quinta-feira, julho 15, 2010

PATRONATO SOUSA CARVALHO - MAIS DE MEIO SÉCULO COMO REFERÊNCIA EDUCACIONAL

O Patronato Sousa Carvalho, instituição educacional que é referência-mor na educação do povo ipuense, vive um novo momento em sua longa trajetória de mais de meio século de serviços prestados à sociedade da região norte do Ceará.
Idealizado pelo Monsenhor Gonçalo Lima e fundado pelo Padre Morais em 1951, o Patronato é a entidade mantenedora do Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus. Dirigida pela Congregação das Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo, a escola se projetou até os anos 80 como centro de excelência na formação de professores através do seu curso Normal. Na atualidade o Patronato já não oferece mais o curso para normalistas, mas já perfeitamente adaptado a uma nova época, onde os vestibulares se tornam cada vez mais competitivos, têm notadamente se destacado como referência na aprovação dos seus alunos nos mais diversos exames educacionais do país.
A diretora atual é a Irmã Lúcia Rodrigues Cavalcante, natural de Viçosa do Ceará a religiosa é graduada em Pedagogia e Pós Graduada em Psicopedagogia e Gestão Escolar. Irmã Lúcia trabalhou no Ipu nos anos 80 na época da Irmã Anita, retornando em 2005 para dirigir o Centro Educacional. Estará completando seu qüinqüênio administrativo em janeiro de 2011, mas tudo indica que permanecerá por mais alguns anos dando continuidade ao brilhante trabalho realizado.
Na gestão atual, a diretora impôs uma fase de aperfeiçoamento na proposta pedagógica da instituição, através de um corpo docente dos mais preparados, e que constantemente são otimizados através de treinamentos e encontros pedagógicos. A contratação de um psicólogo foi um ponto positivo na formação do SOP (Serviço de Orientação Psicopedagógico), que muito tem contribuído na orientação psicológica e na vocação profissional do alunado. Além da disciplina e da formação ética dos seus alunos, Irmã Lúcia destaca as melhorias conquistadas nos últimos anos como a modernização do laboratório de computação- com a aquisição de dez computadores de última geração- e a informatização da biblioteca. Outro aspecto positivo tem sido as conquistas esportivas e culturais. Além de conquistar o concorrido Festival de Quadrilhas Juninas de Ipu, os alunos vicentinos da Terra de Iracema foram campeões nas modalidades de Futsal, Basquete e Atletismo nos Jogos Escolares Vicentinos (JEVS) realizados em Fortaleza.

O colégio conta com mais de 700 alunos, possui parque infantil e está se preparando para melhorar ainda mais sua estrutura, principalmente  com a cobertura da quadra esportiva. O terceiro ano do ensino médio, o qual possui sala climatizada, está sendo intensamente preparado para a Prova do Enem e o vestibular da UVA. O material didático é atualizado e os vestibulandos contam no contraturno com as aulas de apoio do Cursinho Bizurando. Outro aspecto positivo é a participação dos alunos na Olimpíada Nacional de História promovida pela UNICAMP.
(Irmã Lúcia Cavalcante)

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi,meu nome é Romario lima e queria dizer que tambem faço parte dessa familia da educação e queria agradecer a irma Lucia que me acolheu juntamente com a Ana claudia mao direita do Patronato S.C e que contribuiu muito para que eu tivesse uma educação de qualidade! Muito Obrigado Irma Lucia e todos os que fazem essa grande referencia na educação!