quarta-feira, fevereiro 13, 2013

ENEM: SAIBA QUAIS SÃO OS ASSUNTOS MAIS COBRADOS NA PROVA


Estudantes realizam prova do Enem
História medieval ou contemporânea? Geometria ou estatística? Mecânica ou óptica? Interpretação de texto ou regras gramaticais? Quais são as matérias mais cobradas pelos examinadores do ENEM dentro de cada uma das quatro superáreas de conhecimento avaliadas na prova? 
O levantamento feito por especialistas convidados pela Revista Veja analisou 720 questões e pretende servir como guia para os estudantes que vão realizar o exame neste ano. Um exemplo prático disso: na prova de ciências da natureza, a incidência de questões relativas a ecologia é muito superior à registada pela área de botânica, ao mesmo tempo em que eletricidade supera de longe termodinâmica. Já no exame de ciências humanas, questões sobre o período republicano brasileiro são mais comuns do que as relativas à história colonial. Na prova de linguagem, os estudantes devem estar mais preocupados com interpretação textual do que com gramática. Por fim, em matemática, funções e geometria são mais frequentes do que equações elementares ou matrizes.
O exame de avaliação do ensino médio surgiu em 1998. Em 2009, transformou-se em vestibular, quando passou a selecionar estudantes para instituições federais de nível superior. Desde então, ganhou feições diferentes e, por isso, pouco se parece com a prova criada uma década antes. Por essa razão, o levantamento exibido a seguir considera apenas as questões apresentadas nas provas realizadas a partir de 2009. Ainda assim, segundo os professores ouvidos, o estudante que se prepara para a avaliação deve se concentrar nas edições de 2010, 2011 e 2012. Isso porque o exame de 2009 representa a transição do antigo para o novo modelo, o primeiro em que foram apresentadas 180 questões, e não mais 63.
Fonte: Revista Veja/adaptação de texto Blog do KT:
Click na imagem abaixo e veja os assuntos mais cobrados por área:
____________________________________________________________
LEIA MATÉRIA RELACIONADA CLICKANDO NA IMAGEM ABAIXO:

Um comentário:

Anônimo disse...

O POBLEMA E SOCIO ECONOMICO, A FALTA EDUCACIONAL POR PARTE DOS PAIS,O PROFESSOR NAO E PAI DE NINGUEM, ENSINA A DICIPLINA A A APRENDIZAGEM.OS ALUNOS NAO TEM O INTERESSE PELOS ESTUDOS, ESTUDAM POR OBRIGAÇAO A RECEBEREM AS BOLSAS COSTEADAS P GONVERNO FEDERAL.