sábado, janeiro 30, 2010

PICA PAU 2012 - O CANDIDATO PREFERIDO DE SÁVIO PONTES

 

A oposição política de Ipu (facção Padre Morais) está enfraquecida e descaracterizada. Torrim, o marido da ex-prefeita Corrinha e ainda virtual líder da oposição de Ipu, adota uma postura indiferente e desarticulada em relação ao seu grupo  e ações políticas. Desacreditado devido a uma administração personalista e sem grandes feitos, Torrim (e Corrinha) se desgastou mais ainda com  sua postura inconseqüente e irresponsável  nas horas finais da eleição de 2008, quando divulgou pesquisas eleitorais apócrifas e encorajou os correligionários a fazerem apostas de última hora. O modus operant de Torrim e Corrinha (foto abaixo), cercados de seguranças intimidadores e de má índole, individualista em relação as suas decisões políticas, os levaram a se tornarem  políticos ultrapassados, derrotados e sem credibilidade em relação a uma grande parcela da pacata sociedade ipuense.
Observem os pontos que tornam Torrim um político enfraquecido e sem perspectivas na política Ipuense:

1) Perda da eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Ipu no dia 1º de Janeiro de 2009, quando o Vereador Fabio Borges - O fabuloso- votou no candidato situacionista Nilson Rufino;
2) Perda do apoio do Vereador Nonato Martins e do Vereador Manoel Palácios, ambos se encontram prestigiadíssimos junto ao Prefeito Sávio Pontes. Dessa forma, apenas os Vereadores Alberto Martins e Arlete Mauricéia são do seu grupo de apoio.
3) Ausência de uma Rádio de oposição – com a adesão de Nonato Martins ao grupo de Sávio Pontes o mesmo fechou os microfones de sua Rádio (Fm Cidade 106.3) para  críticas oposicionistas.
4) Falta de apoio junto ao Governo do Estado. Com a virtual reeleição de Cid Gomes que tem ligação direta com Sávio Pontes, Torrim continuará sem espaço junto ao governo estadual.
5)  Falta de objetividade. Torrim e Corrinha não esquecem a política de Pires Ferreira, e isso tira-os  de foco em relação a possíveis articulações políticas em Ipu.
6) Coesão dos grupos políticos que colocaram Sávio Pontes no poder. Há uma Impossibilidade de ruptura da Família Carlos com Sávio Pontes, pois há um acordo forte entre Sávio e Marcelo Carlos até 2016. Nesse acordo, Marcelo Carlos e seus "manos" ganharam com Sávio um canal direto de comunicação com o Governador nas concessões das linhas de ônibus intermunicipais.
          Após o exposto acima, há uma fio de esperança para o Pica Pau. Trata-se do fato de nenhum Prefeito do Ipu ter conseguido ser reeleito. Mas tudo tem a sua primeira vez, sendo a  reeleição de prefeito  um fato muito recente pois, até agora, apenas três prefeitos no cargo tentaram reeleição: Simão Martins em 2000 ,Toinha em 2004 e Corrinha do Torrim em 2008. 
             Sávio Pontes deixa nas entrelinhas que Torrim/Corrinha é o(a) candidato(a) ideal para ser batido em 2012. Só “as cabeças pensantes” da oposição que não vêem isso. O Prefeito, dentro da sua política de agregação política, não faz o mínimo de esforço para se aproximar do casal Pica Pau, pois o quer estrategicamente na oposição.
            A histórica Facção Morais de Ipu precisa de novas lideranças. Esse novo líder deve ter credibilidade, carisma e muito capital para enfrentar a máquina pública que mantém o atual gestor no poder.
        A política é dinâmica. Muitos fatos  novos  ainda podem (e devem) acontecer, ditando um novo rumo na histórica política de Ipu.

6 comentários:

Anônimo disse...

PARABENS PELO COMENTARIO,SO QUERO FAZER OBSEVAÇOES;COMO PODEMOS VER O COMPORTAMENTO POLITICO DA VEREADORA EFIGENIA,DA SUPLENTE ZEZINHA MORORO?A POSTURA DO SILENCIO,NAO PODERA VIRAR CONTRA O FEITICEIRO?QUEM TINHA A POPULARIDADE,O PODER ECONOMICO,O PODER POITICO E TODA ESTRUTURA PROPRIA,A EXPREFEITA TOINHA OU O ATUAL SAVIO?SAVIO NAO TEM GRUPO POLITICO CRIADO,OS QUE LHE DAO APOIO SEGUE A TOINHA OU NAO?CURIOSO ESSE ACORDO ATE 2016 COM A FAMILIA CARLOS,SERA QUE A FATIA DO BOLO DA PREFEITURA ESTAR INCLUIDA?ESPERO UMA ANALISE DESSE NIVEL TAMBEM SOBRE A CAMARA MUNICIPAL,POIS,SE COMBATE A DOENÇA E NO SEU NASCER E ENQUANTO A CAMARA MUNICIPAL DIZER AMEM,NADA MUDARA NA POLITICA DE IPU.BLOG,CORAJOSO,ASSUNTO POLEMICO,VALEU.

Jorge Lima disse...

Caro Kleber,

Em primeiro lugar, parabéns pelo blog. O caráter informativo de sua página causou-me boa impressão, aproximando-se do padrão de outros blogs da região norte os quais acesso diariamente com o objetivo de manter-me informado a respeito do cotidiano de nossas cidades.
Há tempos procurava um blog que desse conta dos fatos ocorridos em minha cidade, e o seu veio preencher parcialmente esta lacuna. Agora, acesso diariamente sua página, pois, mesmo morando em Ipu, mantenho-me voluntariamente recolhido em minha casa, não tomando parte nos acontecimentos da cidade. Procuro, desta forma, me manter a par de tudo através da internet.
Gostaria apenas de fazer uma despretensiosa observação em relação ao tom de seus textos. Reconhecendo a objetividade e a eficiência quando se trata de noticiar, não pude, todavia, deixar de constatar a presença acentuada de uma linguagem que prima para valorização de determinado grupo político. Não tenho nada contra o referido grupo, aliás, não sou partidário de nenhum grupo no Ipu, a não ser daqueles que defende o direito de não ter grupo algum. Gostaria de sugerir que você pense na possibilidade de enxugar seus textos, retirando deles os tons partidários. Penso que isso enriqueceria muito seu potencial em termos de escrita. Você demonstra facilidade de expressão e um bom domínio da habilidade de escrita. Não deixe esse potencial ser maculado por paixões infelizmente tão comuns e tão maléficas ao Ipu e às poucas pessoas que tomam a louvável iniciativa de se expressar por meio de canais públicos de comunicação.
Resumindo minha sugestão: diferencie ainda mais seu blog; saia do lugar comum, aproveite a credibilidade de sua página e apresente textos que demonstrem todo o potencial analítico e a lucidez de um reconhecido professor de história. Fale como um profissional da História, e não como apenas mais um ipuense que não conseguiu escapar do terrível maniqueísmo político que assola ideologicamente esta cidade.
Por fim, gostaria de colocar-me como um frequentador assíduo de sua página, sempre desejos de apreciar seu conteúdo, torcendo para que seu potencial de observador e intérprete dos fatos ocorridos nesta cidade possa aparecer de forma cada vez mais límpidas aos meus olhos de leitor e internauta sequioso de postagens sóbrias e inteligentes. Voce está no caminho certo, faltando apenas corrigir pequenos desvios.

Atenciosamente
Jorge Lima
prof e pesquisador em História
jorge_l_f_lima@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Parabéns a vc Professor Jorge! Tudo que eu desejava um dia pessoalmente dizer ao Professor Klebar Teixeira! Uma cabeça pensante não se permite putrefar no dito terrível maniqueísmo político que assola ideologicamente esta cidade.

. disse...

Gosto de ler comentários políticos, a favor ou contra, mas sem pirronismo desenfreado.

Refiro-me ao comentário do pŕof. Jorge Lima: linguagem branda, assertiva e conciliadora.

AS
Ipu - Fortaleza

Anônimo disse...

peraí... vcs esqueceram da articulação(possível), que se comenta muito no comitê pica pau, leia-se banquinho, de os possíveis candidatos de oposição apoiados pelos corrinha e torrim serem Alberto prefeito e Zé maurício vice, agora é que vai mesmo.. o últimop ja contacta a família comk sus propostas para o período 2013-16!

Anônimo disse...

Professor,adoro navegar em seu blog vejo você como pessoa que contribui muito para o desenvolvimento de um todo para mim informação é tudo.Sou de PIRES FERREIRA e como nossa cidade é muito ligada a IPU, gostaria de informar que o atual prefeito anuncio o rompimento com nosso vice LANUSSE, sem nada haver por parte de LANUSSE, corvadimente e tamanha traição lançou a filha do ZEZÃO que nem conhecemos essa moça tudo por ganacia.Aqui queremos e vamos eleger LANUSSE.Ele não obriga conquista.
por favor poste meu comentario.