A professora Maria da Conceição Guilherme Martins têm o currículo mais notável entre todos os educadores ipuenses. Filha do comerciante Gerardo Joca e de Dona Terezinha Guilherme, Conceição sempre demostrou inteligência e perspicácia em suas ações educacionais e políticas. De Professora do Ensino Primário da Escola Delmiro Gouveia no início dos anos 80, a mesma chegou a diretora da Escola José Lourenço. Em 1993 foi convidada pelo Prefeito Zezé Carlos para assumir a Secretaria de Educação do Município. Depois de um bom trabalho a frente da pasta municipal, Conceição Guilherme foi aprovada no acirrado concurso público para uma das diretorias do Conselho Regional de Educação implementado pelo Governador Tasso Jereissate. Assumiu a direção do CRED-5 da região da Ibiapaba com sede em Tianguá em 1996, ficando no cargo até 2004.
Nas eleições de 2004 a educadora foi cotada para sair candidata a Prefeitura de Ipu ou até mesmo para ser a vice de uma das postulantes. Conceição era cortejada pelo grupo de Toinha Carlos mas acabou recuando e apoiando a candidatura de Corrinha do Torrim.
Em 2005 voltou a ocupar a Secretaria de Educação de Ipu. Mas o casal Pica Pau percebendo que a estrela de Conceição brilhava forte e em meio a constantes atritos com a educadora de personalidade forte, resolveram demiti-la da pasta. Corrinha e Torrim deram naquela ocasião "um tiro no pé", pois perderam o mais notável membro do seu secretariado e ganharam uma potente adversária política para 2008.
O serviços prestados e a gratidão da classe educacional ao seu trabalho foram percebidos nas eleições legislativas de 2006, quando a educadora ipuense resolveu apoiar os candidatos Manoel de Castro e Aníbal Gomes. Conceição Guilherme conquistou para Manoel de Castro, candidato a uma vaga na Assembléia Legislativa Estadual, 500 votos nas urnas ipuenses. Aníbal Gomes, que era candidato a Deputado Federal, obteve 631 votos. Salientamos que esses votos nem sempre eram “casados”, o que dá um maior respaldo no resultado final. Outro fato importante foi a boa votação que esses candidatos tiveram em algumas cidades serranas, onde a ex-diretora do CRED-5 tinha influência política.
Esse resultado consolidou a professora ipuense como uma pessoa de forte poder político, pois a mesma fez uma campanha sem recursos financeiros e sozinha em meio aos poderosos Pica Paus, Cururús e Macacos que se confrontavam pelo voto dos munícipes da Terra de Iracema, os quais apoiavam respectivamente Marcos Cals(PSDB), Sergio Aguiar(PSB) e Sávio Pontes(PMDB).
Em 2008 já como acessora técnica do Conselho de Educação do Estado, a pedagoga que detem Mestrado em Educação ficou um pouco arredia das eleições municipais, embora tenha votado em Sávio Pontes.
Em 2008 já como acessora técnica do Conselho de Educação do Estado, a pedagoga que detem Mestrado em Educação ficou um pouco arredia das eleições municipais, embora tenha votado em Sávio Pontes.
Para 2010, a professora e líder política ainda está sem definição em quem vai apoiar. Manoel de Castro não é candidato esse ano, e o compromisso com Aníbal Gomes já foi cumprido no pleito legislativo passado. Isso torna Conceição Guilherme livre e cobiçada por vários políticos do Estado, recebendo constantes visitas e ligações telefônicas dessas lideranças.
Sávio Pontes, dentro da sua política de articulação e agregação, tenta trazer Conceição para o seu ninho. O primeiro passo já foi dado ao desmembrar a Secretaria de Cultura e Turismo. Aline Joice Madeira, filha de Conceição Guilherme, irá assumir a pasta do Turismo enquanto Fábio Costa ficará somente com a Cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário