sexta-feira, julho 23, 2010

CONCEIÇÃO GUILHERME CONTINUA EM ALTA NA POLÍTICA

A professora Maria da Conceição Guilherme Martins têm o currículo mais notável entre todos os educadores ipuenses. Filha do comerciante Gerardo Joca e de Dona Terezinha Guilherme, Conceição sempre demostrou inteligência e perspicácia em suas ações educacionais e políticas. De Professora do Ensino Primário da Escola Delmiro Gouveia no início dos anos 80, a mesma chegou a diretora da Escola José Lourenço. Em 1993 foi convidada pelo Prefeito Zezé Carlos para assumir a Secretaria de Educação do Município. Depois de um bom trabalho a frente da pasta municipal, Conceição Guilherme foi aprovada no acirrado concurso público para uma das diretorias do Conselho Regional de Educação implementado pelo Governador Tasso Jereissate. Assumiu a direção do CRED-5 da região da Ibiapaba com sede em Tianguá em 1996, ficando no cargo até 2004.

Nas eleições de 2004 a educadora foi cotada para sair candidata a Prefeitura de Ipu ou até mesmo para ser a vice de uma das postulantes. Conceição era cortejada pelo grupo de Toinha Carlos mas acabou recuando e apoiando a candidatura de Corrinha do Torrim.

Em 2005 voltou a ocupar a Secretaria de Educação de Ipu. Mas o casal Pica Pau percebendo que a estrela de Conceição brilhava forte e em meio a constantes atritos com a educadora de personalidade forte, resolveram demiti-la da pasta. Corrinha e Torrim deram naquela ocasião "um tiro no pé", pois perderam o mais notável membro do seu secretariado e ganharam uma potente adversária política para 2008.

O serviços prestados e a gratidão da classe educacional ao seu trabalho foram percebidos nas eleições legislativas de 2006, quando a educadora ipuense resolveu apoiar os candidatos Manoel de Castro e Aníbal Gomes. Conceição Guilherme conquistou para Manoel de Castro, candidato a uma vaga na Assembléia Legislativa Estadual, 500 votos nas urnas ipuenses. Aníbal Gomes, que era candidato a Deputado Federal, obteve 631 votos. Salientamos que esses votos nem sempre eram “casados”, o que dá um maior respaldo no resultado final. Outro fato importante foi a boa votação que esses candidatos tiveram em algumas cidades serranas, onde a ex-diretora do CRED-5 tinha influência política.

Esse resultado consolidou a professora ipuense como uma pessoa de forte poder político, pois a mesma fez uma campanha sem recursos financeiros e sozinha em meio aos poderosos Pica Paus, Cururús e Macacos que se confrontavam pelo voto dos munícipes da Terra de Iracema, os quais apoiavam respectivamente Marcos Cals(PSDB), Sergio Aguiar(PSB) e Sávio Pontes(PMDB).
Em 2008 já como acessora técnica do Conselho de Educação do Estado, a pedagoga que detem Mestrado em Educação ficou um pouco arredia das eleições municipais, embora tenha votado em Sávio Pontes.
Para 2010,  a professora  e líder política ainda está sem definição em quem vai apoiar. Manoel de Castro não é candidato esse ano, e o compromisso com Aníbal Gomes já foi cumprido no pleito legislativo passado. Isso torna Conceição Guilherme livre e cobiçada por vários políticos do Estado, recebendo constantes visitas e ligações telefônicas dessas lideranças.

Sávio Pontes, dentro da sua política de articulação e agregação, tenta trazer Conceição para o seu ninho. O primeiro passo já foi dado ao desmembrar a Secretaria de Cultura e Turismo. Aline Joice Madeira, filha de Conceição Guilherme, irá assumir a pasta do Turismo enquanto Fábio Costa ficará somente com a Cultura.

Nenhum comentário: