeiro 18, 2026

GOMES FARIAS É AGRACIADO PELA AILCA COM A COMENDA 14 DE JANEIRO

Tive o prazer de ser o cerimonialista em nossa arcádia cultural na noite da última sexta-feira, 16/01, ocasião em que o radialista ipuense Raimundo Gomes Farias recebeu a Comenda 14 de Janeiro. Além de sua carreira no rádio, Gomes Farias teve passagem pela política, exercendo o cargo de Deputado Estadual por quatro mandatos consecutivos

A Comenda 14 de Janeiro rememora a fundação da nossa Academia, ocorrida nesta alusiva data no ano de 2006, por iniciativa da Associação dos Filhos e Amigos de Ipu – AFAI, com a finalidade de promover a cultura e o bem-estar social.

Também tivemos nessa noite festiva o lançamento da XVI Revista Acadêmica, a qual apresenta resenhas, artigos poesias e contos sobre a Terra de Iracema. 

Agradeço a nossa presidente da AILCA, Maria Silonildes de Mesquita, pela honrosa tarefe de estar à frente desse histórico cerimonial em meio a uma intensa semana cultural da Academia nesse janeiro de 2026. 

Fotos:IPUNOTÍCIAS

sexta-feira, janeiro 16, 2026

QUAL É O MAIOR OBSTÁCULO ÀS PRETENSÕES POLÍTICAS DE RONILSON EM IPU?

O ipuense e prefeito reeleito de Croatá, Ronilson Oliveira (PT), colocou “fogo no parquinho” da política ipuense. Em entrevista ontem (15/01/2026), para a Rádio Vox FM de Ipueiras, o gestor atacou - sem citar o nome - Lindbergh Martins, o qual é o líder político do grupo da Praia e marido da prefeita de Ipu, Milena Damasceno (PT), e, de maneira polêmica, disse que sabe até de traições que o grupo de situação sofrerá no Legislativo local no "momento certo". 

Essa não é a primeira vez que Ronilson vai ao rádio fazer críticas à atual gestão municipal de Ipu. Porém, dessa vez, ele foi mais incisivo politicamente e duro em suas colocações com críticas mais específicas a gestão municipal, porém algo chamou atenção no aspecto político: a oficialização do seu reatamento político com o ex-prefeito de Ipu, Sérgio Rufino (PSB), haja vista que Oliveira não lhe deu apoio nas eleições de 2024.

Em dado momento da sabatina na FM, Ronilson fez rasgados elogios a Sérgio Rufino como líder político e prefeito de Ipu. E dando a entender que já está planejando a sucessão de 2028, disse que Rufino até falou de maneira “democrática” que fará uma pesquisa e quem estiver melhor será o candidato do grupo de oposição.

DE OLHO NA PREFEITURA DE IPU. 

Empoderado politicamente e bem avaliado em Croatá, Ronilson, mesmo ainda de maneira muito precoce, demarca território e se coloca como um possível “candidato” (no caso, indicaria a esposa) da oposição em 2028. O que o encoraja? Visitas e afagos de eleitores de oposição cansados dos Rufinos e de situação com alguma insatisfação com a administração da prefeita petista Minela.

DISPUTA POR ESPAÇO

Mas Ronilson parece ainda não entender que dificilmente Sérgio Rufino irá lhe passar o bastão político, mesmo que esteja desgastado em pesquisas ou até mesmo inelegível. Rufino é um político focado e obcecado em retomar o comando de Ipu após a amarga derrota de 2024 quando tinha a máquina pública na mão. Muito presente na cidade, controlando a presidência e a bancada majoritária, "o G7", da Câmara Municipal, ele segue muito vivo na política partidária local. Portanto, Sérgio monopoliza a oposição de Ipu.

Logicamente que o "homem do bigode" também não quer ver Ronilson crescer politicamente em Ipu ao ponto de lhe ameaçar. Quanto mais ele estiver relativamente ofuscado, melhor. Sua imprensa e seus ativistas em redes sociais, por exemplo, são estimulados a dar repercussão a ele, somente quando ele "bater" na gestão da Praia ou no líder político Lindbergh Martins. Fora desse contexto, apesar das fotografias em tom de amizade, existe uma marcação colada nessa competição por espaço de liderança na oposição. 

DUPLA TAREFA

Diferentemente de Croatá, quando em 2020 o então prefeito Antônio Onofre, lhe passou pavimentado o comando político e lhe indicou como seu sucessor, o cenário ipuense lhe é mais hostil. Ou seja, para ter um projeto de poder em Ipu ao seu comando, Ronilson Oliveira precisa não apenas enfraquecer o grupo da Praia, mas também tirar os Rufinos da cena política o que certamente será a tarefa mais árdua.

TERCEIRA VIA E A BOLHA BIPARTIDÁRIA

Nunca na História política do Ipu a bolha do bipartidarismo foi quebrada, embora para tudo haja uma primeira vez. Só percebo uma saída para Ronilson um dia vingar politicamente em Ipu: minar certeiramente os grupos de oposição e situação ao mesmo tempo e germinar uma onda de preferência eleitoral nos diversos segmentos da sociedade com um projeto que encante o eleitor ipuense. Se não for assim, é esperar por um imprevisível 2032, contando com a sorte de um cenário favorável, o que não é garantido. 

quarta-feira, janeiro 14, 2026

MUDANÇAS NO LEGISLATIVO IPUENSE E O RUÍDO DAS CADEIRAS NA GESTÃO DA PRAIA

Nitidamente, a gestão da prefeita Milena Damasceno (PT) passa por uma fase de ajustes administrativos e políticos. A começar e não muito diferente de várias gestões anteriores, tivemos publicações de portarias do dia 1º de dezembro de 2025 que promoveram uma exoneração em massa de centenas de funcionários temporários e de ocupantes de cargos comissionados. Certamente uma ação para “enxugar a folha” e entrar com as finanças em equilíbrio no ano de 2026.

DANÇA DAS CADEIRAS

De acordo com a página oficial da Prefeitura Municipal de Ipu, janeiro está sendo marcado por uma verdadeira “dança das cadeiras” em uma parte do secretariado e nos adjuntos das suas pastas, embora a maioria dos secretários siga estavelmente em suas funções. Essas mudanças o Blog irá analisar em breve em uma nova postagem, pois até fevereiro novos "ruídos" podem surgir.

Porém, o ponto mais chamativo está no aspecto político no tocante aos vereadores e suplentes que estariam ocupando suas vagas no legislativo municipal. Vejamos:

MUDANÇAS NA CÂMARA

O vereador Nonato Filho (PT), o qual estava ocupando a pasta de Secretário Adjunto de Saúde, deixa a pasta e retorna ao legislativo. Um outro edil do PT, Hilton Bélem, retorna a sua cadeira no legislativo municipal após ter passado vários meses na função de Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico da Prefeitura. Percebe-se pelos últimos decretos da prefeita Milena, que os dois parlamentares foram até nomeados para o comando de novas funções desafiadoras nos primeiros escalões (Direção do Hospital e Autarquia do Trânsito), mas acabaram por declinar. Certamente Nonato Filho e Hilton Belém devem ter calculado que na Câmara eles têm menos “abacaxis para descascar” e que ao retornarem estarão mais perto do seu eleitorado.

Confirmado retorno, Ana Júlia e Elias Guilherme, suplentes do PT que estavam nas vagas, deixam o legislativo. O sociólogo Elias Guilherme passa a ser agora secretário adjunto da pasta da Assistência Social e Trabalho, enquanto a advogada Ana Júlia passa a ser a subsecretária de Saúde do município. Já no MDB, o vereador Elisafran Mororó segue na gestão, agora ocupando a Secretaria de Relações Institucionais, continuando sua vaga com a sua suplente e sobrinha Soraya Mororó.

NOMEAÇÕES E RECUOS.

Mas, a julgar pelas movimentações em meio a nomeações, exonerações e renomeações nesse momento da “gestão praia” – o que deixa transparecer uma certa falta de assertividade imediata nas decisões políticas, novas mudanças podem ainda acontecer.

terça-feira, janeiro 13, 2026

PIRES FERREIRA SEGUE COMO O PIOR PIB DO CEARÁ - DE QUEM É A CULPA?

Pires Ferreira, antigo distrito de Ipu que se emancipou em 1988, foi, mais uma vez, destaque negativo em matéria do Diário Nordeste (edição de 12/01/2026), a qual expõe a continuidade de uma triste realidade socioeconômica do município. Entre os 184 municípios cearenses, Pires Ferreira é a cidade com o menor PIB per capita do estado. 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Pires Ferreira tem apenas 1.018 pessoas ocupando postos de trabalho formais. Cerca de 60% da população tem rendimento mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Além da baixa renda, a cidade enfrenta problemas na infraestrutura. Apenas 1,24% dos domicílios estão ligados a algum sistema de esgotamento sanitário. Os dados, que são de 2023, também refletem que os moradores da cidade têm um menor acesso a bens e serviços.

Quais os gargalos e o que poderia melhorar?

Apesar de um bom desenvolvimento econômico nas últimas décadas no setor da produção ceramista de tijolos na região de Marruás, a cidade é carente de projetos mais ousados como estímulo à pequena e média indústria, artesanato e o foco em uma cultura agrícola extrativista ou que explore o potencial hídrico de grande parte do município banhado pela bacia do Acaraú e pelas águas do Açude Araras.  

Outro ponto adormecido no município é a falta de vocação para o turismo. A cidade fica no sopé da Ibiapaba e possui, sobretudo durante a quadra invernosa, cachoeiras e riachos cristalinos. A Bica do Donato, por exemplo, é uma espécie de área turística carente de infraestrutura.

O município também é marcado por uma única via de acesso pavimentada. A estruturação de uma rodovia CE que interligasse Pires Ferreira à Reriutaba e Ipu, contornando a região ibiapabana, geraria mais condições para o fluxo da produção agrícola e iria dar condições aos projetos turísticos, como aqui citei.

O grupo familiar que controla a cidade poderia ser mais inovador

O professor Marcos Marques, prefeito de Pires Ferreira entre 2005 e 2012, seguido por suas noras que também foram prefeitas, Marfisa Aguiar que foi gestora de 2013 a 2020, e Lívia Muniz, que foi reeleita e tem mandato até 2028, controla politicamente a cidade ao lado dos seus filhos. A Família  Marques, nas campanhas políticas, tem sido alvo de críticas por seus opositores em relação à posição da cidade como uma das mais pobres do estado do Ceará. Caminhando para quase 30 anos no poder, o grupo situacionista nitidamente se encontra numa "zona de conforto administrativo", não trazendo projetos ousados para os piresferreirenses. 

Mas pelo visto, os opositores dos Marques ainda terão a não superação dessa realidade exposta pelos dados governamentais como pauta nos próximos embates eleitorais.

segunda-feira, janeiro 12, 2026

QUEM SURFARÁ NA "ONDA CIRO" SE ELA INVADIR O IPU?

A onda Lula, que também contagiou o Ceará em 2022, foi fundamental para que o governador eleito Elmano de Freitas (PT) obtivesse 13.598 votos nas urnas ipuenses. Roberto Cláudio, que era do PDT e candidato apoiado pelo então prefeito Robério Rufino (PSB), obteve apenas 4.356 votos, gerando constrangimento para o líder Sérgio Rufino (PSB) e sinalizando assim o declínio político do grupo que comandava o Ipu. Porém, voto você teve (e pode não ter mais), pois cada eleição tem seu cenário que pode ser bem diferente de quatro anos atrás.

Mesmo sem o apoio de grandes lideranças políticas no município, a vitória de Elmano a reboque de Lula representou que a vontade popular é imparável em eleições mais “independentes” como as de governador e presidente. Especificamente em Ipu, grupos situacionistas têm um histórico de derrotas para governador, como já ocorreu em várias outras eleições. Prefeitos e até lideranças de oposição – como no caso atual com a prefeita Milena Damasceno (PT) e o oposicionista grupo Liberdade – ficam presos aos compromissos com o gestor estadual, o que os deixa engessados ao movimento “rebelde” do eleitorado que prefere votar em um outro candidato ao governo. 

Nesse 2026, percebo que se desenha uma grande aceitação do nome de Ciro Gomes (PSDB) em sua virtual candidatura para retornar ao comando do estado do Ceará. A “onda Ciro”, a qual o quase apático (diga-se: sem carisma) Elmano de Freitas não consegue frear, poderá chegar com força em Ipu.

Existe um sentimento de reparação eleitoral entre os cearenses, pois Ciro, que sempre foi maciçamente bem votado para presidente no Ceará, nunca conseguiu ser eleito. Outro ponto: muitos alencarinos têm uma boa lembrança dele como governador de pulso forte, realizador e honesto. É um candidato extremamente competitivo na capital e no interior.

Resta agora saber se realmente a “onda Ciro” se consolidará no Ipu, quem colherá a glória e se habilitará com respaldo se um novo grupo político chegar ao comando do Ceará. 

Olhando para a política ipuense: Assim como o 2024 passou pelos resultados de 2022, o 2028 começa pela realidade exposta nas urnas em 2026.


---------------------------------------------------

Leia a matéria abaixo relacionada, clicando na imagem abixo


domingo, janeiro 11, 2026

PREFEITURA DE IPU TRAZ NATTAN NOS FESTEJOS DO PADROEIRO

Nattan será a grande atração da Festa do Padroeiro de Ipu, São Sebastião. Em parceria com o Grêmio Recreativo Ipuense, o Nattazinho cearense estará em Ipu na noite de segunda-feira, dia 19 de janeiro, se apresentando de maneira gratuita para os munícipes.

Independentemente de bandeira partidária, os ipuenses terão a oportunidade de se divertirem através de um evento público em uma data tradicionalmente festiva da Terra de Iracema. Ademais, o evento foi barateado com a estratégica parceria com o Grêmio Ipuense com a sua infraestrutura já pronta. Os 800 mil reais investidos pela prefeitura certamente trarão renda para muitos pequenos e médios comerciantes locais, não esquecendo do grande fluxo de turistas e de ipuenses residentes em outras cidades que no mês de janeiro tradicionalmente visitam a cidade de Ipu. 

Com o chamativo evento do dia 19 de janeiro, é retomada a expectativa de uma cidade mais festiva trazida pela gestão da prefeita Milena e já com uma prévia de mais um bom (ou excelente) carnaval em fevereiro. 

sábado, janeiro 10, 2026

IVO GOMES ATACA CAMILO, ELMANO, CHAGAS VIEIRA, OSCAR, MOSES, JÚNIOR MANO .....

A primeira semana de 2026 foi marcada em Sobral por cenas fortes na política partidária local com desdobramentos e sinais políticos para a sucessão governamental. O protagonista dessa temperatura máxima foi o ex-prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PSB), o qual fez uma verdadeira peregrinação em várias emissoras de rádio local.

NÃO TEM COMPROMISSO COM A REELEIÇÃO DE ELMANO

No estilo supersincero que lhe é peculiar e com seu já marcante tom sarcástico, o Ferreira Gomes atacou duramente a gestão do prefeito Oscar Rodrigues (UB), utilizando termos demeritórios como “Oscaralzaweimer” e “Oscartório” se referindo ao seu opositor político. E, quando indagado sobre a aliança entre os Rodrigues de Sobral (Oscar e seu filho Moses) com o governo Elmano de Freitas (PT), Ivo sentenciou que não sobe no palanque e que não tem mais compromisso eleitoral com a candidatura de reeleição do petista. Ainda nesse sentido, Ivo não descartou votar para governador em seu irmão Ciro Gomes (PSDB).

CHAGAS VIEIRA, O RASPUTIM.

Contrariado com a aliança dos Rodrigues com Elmano, Ivo bateu pesado no secretário de governo Chagas Vieira e articulador desse conchavo político que tem como virtual ponto central a cooptação do União Brasil (UB), que é o partido dos seus opositores. O ex-prefeito de Sobral chamou Chagas de Rasputin, referindo-se ao bizarro curandeiro acusado de ser o maior responsável pela queda do Império Russo em 1917 com suas influências políticas sobre o palácio.

ATAQUE A CAMILO

Em outra fala, o alvo foi o ministro da Educação, Camilo Santana, a quem Ivo chamou de um "João Ninguém" que passou a ter relevância graças a Cid Gomes. "Camilo Santana mudou ao longo do tempo e não consigo me enxergar, talvez esteja sendo pessimista, como aliado do Camilo. Camilo não é mais a mesma pessoa. Ele se esqueceu de que era um João Ninguém, e que Cid fez dele tudo. E hoje a preocupação maior do Camilo é destruir o Cid".

NÃO APOIA JÚNIOR MANO AO SENADO

Reclamando por não ter espaço político dentro do grupo situacionista, o ex-gestor sobralense também criticou a pré-candidatura ao Senado do deputado e ex-bolsonarista Júnior Mano (PSB) a qual é apadrinhada por seu irmão Cid.  Júnior Mano mantém "vínculos muito fortes com o Centrão", o que o afasta de qualquer possibilidade de voto, sobretudo em uma disputa para o Senado.

INCERTEZAS E UMA CERTEZA

As falas de Ivo Gomes não podem ser vistas como isoladas dentro do clã Ferreira Gomes, que teoricamente segue dividido com o senador Cid Gomes de um lado e seu irmão Ciro Gomes do outro. Nitidamente, as declarações são mais um componente de uma sucessão estadual acirrada e com inevitáveis rupturas políticas que acontecerão ainda nesse primeiro semestre. Mas todo o Ceará político já sabe: os Ferreira Gomes são mais do que nunca o epicentro da sucessão governamental do Ceará.

-------------------------------------------------
Leia mais sobre a política de Sobral clicando nas imagens abaixo



terça-feira, janeiro 06, 2026

ENTENDA O PORQUÊ DA EMERGENCIAL ALIANÇA DE SÉRGIO RUFINO COM ROMEU ALDIGUERI

Os suplentes de vereador do grupo Liberdade, percebendo que seu líder Sérgio Rufino (PSB) estava os deixando em um segundo plano, fizeram um movimento político brusco e fecharam apoio ao pré-candidato a deputado federal e presidente da Assembleia Legislativa, Romeu Aldigueri (PSB), como aqui havíamos publicado em outubro do ano passado (leia aqui).

Sérgio Rufino, de maneira calculista, emergencial e de forma facilitada por serem do mesmo partido da base governista (PSB), procurou Romeu para fazerem uma aliança teoricamente na qual o ex-prefeito de Ipu dará total apoio a ele em sua campanha de eleição a deputado federal e de forma parcial a sua esposa Tainah Marinho que será candidata a deputada estadual.

Na manhã de domingo, 7 de dezembro, o presidente da Assembleia esteve em Ipu em uma reunião política encabeçada por Sérgio Rufino. Em meio aos discursos efusivos, embora não tenha sido oficializado, ficou evidente que Romeu Aldigueri será o candidato do grupo de oposição (vereadores e suplentes) na eleição deste ano.

Por que Sérgio Rufino buscou fazer essa aliança?

1 – Musculatura política: O clã Rufino sabe que a prefeita Milena Damasceno (PT) e o seu marido e líder político Lindbergh Martins, já lhe impuseram, sem a máquina municipal em suas mãos, uma épica derrota eleitoral em 2024 que os desalojou do poder. Vendo que a eleição para deputado será um termômetro para a sucessão de 2028, os Rufinos sabem que precisam ter um nome forte e competitivo para fazer frente ao coeso grupo da Praia de Milena e Lindbergh.

2 - Aliado em Brasília: Denis Bezerra, ex-deputado federal não reeleito em 2022 e parceiro de Sérgio Rufino na cooptação de Emendas Parlamentares, não será candidato novamente. Romeu, que tem uma virtual eleição certa para a Câmara alta, deve ser um novo parceiro de Rufino em suas andanças em Brasília. Não podemos esquecer que os agora aliados pertencem ao governista PSB.

3 - Opositor em comum: Lindbergh Martins, líder do grupo situacionista de Ipu e ex-prefeito de Jijoca de Jericoacoara, vive um litígio político com Aldigueri devido a desentendimentos na sucessão municipal de 2024 daquela cidade praiana. Sérgio, sorrateiramente, demarcou: "O inimigo do meu inimigo é agora meu amigo". Isso na política soa tóxico, mas faz parte do acirramento partidário.  

4 - Cortina de Fumaça para Cláudio Pinho: Sérgio Rufino tem um peso nas costas para carregar nesse 2026, que é a candidatura de reeleição a Deputado Estadual do seu cunhado e parceiro de negócios Cláudio Pinho (PDT). Ele estuda camuflar apoios em Ipu para Pinho, que é um dos maiores críticos do Governador Elmano, do qual Rufino é aliado. Para isso, o líder da oposição estuda apoiar formalmente Tainah Marinho (PSB), camuflando junto aos olhos do governo o apoio que dará ao cunhado nas urnas de Ipu de parte do seu grupo. 

5- Ofuscar o Casal Pica Pau: Romeu Aldigueri tem (ou tinha) em Ipu a ex-prefeita Corrinha e seu marido Torrim como os padrinhos das suas investidas Ipu junto aos suplentes do grupo de oposição. Teoricamente, desafetos desde quando o ex-prefeito articulou a desaprovação das contas da gestão Corrinha na Câmara Municipal, Sérgio Rufino busca com essa manobra não dar margem nenhuma para o Casal Pica Pau ganhar uma sobrevida na política ipuense usando o empoderado Romeu como alavanca. 

segunda-feira, janeiro 05, 2026

GOMES FARIAS SERÁ HOMENAGEADO PELA ACADEMIA IPUENSE DE LETRAS

A Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes – AILCA, em cerimônia solene na noite do dia 16 de janeiro na Casa Osvaldo Araújo, prestará digna homenagem ao radialista ipuense Raimundo Gomes Farias. Na ocasião e também fazendo parte da semana cultural promovida pela Arcádia de Ipu, que acontece de 15 a 17 de janeiro, o icônico comunicador esportivo e ex-deputado será agraciado com a Comenda 14 de janeiro.

A Comenda 14 de janeiro rememora a fundação da AILCA, ocorrida em 14 de janeiro de 2006, por iniciativa da Associação dos Filhos e Amigos de Ipu – AFAI, com a finalidade de promover a cultura e o bem-estar social. A AILCA é uma instituição sem fins lucrativos e é reconhecida como utilidade pública municipal, conforme a Lei nº 284, de 13 de maio de 2011.

A proposta de homenagem foi feita pelo acadêmico Augusto Henrique Pereira Pontes, sendo prontamente acatada pelos membros da academia que tem como Presidente a professora e escritora Maria Silonildes de Mesquita.

domingo, janeiro 04, 2026

A ESTRATÉGICA ALIANÇA POLÍTICA ENTRE LINDBERGH E OS CARLOS

Diego Carlos não foi obstáculo no pleito passado para a união da oposição em torno da candidatura da hoje prefeita de Ipu, Milena Damasceno (PT). Liderando o governista PT de Ipu desde 2022, o filho do saudoso ex-prefeito Zezé Carlos, abriu mão até da indicação de ser o vice na chapa oposicionista para que a vaga fosse aberta para a plausível agregação da vereadora Arlete Mauricéia vinda da ala rufinista. Com a família Carlos incorporada e engajada com os ex-prefeitos Marcelo Carlos e Toinha Carlos, a base montada pelo líder Lindbergh Martins e sua esposa Milena ganhou a identidade oposicionista necessária para competir contra o empoderado clã Rufino.

Refletindo sobre a vitória do grupo “praia” em 2024, há que se pesar e somar os números da não vitória de Diego Carlos em sua candidatura contra Robério Rufino em 2020. Mesmo se sacrificando com a falta de estrutura política e financeira para o embate contra a máquina pública municipal encabeçada por Sérgio Rufino – não esquecendo também da candidatura alternativa de oposição do Dr. Cadú Martins que dividiu a oposição –, Diego conquistou considerados 8.881 votos. Essa votação, inegavelmente, foi a base para os 14.519 votos da prefeita praiana em 2024.

Na conta política de hoje e até da sucessão municipal próxima, o casal Milena e Lindbergh sabem que apesar de estarem liderando um grupo político, os Carlos são uma espécie de base identitária cultural para o eleitor emergido do histórico bipartidarismo ipuense. 

No registro fotográfico acima: Vereador Elias Guilherme (PT), Lindbergh Martins, Diego Carlos, Marcelo Carlos e o blogueiro Kléber Teixeira, em evento social na noite de ontem, 03/01, em Fortaleza. 

sábado, janeiro 03, 2026

PISO DO MAGISTÉRIO COM REAJUSTE DE APENAS 0,37% - E AGORA MINISTRO CAMILO SANTANA?

Foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) a última atualização de 2025 do Valor Anual por Aluno (VAAF) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O texto projeta em 0,37% o percentual de reajuste do piso salarial dos professores em 2026.

O índice fica abaixo da inflação do último ano. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) manifestou indignação diante do percentual. Segundo a entidade, o índice — calculado conforme o art. 5º da Lei nº 11.738 — falha na recomposição das perdas inflacionárias da categoria, repetindo cenários de arrocho salarial observados em anos recentes, como 2021 (0%) e 2024 (3,62%, também abaixo da inflação). A insatisfação dos profissionais da educação se baseia na avaliação de que o percentual anunciado não assegura valorização real. A CNTE aponta que o cenário é agravado por fatores políticos e econômicos. A entidade cita alguns deles, como a emenda constitucional nº 135/2024: norma realocou recursos do Fundeb para financiar matrículas em tempo integral sem a entrada de novos valores, o que, segundo a entidade, gera contenções sistemáticas no financiamento da valorização profissional; fatores externos e arrecadação: o setor ainda sofre com a não recuperação da arrecadação do ICMS, com reflexos diretos no Fundeb; Inatividade do Fórum do Piso: a categoria denuncia “boicote” por parte do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e aponta paralisia no Ministério da Educação (MEC) para destravar negociações.

A categoria pretende pautar duas alterações estruturais na Lei nº 11.738/2008: a adoção do INPC somado a 50% da média de crescimento real das receitas do Fundeb como critério de reajuste anual e a vinculação do piso à formação de nível superior, com acréscimo de 25% em relação ao valor destinado a profissionais com formação de nível médio. A CNTE também defende a edição de uma Medida Provisória (MP) que recomponha a inflação com ganho real.

O sindicato Apeoc do Ceará, por sua vez,  aponta que a conjuntura atual, que indica o reajuste de 0,37% para o piso do magistério em 2026, deixa lacunas e poderia ter sido evitada. Além disso, destaca que o quadro ainda é passível de reversão “desde que o Governo e em especial o MEC passem a agir com urgência” para ouvir as demandas da categoria.

Com informações do Jornal O POVO

sexta-feira, janeiro 02, 2026

PREFEITA MILENA TERÁ NO CONCURSO PÚBLICO UM MARCO HISTÓRICO DA SUA GESTÃO

Superadas as querelas entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo intermediadas pelo Ministério Público, as quais se arrastaram por todo o segundo semestre do ano passado, a prefeita Milena Damasceno sancionou a Lei Municipal 704/2025 que oficializa a realização do concurso público para o provimento de 155 vagas imediatas com mais um cadastro de reserva em aberto para convocações. 

Agora é aguardada a contratação da banca examinadora do certame, a qual nada impede que seja definida ainda neste mês de janeiro. Especula-se que a Universidade Patativa do Assaré ou a  Cetrede (UFC) estão interessadas em aplicar o concurso.

O último concurso público realizado em Ipu ocorreu em março de 2010, durante a gestão do ex-prefeito Sávio Pontes, que ofertou 591 vagas. Nas gestões de Simão Martins (1997-2000) e Corrinha Torres (2005-2008), também foram realizados concursos públicos. Essas gestões são ainda hoje motivo de gratidão por centenas de munícipes e seus familiares pela oportunidade criada em ter um emprego efetivo e conquistado por seus méritos. 

Passados, portanto, mais de quinze anos da realização do último concurso público, a prefeita Milena tem a oportunidade de trazer uma marca positiva em seu mandato e, ao mesmo tempo, oxigenar de maneira meritocrática o serviço público municipal que hoje se encontra com mais de 800 funcionários contratados. É válido salientar também que um dos desgastes do clã Rufino, que comandou o Ipu nos últimos doze anos, foi exatamente a aversão a concurso público e o embate jurídico para a não convocação de centenas de concursados convocados no final da gestão de Sávio Pontes em 2012.